Só frete grátis não é mais suficiente


Só frete grátis não é mais suficiente

Não precisar sair de casa para fazer compras, correr o risco de sair e não encontrar o que desejava, não precisar enfrentar longas filas e ter o conforto e facilidade em comprar com poucos cliques são alguns dos fatores decisivos que fazem os clientes preferirem buscar o produto online e comprá-lo.

A partir do momento em que o cliente decidiu fazer a compra, a única coisa que o separa do produto escolhido é o frete. A partir daí, o cliente pode se decepcionar de diferentes maneiras, desde os valores do frete estarem excessivos, até a demora de despacho e entrega do produto. De nada vale conforto e facilidade se há demora no envio, preços abusivos de frete e longas esperas para entrega. A percepção de valor na compra se perde nesse processo e o cliente não é fidelizado.

Pensando nisso, muitos lojistas e marketplaces oferecem o famoso Frete Gratis, procurando deixar seu produto mais atrativo em meio aos concorrentes, mas, segundo pesquisas realizadas, frete grátis deixou há muito tempo de ser suficiente para reter clientes, enquanto a agilidade no envio vem se tornando essencial.

O cliente quer receber seu produto rapidamente, mas, infelizmente, o prazo de entrega nem sempre é de total controle do vendedor. Contudo, os clientes esperam agilidade no processo de separação do produto e agregam valor à agilidade na expedição e despacho, considerando rápido o envio feito no mesmo dia ou, no máximo, em até dois dias.

Manter um processo de frete grátis e envio rápido gera alguns custos para o vendedor, como a contratação de mais colaboradores, sistemas para a automatização do processo, dentre outros fatores que podem levar o lojista a não conseguir realizar o despacho do pedido rapidamente. Contudo, vale a pena o investimento, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto a isso e a percepção de valor que o cliente tem sobre a experiência de compra é o que define se ele será fidelizado e fará novas compras com o mesmo vendedor ou não.

Como dissemos anteriormente, manter frete grátis é uma estratégia que demanda altos investimentos. Também sabemos que o vendedor nem sempre consegue controlar a velocidade com a qual o pedido será de fato entregue, pois na maioria das vezes o transporte é terceirizado. Contudo, o vendedor tem um controle muito maior sobre a velocidade com a qual o pedido será despachado.

O vendedor deve buscar medidas que aceleram os processos de envio do pedido, como o método de separação dos produtos. Uma maneira de agilizar esse processo é utilizando o Picking e Packing. Automatizar suas vendas é muito importante para poupar tempo, evitar erros na separação de produtos, poupar gastos desnecessários e, claro, despachar rapidamente o pedido.

A Amazon já é referência mundial em entregas rápidas e vem ganhando cada vez mais espaço em território brasileiro, consolidando cada vez mais seu marketplace.  Recentemente, a Amazon anunciou entregas de até dois dias em regiões metropolitanas como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, e oferecendo também a entrega de forma expressa em até 3 dias em capitais e algumas cidades do sul, centro-oeste e sudeste do Brasil, ficando de fora neste momento o norte e o nordeste.

Se você é vendedor, fique atento se está dando a devida atenção e importância ao processo de envio do seu produto para o consumidor, pois, como vimos, nem só de frete grátis vivem os e-commerces e marketplaces.

+ Sem comentários

Comente