Quais publicações impulsionar e vender mais?


Quais publicações impulsionar e vender mais?

O Mercado Livre nos permite aparecer em lugares de maior visibilidade dentro do site, o que se traduz em mais tráfego e vendas. Segundo dados da Crystal Zoom, nas publicações impulsionadas se concretiza 1 venda a cada 45 visitas em média, enquanto que as publicações orgânicas, ou seja, sem publicidade, possuem média de 1 venda por entre 200 a 250 visitas.

São múltiplos fatores em jogo, tais como:

  • os momentos de maior demanda;
  • os preços em relação a categoria;
  • os gostos e preferências dos consumidores;
  • entre outros.

Entender como trabalhar com a publicidade e administrá-la de forma adequada pode gerar um grande aumento de suas vendas. Você precisa gastar muito tempo por dia se não tiver uma plataforma para ajudá-lo.

Para impulsionar suas publicações, o Mercado Livre dispõe da ferramenta Product Ads, onde você paga apenas por cada clique gerado em seus anúncios.

Para ativar uma campanha de publicidade no Mercado Livre que seja rentável para seu negócio e que se seja refletido em vendas, é preciso fazer uma pré-seleção de quais anúncios você irá impulsionar. Por que fazer uma pré-seleção? Porque investir sem estratégia fará com que o Mercado Livre impulsione todas as publicações. Isso acabará rapidamente com a verba designada e você não verá o investimento refletido em vendas. Por isso é recomendável determinar primeiro quais publicações serão impulsionadas.

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Qual é a melhor estratégia para impulsionar suas publicações?

Destacamos alguns aspectos gerais como:

  • Analizar as tendências de busca do momento vai te permitir descobrir se algum dos produtos que você vende estão em alta demanda no mercado e se alguma sazonalidade que aumentará essa demanda está próxima, por exemplo: Dia das Crianças, que atrai mais vendas para quem atua na categoria de Brinquedos.
  • Descartar as publicações que geram grande quantidade de cliques, mas que não geraram nenhuma venda. O custo da publicidade é por clique, então continuar o investimento nelas somente geraria perdas.
  • Não impulsionar produtos que você “quer vender logo”. Se tem produtos que não tem boas vendas orgânicas, tampoco terão com publicidade.
  • Para obter crescimento, vocês não deve impulsionar as publicações que tenham bom posicionamento orgânico, ou seja, aquelas que aparecem em uma boa posição nas buscas sem publicidade. Foque nas que não aparecem em uma boa posição para aumentar o tráfego, o que resulta uma dupla vantagem: se Mercado Livre detecta automento de tráfego e vendas, também melhora seu posicionamento orgânico.
  • Caso já tenha uma campanha de publicidade ativa, foque naquelas publicações que tem maior índice de investimento sobre retorno. Isso nos permitirá ver quais são os produtos que dão mais gasto e os que tem melhor retorno sobre o investimento. Isso é o que determina a rentabilidade ou não do investimento: quanto investimos em publicidade e quanto ganhamos.

Uma vez reconhecidas e selecionadas as melhores publicações, é hora de ativar a campanha. Ressaltamos que é melhor ter menor quantidade de produtos impulsionados, mas que funcionem, do que ter muitos que vendem pouco.

Uma vez ativada a campanha, deixe ela funcionar ao menos 7 dias (tempo mínimo recomendado para medir o êxito ou fracasso da campanha). As campanhas tem que ter certa temporalidade antes de voltar a elas e repetir a análise prévia: ver quais produtos estão funcionando e quais não, para configurar em quais parar o investimento e quais poderá incorporar à campanha. Assim, o que não funcionou poderá dar lugar a outros anúncios.

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