Programa para controle de estoque: por que utilizar?


Programa para controle de estoque: por que utilizar?

Se você vende pela internet, deve saber que um bom controle de estoque é fundamental para qualquer operação. Afinal, você não pode correr o risco de não ter seus produtos em mãos e desperdiçar oportunidades de vendas, certo?

Conforme os pedidos aumentam, o desafio do controle de estoque fica maior. Usar uma tabela de estoque manual deixa de ser uma solução, já que você perderá bastante tempo para realizar essa gestão e ainda pode cometer falhas que vão prejudicar o negócio.

Caso você venda em diferentes marketplaces, mais um fator deve entrar nessa conta: como centralizar o estoque em diferentes canais? Afinal, se você vende um produto no Mercado Livre, por exemplo, o seu estoque da B2W também deve diminuir.

Como você deve ter percebido, fazer toda essa gestão não é uma tarefa tão simples. Utilizar um programa para controle de estoque pode ser a solução para não ter dores de cabeça nessa atividade.

Vantagens de automatizar seu controle de estoque

Para entender melhor por que você deve considerar um programa para controle de estoque, listamos aqui alguns benefícios que um software desse tipo pode te oferecer:

Centralize suas vendas

Vender em diferentes canais é ótimo para aumentar a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, atrair mais clientes. Porém, junto com essa estratégia, vem também novos desafios: como integrar os pedidos (e os estoques) entre diferentes canais?

Utilizando um hub de integração, por exemplo, você consegue centralizar todas as suas vendas em uma só plataforma. Assim, quando uma venda é confirmada em um canal, automaticamente o seu estoque baixará também nos outros canais.

Da mesma forma, quando seu estoque acabar, automaticamente os seus anúncios serão pausados nos diferentes canais integrados pela ferramenta. Ou seja, você não precisa se preocupar em ficar calculando “na mão” quantos itens de cada produto você ainda tem à disposição.

Entenda o timing correto para falar com fornecedores

Não adianta você esperar o seu produto acabar para fazer um novo pedido aos fornecedores. Afinal, eles também têm um prazo de envio e você não pode correr o risco de ficar sem nenhuma unidade do item em mãos.

Com um programa para controle de estoque, você consegue visualizar rapidamente quantos itens você tem de cada produto e identifica em segundos se você já precisa realizar um novo pedido aos fornecedores.

Evite uma má experiência ao cliente

Na falta de um bom controle de estoque, você corre o risco de ficar sem o produto em mãos e, dessa forma, ter problemas na entrega. Ou você precisará cancelar o pedido, ou certamente terá que enviar depois do prazo estipulado.

Em ambos os casos, você irá gerar uma experiência de compra negativa ao cliente. Ao vender online, nada é pior do que perder a credibilidade diante do consumidor. Portanto, vale a pena automatizar essa tarefa para não correr esse risco.

Otimize sua operação

Você pode pensar que um programa para controle de estoque resulta em um gasto a mais para sua empresa. No entanto, é preciso visualizar o todo: ao automatizar a gestão de estoque, você economizará um grande tempo seu ou da sua equipe.

Esse tempo pode ser realocado em tarefas mais estratégicas, como na criação de campanhas para vender mais. Além disso, você terá uma operação mais ágil, com menos erros e com melhores entregas aos clientes.

Por que a Venda.la é o melhor programa para controle de estoque em marketplaces?

Agora que você já entendeu a importância de usar a tecnologia para gestão de estoque, é preciso escolher com cuidado uma ferramenta que tenha os benefícios que você precisa. A Venda.la é um hub marketplace que tem um módulo para gestão de estoque. Abaixo, listamos os principais diferenciais da plataforma nesse aspecto:

Contas Integradas no Mercado Livre

Imagine que você tenha 5 contas no Mercado Livre. Usando a Venda.la, é possível fazer a integração dessas contas e – consequentemente – do estoque entre elas. Ao atualizar as informações de um produto, essa atualização será replicada em todas as contas.

Desmembramento de Kits

É muito comum a venda de kits em marketplaces. Imagine que você anuncie um kit com 5 unidades de um produto X, 3 unidades de um produto Y e 1 unidade de um produto Z. O sistema da Venda.la desmembra esse kit para facilitar a correta atualização do estoque.

Ou seja, quando realizar uma venda, o seu estoque de produtos X, Y e Z vai diminuir na quantidade correta. Caso o produto X esgote, o anúncio será pausado, mas os produtos Y e Z continuarão sendo vendidos separadamente ou em kits que não envolvam o produto X.

Mapa de SKU entre diferentes plataformas

O ideal é que um mesmo SKU seja registrado independentemente da plataforma que você está usando (ou seja, o código SKU tem que ser o mesmo no Mercado Livre, na Amazon, no seu ERP e na sua loja virtual, por exemplo). Porém, sabemos que erros acontecem e às vezes esse código não é igual entre os canais.

Alguns marketplaces não permitem editar o SKU do produto ou exigem uma grande burocracia para isso. Com a Venda.la, você tem um mapa de SKU, onde você relaciona diferentes SKUs a um único produto. Dessa forma, sua gestão de estoque funciona corretamente e você não perde o controle.

Centralização de Estoques entre empresas

Muitos lojistas possuem mais de uma empresa para vender nos marketplaces. Assim, elas precisam ter mais de uma conta para emitir nota fiscal, por exemplo. No entanto, o estoque entre as empresas é único. Ou seja, é preciso que o controle de estoque seja feito de forma integrada.

Com a Venda.la, isso é possível. Você configura suas empresas em nosso sistema e, ao confirmar uma venda, o número de itens diminuirá para os anúncios de todas as empresas.

Integração total com Picking & Packing

Com a Venda.la, é possível enviar o comando para dar baixa no estoque automaticamente durante o picking & packing. Ou seja, quando você “bipa” o produto durante a preparação do produto, é possível criar uma automação para emitir nota fiscal e baixar o estoque na plataforma.

Ao utilizar a Venda.la, você centraliza todos os seus marketplaces e para de ter dor de cabeça com controle de estoque. Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp e conheça todos os benefícios da nossa plataforma. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

 

Preencha os dados



Procurando Tecnologia? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente