Precificação automática em marketplaces


Precificação automática em marketplaces

Definir o preço dos produtos é uma das atividades mais importantes de quem vende em marketplaces. Os valores estipulados nunca podem ser aleatórios, afinal, são eles que vão garantir sua margem de lucro. É por isso que a precificação automática em marketplaces é uma estratégia fundamental para quem deseja encontrar o preço ideal de forma otimizada.

Uma vez que você define uma regra para estipular os preços dos seus produtos, fica mais fácil automatizar esse processo. No entanto, vale o alerta: você sempre precisará de uma ferramenta tecnológica para colocar isso em prática em todos os seus anúncios.

O que é a Precificação automática em marketplaces?

A precificação em marketplaces depende de inúmeros fatores. O custo-base do produto, frete, impostos e comissões são alguns dos itens que influenciam na hora de definir o preço final.

Esses parâmetros que formam o preço final do produto geralmente seguem uma lógica. O ICMS padrão, por exemplo, é de 12%. Já as comissões dos marketplaces também seguem um valor fixo, ainda que essa porcentagem mude de canal para canal.

Como existe uma regra de negócio para definir o valor de cada item, é possível criar uma precificação automática que atenda a essas variáveis. Dessa forma, você define todos parâmetros que deseja levar em conta na formação do preço e aplica o modelo a todos os seus anúncios.

Esse processo é fundamental para você encontrar o preço ideal de cada um dos itens vendidos em sua loja. Definir o preço sem uma lógica ou apenas copiando os concorrentes pode trazer grandes prejuízos financeiros ao seu negócio.

Além disso, a precificação automática em marketplaces também é muito importante para otimizar tempo. Afinal, calcular individualmente o preço ideal de cada produto tomará um tempo grande da sua rotina.

Como funciona a precificação automática da Venda.la?

A Venda.la é um hub de integração que centraliza em um único painel anúncios e pedidos de diferentes marketplaces. Para tornar a experiência dos vendedores ainda melhor, desenvolvemos recentemente a funcionalidade de precificação automática.

A precificação automática da Venda.la permite ao vendedor de marketplaces criar as regras que melhor representem sua situação. A função possui dois modelos:

Precificação por Markup

A precificação por markup é uma forma mais simples e direta de adicionar ou subtrair alguns valores para compor o preço do produto.

Com ela é possível configurar o preço com as seguintes opções:

  • Outros Custos: um valor fixo em reais;
  • Margem de Lucro: a margem desejada em reais ou em porcentagem;
  • Comissão do Marketplaces: a comissão cobrada pelo marketplace dos produtos onde essa precificação será aplicada;
  • Incluir valor do frete: possibilidade de incluir o valor do frete no preço final do produto.

Precificação por aplicação de despesas

A precificação por aplicação de despesas é uma forma mais apurada de repassar a maior parte dos custos diretamente e indiretamente ligados ao produto em seu preço final.

Empresas que possuem uma visão mais desenvolvida sobre o fluxo de caixa e a gestão financeira tendem a preferir esse tipo de precificação.

Por ela é possível configurar o preço com as seguintes opções:

  • Impostos: porcentagem de impostos aplicados ao produto;
  • Despesas Fixas: porcentagem de despesas fixas relacionadas ao produto;
  • Comissão do Marketplace: a comissão cobrada pelo marketplace dos produtos onde essa precificação será aplicada;
  • Outras Despesas: porcentagem de despesas indiretas;
  • Lucro líquido: margem de lucro desejada em porcentagem;
  • Incluir valor do frete: possibilidade de incluir o valor do frete no preço final do produto.

Em ambas as opções, assim que configuradas e aplicadas aos produtos desejados, a Venda.la realiza os cálculos e envia o preço final automaticamente ao marketplace. A partir daí, sempre que houver alteração no preço do produto dentro do ERP, o sistema irá recalcular o valor final e atualizar no marketplace.

A função de precificação automática da Venda.la pode ser utilizada também para aplicar descontos sazonais para seus produtos. Você poderia criar um template de precificação para descontos e aplicá-los em produtos promocionais. Dessa forma, a facilidade de aproveitar eventos em marketplaces e datas sazonais fica muito maior, além de mais segura e exata.

Quer entender melhor como funciona a precificação automática em marketplaces da Venda.la? Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



Procurando Tecnologia? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente