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Por que automatizar a gestão aumenta as vendas em marketplaces?


Por que automatizar a gestão aumenta as vendas em marketplaces?

Aqui na Venda.la, há muitos anos falamos e batemos na tecla de automatizar a gestão em marketplaces. Hoje em dia, o aumento das vendas no e-commerce brasileiro provam que o caminho que apontamos lá atrás é o atalho mais seguro para que sellers aproveitem esse crescimento.

O comércio eletrônico cresce cada vez mais no Brasil. Grandes responsáveis desse crescimento, os vendedores de marketplaces passam a enfrentar cada vez mais dificuldades para se adequar às mudanças que esse crescimento traz.

Grandes marketplaces como Mercado Livre, Americanas S.A. e Shopee estão aumentando as exigências, custos e políticas em diversos aspectos. Essas mudanças trazem uma necessidade cada vez maior de que sellers se profissionalizem e aumentem os padrões do serviço prestado nas vendas em marketplaces.

Como as mudanças refletem no seller?

Antes de tudo, responda as perguntas abaixo>

  • Você já teve sua conta bloqueada em algum marketplace?
  • Conhece algum seller que teve?
  • Em média, quantas vendas suas são canceladas por mês?
  • Dos cancelamentos, quantos foram por venda sem produto em estoque?
  • E quantas foram por envio incorreto de produtos ou variações?
  • Quantas vezes você perdeu o horário de coleta e atrasou o envio de vendas que já poderiam ser despachadas?

Essas são perguntas básicas que muitos vendedores não levam em consideração, mas deveriam. Cada pergunta dessas representa um prejuízo para sua empresa. Cada pergunta dessas tem o potencial de definir o seu sucesso ou o seu fracasso nos marketplaces.

Com as respostas dessas perguntas em mente, fica mais fácil para entender como as mudanças afetam o seller. Todas as mudanças por si só já trazem um aumento no custo de venda e no custo para manter a operação. Contudo, esse aumento de custos pode ser contornado se a empresa automatizar a gestão.

Quais os benefícios de automatizar a gestão em marketplaces?

Quando você automatiza sua gestão em marketplaces, você:

  • Diminui os custos da sua operação de vendas em marketplaces;
  • Torna os processos de separação, conferência e envio do pedido mais rápidos;
  • Elimina erros humanos que podem trazer prejuízo;
  • Reduz drásticamente a quantidade de vendas canceladas;
  • Melhora a reputação da sua conta nos marketplaces;
  • Aumenta as vendas organicamente e com segurança.

Como automatizar a gestão traz esses resultados?

Coloque na ponta do lápis o tempo que cada colaborador gasta para realizar processos como:

  • Controlar de Estoque;
  • Emitir a NFe e imprimir a Danfe;
  • Emitir a Declaração de Conteúdo;
  • Gerar e imprimir a Etiqueta de Envio;
  • Separar e conferir o produto do pedido.

Após calcular esse tempo, calcule o quanto você está investindo no seu colaborador e verá qual é o custo que essas tarefas tem para sua operação. Além do custo financeiro, o tempo gasto com processos manuais também é um custo a ser considerado. Isso porque o tempo que um colaborador gasta para fazer essas tarefas poderia ser empregado em ações que trazem aumento nas vendas.

O colaborador poderia, por exemplo, melhorar seus anúncios nos marketplaces, completando informações que podem ser a diferença para você vencer uma disputa de buy box, por exemplo. Poderia se dedicar à pré-venda em marketplaces, respondendo mais rápido as perguntas e aumentando a taxa de conversão dos seus anúncios. Ambas são ações que aumentam as vendas em marketplaces com 100% de garantia.

3 Técnicas para aumentar suas vendas em Marketplaces

A automação na gestão de vendas em marketplace impacta nos custos da sua gestão e impacta no seu potencial de crescimento. Além dos exemplos acima, veja alguns outros benefícios que automtizar a gestão traz para sua empresa:

  • Despachar o pedido mais rápido diminui as chances de cancelamento por demora na entrega;
  • Diminuir o tempo de expedição do pedido melhora sua reputação nos marketplaces;
  • O tempo de envio é um critério determinante para evitar penalidades e garantir benefícios em todos os marketplaces;
  • Quanto mais rápido a venda for enviada, menores as chances de receber perguntas e/ou reclamações desnecessárias;
  • Um sistema automatizado não comete erros que um humano poderia cometer, como lançar um produto errado na NFe, separar uma variação incorreta, etc;
  • Ter um bom desempenho de conta, ou seja, poucos cancelamentos, poucas reclamações e poucas penalidades, é um critério básico para fazer parte de programas como MercadoLíder e Selo de Vendedor Indicado Shopee.

Ressalto que toda vez que os marketplaces determinam mudanças de taxas e de prazos, o seller se adaptar da melhor maneira possível. O processo de adaptação pode ser árduo para quem ainda não utiliza soluções como um hub marketplace integrado a um ERP, por exemplo. Contudo, a melhor maneira de evitar traumas maiores como uma suspensão de conta e/ou uma diminuição de vendas é investir em soluções que evoluem a forma como você e sua equipe trabalham.

Como a Venda.la te ajuda a automatizar a gestão em marketplaces?

O hub de integração com marketplaces da Venda.la possui uma exclusiva Inteligência Artificial que possibilita a configuração de diversas automações para facilitar seu trabalho.

Pela Venda.la você também tem opções rápidas e seguras de melhorar tanto seu processo de separação de produtos, quanto o de conferência. Você imprime uma folha de Separação de Estoque com os pedidos que irá enviar e, nesta impressão, você terá uma listagem simples e bem organizada trazendo todos os produtos que precisam ser separados.

A Separação de Estoque da Venda.la permite que você desmembre e agrupe produtos que compõem seus Kits. Dessa forma, você conseguirá separar com muita agilidade todos os produtos que precisa enviar.

Isso sem contar que a Venda.la possui todas as automações que foram citadas aqui neste artigo. Sabemos a importância de cada uma, por isso investimos no desenvolvimento dessas soluções para facilitar e melhorar a gestão de quem vende em marketplaces.

Acessando este link você poderá ver alguns vídeos de funções que a Venda.la possui para automatizar sua gestão em marketplaces.

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