Os principais benefícios em utilizar um ERP


Os principais benefícios em utilizar um ERP

O ERP é um software usado para cuidar de diversas operações diárias de uma empresa, como por exemplo, gestão de estoque, compras, departamento de recursos humanos, controle financeiro, logística, entre outras. Mas também, o sistema pode ser utilizado para gerir apenas uma ou outra área específica, a fim de tornar aqueles processos mais eficientes.

A sigla, do inglês Enterprise Resource Planning, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. É uma ferramenta de gestão para administrar o seu negócio de forma simplificada e assertiva. Atualmente muito se atrela esta ferramenta à empresas que trabalham com e-commerce, devido à complexidade das operações e a facilidade das integrações que o ERP proporciona.

Qual a importância do ERP para a empresa?

O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, compras, financeiro e logística. O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida. A ferramenta facilita o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas, baseadas em dados do gerenciador. Separamos alguns dos principais benefícios que a empresa ganha ao utilizar de uma ferramenta como um ERP na gestão, confira:

Benefícios:

  1. Organização: Entre os maiores benefícios de contar com um ERP na empresa, o destaque é a organização dos processos: desde o controle de cadastros, até o controle de estoque e logística. Com um sistema unificado, o gestor consegue analisar os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa.
  2. Integração e-commerce: Quando o assunto é e-commerce, a integração do ERP para a loja virtual é simples. Após feita a configuração e cadastros, o sistema troca informações de estoque, recebe as referências das vendas para emitir as notas e ainda integra dados com a empresa logística. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real, de forma mais eficiente e eliminando trabalho manual em planilhas. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.
  3. Economia: Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra e com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além de os processos manuais diminuírem as chances de erros.
  4. Otimização logística: O sistema de gestão online é uma ferramenta aliada para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e também possui um sistema eficiente de controle do fluxo logístico, promovendo uma logística integrada. Isso proporciona um planejamento mais eficiente e benefícios como cotação de serviços da transportadora, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte administrativa e financeira do negócio.

O e-commerce é uma experiência de compra baseada na confiança e no bom serviço prestado pela loja virtual. O consumidor do nosso tempo utiliza cada vez mais essa forma de comprar e é por isso que o empreendedor online tem em mãos uma ferramenta cheia de possibilidades, sempre que bem administrada.

O sistema de gestão passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica. A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.

* Este artigo foi escrito pelo ERP Online Bling, um sistema de gestão para a micro e pequena empresa.

+ Sem comentários

Comente