O que fazer antes de entrar em um novo marketplace?


O que fazer antes de entrar em um novo marketplace

Vender em mais de um marketplace tem se tornado uma necessidade entre lojistas. Entretanto, cada novo canal de vendas exige planejamento e ações específicas para conquistar o sucesso nas vendas. As diferenças estão desde o cadastro no novo marketplace, até a gestão de produtos e pedidos. Confira alguns dos passos mais importantes para entrar em um novo marketplace.

O que fazer antes de entrar em um novo marketplace?

B2W Marketplace

Para vender no B2W Marketplace é necessário que você possua um CNPJ esteja ativo. Além disso, você deverá possuir inscrição no Sintegra com o CNAE 47, referente ao varejo, possibilitando a emissão de NFe.

Aqui já entramos em outro importante ponto do B2W: a emissão de NFe é obrigatória para suas vendas nesse canal. Por conta dessa obrigatoriedade, após emitir a NFe, você precisa enviar os dados fiscais para o marketplace. É importante se atentar a essa parte, pois esse pode ser um processo que tomará muito do seu tempo.

Como Vender e Vencer na B2W

Você também deverá possuir um logo da sua loja e uma descrição curta e objetiva sobre sua empresa. Para cadastrar produtos no B2W você pode fazer manualmente, um a um, por planilha ou então via integração. O cadastro via integração pode ocorrer por meio de um ERP, HUB marketplace ou por seu e-commerce.

O B2W Marketplace é um dos canais de venda que possui serviço próprio de logística, o B2W Entregas. Na prática, isso significa que o próprio canal lhe fornecerá as etiquetas de envio do pedido e o código de rastreamento. Esse também é um detalhe no qual você precisa estar ligado, mas falaremos dele mais abaixo.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um canal de fácil acesso, considerado como “porta de entrada” para a venda em marketplaces.

Apesar da opção de “A combinar” que o marketplace oferece para o frete, utilizar o serviço de logística do próprio Mercado Livre é a melhor opção para vendedores profissionais. O Mercado Envios, serviço de logística do Mercado Livre, controla o envio do produto, sendo também responsável pelas etiquetas e código de rastreio.

Além do Mercado Envios, o marketplace ainda possui o Mercado Envios Coleta, que possui diversas vantagens para o vendedor, dentre as quais está a possibilidade de que o canal se responsabilize por até 60% do valor do Frete Grátis. No caso do Mercado Envios Coleta, a emissão de NFe é obrigatória e você precisa de um CNPJ ativo.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza é um marketplace relativamente novo, porém, já figura entre os principais do Brasil.

Para vender no Magazine Luiza é necessário que você utilize um HUB marketplace para fazer integração com a IntegraCommerce. Se você for MEI, também será necessário que o seu CNPJ esteja ativo por mais de 6 meses. Você também precisa ter uma conta bancária vinculada a esse CNPJ.

A emissão de notas fiscais para as vendas realizadas no marketplace do Magazine Luiza é obrigatória.

Assim como o B2W e o Mercado livre, o Magalu também oferece seu próprio serviço de logística, o Magalu Entregas. Por ele, contudo, você envia encomendas que atendam as limitações dos Correios. Você deve imprimir as etiquetas de envio, emitir as notas fiscais e levar o produto até uma agência dos Correios.

CNOVA / Via Varejo

Vender na CNOVA / Via Varejo não requer muitos procedimentos, basta realizar o pré cadastro no site e aguardar a resposta. Após isso, você estará apto a vender na CNOVA / Via Varejo.

Para cadastrar seus produtos neste marketplace você deverá levar em consideração algumas especificações. Será necessário inserir um bom título, descrição sem HTML, inserir o código EAN único e válido, categorias, peso e dimensões do produto. Você também precisará inserir imagens de, no mínimo, 600×600 pixels.

A CNOVA / Via Varejo não possui serviço próprio de logística como os marketplaces citados acima. Assim, é necessário ter contrato próprio com os Correios ou outras transportadoras para emitir suas etiquetas e enviar os pedidos.

Amazon

Para vender na Amazon você precisa identificar as categorias de seus produtos para enquadrarem aos padrões de qualidade da empresa. Atualmente existem 16 categorias disponíveis que você pode verificar acessando este link.

A Amazon aceita cadastro de pessoas físicas e pessoas jurídicas em seu marketplace. De qualquer forma, você precisa ter uma conta bancária com o mesmo CPF ou CNPJ utilizado no cadastro. É importante que os dados dessa conta bancária estejam corretos pois será por ela que receberá o repasse das vendas.

Você também precisa de um cartão de crédito válido em território internacional, seja MasterCard, Visa ou Diners. Ele será utilizado para validação da conta e também para cobrança das taxas de venda, caso a sua conta da Amazon não tenha saldo.

A Amazon também não possui serviço próprio de logística, então o envio fica totalmente por conta do vendedor .

Esses são os principais marketplaces do Brasil atualmente. Apesar das semelhanças, as peculiariadades de cada marketplace é o que torna a vender em mais de um canal de vendas um desafio. Contudo, um bom HUB Marketpalce pode auxiliar em cada um desses desafios.

Vantagens de possuir um HUB Marketplace antes de entrar em um novo canal de vendas

Sempre que você entrar em um novo marketplace, você não apenas duplicará as necessidades que você já possuia, mas também terá novas. A Venda.la é um HUB Marketplace que se destaca em possibilitar e agilizar a gestão de múltiplas contas e canais de vendas. Veja algumas das principais necessidades que surgirão ao entrar em um novo marketplace e que a Venda.la ajudará a solucionar.

Controle de Estoque

Entrar em um novo marketplace significa possuir mais uma fonte de saída de estoque. Exatamente por isso, possuir Controle de Estoque é uma grande necessidade para quem vender em mais de um marketplace.

Na prática, se você possui 10 itens de um produto e vende em 2 canais de venda, você precisa garantir que nenhum dos marketplaces fique com quantidades diferentes no estoque. Se você vende 2 produtos em um, a venda deve ser descontada também do estoque do outro. O Controle de Estoque da Venda.la prevê a atualização automática de todos esses marketplaces e do ERP. Isso significa que no momento em que você fizer uma venda, nosso sistema descontará seu estoque automaticamente nos outros marketplaces que você vender.

Essa função é essencial para quem venderá em mais de um marketplace. Sem ela, você enfretará grandes problemas e terá grandes prejuízos, já que o risco de realizar vendas de um produto cujo estoque já esgotou é alto. Evite iniciar as vendas em um novo marketplace sem possuir um Controle de Estoque como o que a Venda.la oferece.

Uma importante dica para possuir um controle de estoque eficiente é garantir que seus produtos possuam códigos SKU e EAN. Além de auxiliar no controle de estoque, esses códigos são essenciais para a maioria dos marketplaces, somente o Mercado Livre não os exige no cadastro. Entretanto, apesar de não ser uma exigência, o Mercado Livre disponibiliza os campos para a adição desses dados.

Gerenciar múltiplas contas

Outro problema que pode impactar sua gestão se você não possuir um bom HUB Marketplace é a gestão de múltiplas contas. Entrar em mais de um marketplace significa que você recebeá pedidos de mais de uma fonte e, necessariamente, precisará dar feedbacks distintos.

Com a Venda.la você recebe todos os pedidos dentro de um mesmo fluxo, independente de qual marketplace ele venha. Você poderá gerenciar com maior rapidez cada venda, algo que impactará na velocidade com a qual você despacha a encomenda. Além disso, como dito anteriormente, existem aspectos específicos de cada marketplace. Esses aspectos são contemplados pela Venda.la com grandes diferenciais:

Publicação / Edição de Produtos

Realizar o cadastro de todos seus produtos em um marketplace é o primeiro passo para iniciar as vendas. É um processo trabalhoso e que impede a entrada e/ou o sucesso de um lojista em um novo marketplace. É difícil para qualquer vendedor que já possuí um fluxo de vendas em determinado canal, dispor de tempo para cadastrar os produtos em um novo marketplace. Trata-se de uma grande dificuldade, principalmente porque cada marketplace possui detalhes específicos no cadastro de produtos.

A Venda.la possui um publicador de anúncios que permite a você copiar seus anúncios existentes e enviá-los ao novo marketplace. Você também pode editar em massa seus produtos. Dessa forma, o vendedor consegue rapidamente cadastrar todos os produtos no novo marketplace, aumentando as chances de sucesso.

Você poderá editar os detalhes dos produtos dentro das especificações de cada marketplace, tanto nas descrições, quanto nos títulos. Veja como são as especificações de cada marketplace em relação ao título:

  • B2W Marketplace: 100 caracteres
  • Mercado Livre: 60 caracteres
  • Magazine Luiza: 100 caracteres
  • CNOVA / Via Varejo: 150 caracteres
  • Amazon: 200 caracteres

Emissão de NFe Automática

A emissão de nota fiscal é obrigatória para a maioria dos marketplaces. Além de emitir a nota fiscal, um detalhe muito importante para o vendedor é a necessidade de enviar os dados fiscais da nota emitida para o marketplace. Quando você emitir a nota, você precisa informar os dados dessa nota ao marketplace de origem da venda.

Esses são alguns dos procedimentos que mais exigem tempo do vendedor de marketplaces, principalmente ao vender em mais de um canal de vendas. Para sanar esse problema, aqui na Venda.la nós desenvolvemos uma série de configurações que possibilitam a emissão de NFe automática.

Além de emitir a NFe automaticamente, o sistema também envia os dados de forma automática para o marketplace de origem da venda. São funções que dão grande vantagem competitiva ao vendedor, já que ele economizará tempo e evitará possíveis erros humanos.

Impressão Automática de Etiquetas de Envio

Outro aspecto que dificulta a gestão de marketplaces é o fato de existirem muitos tipos de etiquetas de envio. Como explicado anteriormente, além das tradicionais formas de envio como Correios e transportadoras, existem marketplaces que possuem seus próprios serviços de logística.

Você precisa imprimir diferentes etiquetas de envio, vindas de diferentes locais e com diferentes especificações. Trata-se de um trabalho árduo se essa questão não tiver sido analisada antes de entrar em um novo marketplace.

O HUB Marketplace da Venda.la possibilita a impressão fácil e rápida das etiquetas, além de permitir que você escolha se quer imprimir na impressora padrão ou na impressora zebra. Veja as integrações que possuímos para facilitar sua logística:

Venda.la - Integrações de Logística

  • Correios;
  • B2W Entregas / Direct;
  • Mercado Envios e Mercado Envios Coleta;
  • Melhor Envio;
  • Total Express;
  • JadLog;
  • Jamef.

Nós também possibilitamos que a impressão das etiquetas seja feita automaticamente, após algumas configurações. Dessa forma, a expedição da empresa se torna extreamente mais ágil e eficaz.

Maiores chances de crescimento

A Venda.la tem a proposta de não ser apenas um HUB Marketplaces, mas, acima de tudo, um parceiro para auxiliar cada vendedor a gerenciar melhor e crescer nos marketplaces.

Além das funções descritas acima, possuímos uma série de automações que agiliza a gestão do vendedor, elimina erros humanos e traz grande economia para a empresa.

Esta é a hora perfeita para migrar de HUB. Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e agende uma demonstração. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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Como Vender e Vencer na B2W

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