O que é Ticket Médio e como ele influencia sua gestão


Ticket Médio - Categorias que mais vendem em marketplace
Você sabia que o cálculo do ticket médio é importante para o planejamento estratégico de vendas da sua empresa? Com ele é possível descobrir o quanto você fatura por cliente e criar estratégias para aumentar as vendas.

Tenha noção completa do ticket médio de suas vendas e busque segmentar suas categorias de produtos com base nele. Acima de tudo, é um conhecimento que lhe permitirá ter controle sobre o preço promocional de seus produtosm por exemplo.

No e-commerce, o ticket médio também ajuda a separar a categorização de produtos. Em 2018, segundo a 39ª edição da Webshoppers, as categorias com baixo ticket médio representaram a maior parcela das vendas online. A categoria de Perfumaria, Cosméticos e Saúde registrou crescimento de 51% em volume de pedidos em relação a 2017. O ticket médio dessa categoria é de R$ 181, e ela representou 16,4% de importância no número total de pedidos.

Apesar do aumento nas vendas de categorias com baixo ticket medio, o setor de Informática foi o segundo em crescimento. A categoria tem ticket médio de R$ 802, o 3º maior entre as 8 categorias que mais cresceram em 2018.

Compare o seu ticket médio com o da categoria de seu produto e veja se você na média. Primeiro, vou explicar brevimente o que é ticket médio.

O que é o ticket médio

Ticket médio é o cálculo feito para saber, em média, quanto cada cliente gasta em sua loja por compra realizada. É possível fazer este cálculo sob um produto específico, serviço, categoria, canais de vendas, e-commerce, dentre outros diversos casos.

O cálculo é importante para a criação do planejamento de vendas, que busca melhorar os resultados da empresa.

Contudo, o ticket médio deve ser interpretado com particularidade em cada empresa. Se sua loja é dedicada a um único departamento, você não precisará necessariamente categorizar os tickets separadamente. Se você atua em vários departamentos, saber apenas o ticket médio geral pode não ser o suficiente para sua estratégia.

Como fazer o cálculo do ticket médio?

Para calcular seu ticket médio, é necessário seguir 4 passos, que são:

  • Considerar um determinado período, podendo ser dias, semanas, meses, etc;
  • Verificar a quantidade de vendas em sua loja no período considerado;
  • Verificar o valor registrado em vendas no período considerado;
  • Dividir o valor registrado pela quantidade de vendas obtidas.

Em outras palavras, a fórmula é “Valor das Vendas por Período / Nº de Vendas por Período”. Dessa forma, você chegará no valor do seu ticket médio. Veja o exemplo:

Sua loja fez 5 vendas em 1 dia. Os valores das compras são R$ 120, R$ 210, R$ 140, R$ 220, R$ 310. Você deverá somar todos os valores das vendas e dividir por 5, que foi a quantidade de vendas desse período.
O total recebido foi R$ 1000, que deve ser dividido por 5. Como resultado, chegamos ao ticket médio de R$ 200.

Apesar de ter relação com a categoria do produto, é possível elevar o ticket médio adotando algumas estratégias.

O que fazer para aumentar o ticket médio?

Existem diversas maneiras de aumentar faturamento e o ticket médio da sua empresa. Desde oferecer um bom atendimento com profissionais devidamente qualificados, até praticar técnicas de vendas especiais. Veja abaixo:

Tenha profissionais qualificados

O atendimento é um fator normalmente ligado à fidelização do cliente. Contudo, trata-se de um diferencial que pode influenciar no valor de seus produtos. Uma pesquisa da NeoAssist mostra que aproximadamente 72% dos consumidores pagariam mais se recebessem um atendimento melhor.

Nunca se esqueça de oferecer um bom pós-venda para seus clientes, pois esse diferencial gera lucro.

Pratique técnicas para aumentar as vendas

Existem várias técnicas que ajudam a aumentar as vendas, mas o Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell são essenciais. Cross-Sell consiste em ofertar produtos adicionais ao adiquirido no momento em que a compra for finalizada. O Up-Sell oferta produtos semelhantes, porém com características e valores superiores. Já o Down-Sell oferta produtos com características e valores inferiores, visando não perder a venda.

3 técnicas para aumentar suas vendas em marketplaces

Conhecer e aplicar essas técnicas também te ajuda a se relacionar melhor com seu cliente. Consequentemente, você terá chances de aumentar seu faturamento e seu ticket médio.

Faça expansão de marketplaces

Vender em mais de um canal de vendas é algo de extrema importância para vendedores de marketplace. O encerramento da atividade do marketplace do Walmart no Brasil só prova o quando é arriscado confiar somente em um canal de venda.

Vender em grandes canais aumentam suas chances de vender seus produtos, além de aumentar a sua credibilidade como vendedor.

Precifique seus produtos corretamente

O preço do seu produto impacta diretamente no cálculo do ticket médio e, em alguns casos, é necessário uma adequação. Conhecer o ticket médio de suas categorias e de suas vendas te ajuda nessa precificação. Em datas sazonais, você terá clareza de até quanto um desconto pode chegar sem prejudicar sua operação.

O Conta Azul tem um artigo muito bom que explica como calcular o preço de venda, vale a pena conferir.

Tenha boa descrição e boas imagens dos seus produtos

Quando um anúncio possui uma descrição correta e também possui boas imagens, as chances de venda são maiores. Além da segurança passada no anúncio, o comprador não perderá tempo fazendo perguntas e nem cogitará comprar com seus concorrentes.

Todavia, aumentar o ticket médio é só uma das formas de aumentar o seu faturamento. Certamente, sua estratégia pode te levar ao entendimento de que você precisa baixar o ticket médio para obter mais vendas. Acima de tudo, é necessário estudar suas vendas, seus produtos e sua gestão. Exatamente por isso, aqui na Venda.la buscamos oferecer informação e tecnologia para que você gerencie melhor e venda mais.

A Venda.la possui uma plataforma de gestão unificada, onde você poderá gerenciar todos os produtos e pedidos de qualquer marketplace em um único local. Também calculamos seu ticket médio automaticamente. Você contará com uma equipe de Customer Success preparada para fazer com que você gerencie melhor e venda mais.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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