Conheça o método Picking e Packing


Conheça o método Picking e Packing

Você já calculou quanto está perdendo por enviar produtos errados ou pedidos duplicados? Esse é um problema muito comum entre os vendedores de marketplace. Você sabia que é possível eliminar esse problema DEFINITIVAMENTE?

O procedimento que vai levar organização ao seu estoque e melhorar suas vendas é o Picking e Packing.

Picking é uma etapa essencial para sua empresa e se resume a separação dos pedidos que serão enviados aos clientes. Esse procedimento se inicia quando o pedido é aprovado no sistema. Cada vendedor deve ficar atento ao processo que sua empresa necessita.

Conheçam alguns dos processos mais utilizados:

  • Picking Discreto: cada colaborador executa um processo do início ao fim, realizando a separação de um pedido por vez.
    Vantagens: minimiza os erros;
    Desvantagens: pode levar à baixa produtividade, pois o tempo gasto é excessivo;
  • Picking por Zona: como o nome já diz, o estoque é segmentado por zonas e cada colaborador atende a somente um tipo de SKU.
    Vantagens: economia de tempo;
    Desvantagens: podem ocorrer erros na hora de ordenar cada produto com seu pedido;
  • Picking por Lote: juntando vários SKUs, forma-se um lote e nesse processo um único colaborador fica responsável pelo lote.
    Vantagens: o tempo neste caso torna-se vantajoso;
    Desvantagens: podem ocorrer erros na separação dos pedidos;
  • Picking por Onda: cada colaborador atende somente um SKU, mas coordena isso por turnos, ou seja, por intervalos de tempos predeterminados. Essa forma é aplicada em empresas que necessitam de uma grande sincronia da coleta com a expedição.
    Vantagens: esse tipo de picking pode ser realizado junto com outro modelo;
  • Bucket Brigades: é uma nova estratégia criada por professores da Georgia Tech que tem como objetivo tornar o processo auto balanceável. Os colaboradores trabalham em sincronia, gerando uma certa sucessão de tarefas.
    Vantagens: exige menos planejamento e administração, além de aumentar a agilidade.

Já o Packing se refere ao processo de embalagem do produto antes de ser enviado para o cliente final, ou seja, é o processo de empacotamento. Parece algo muito simples, mas, se o produto não for embalado de acordo com suas especificações ou havendo qualquer avaria, pode gerar vários transtornos para o cliente e para a empresa.

Para você, empreendedor, não ter erros em sua empresa, acompanhe de perto e fique atento. Veja se o produto está sendo corretamente separado, quantos pedidos cada colaborador consegue separar, quanto tempo leva para esse produto ser separado e, se necessário, contrate mais colaboradores para que não ocorram erros em suas vendas, não poupe tempo.

Ficou interessado? A Venda.la possui uma funcionalidade de Picking & Packing para eliminar erros de envio. Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados


Procurando Tecnologia? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente