O que é integrador de marketplaces e porque ele é essencial


O que é integrador de marketplaces e porque ele é essencial

Você usa um integrador de marketplaces e compreende o quão essencial ele é para o sucesso das suas vendas? Para quem vende em canais como Mercado Livre, B2W Marketplace, Via Varejo, Magalu Marketplace e outros, o integrador de marketplaces é o que possibilita a gestão.

O que é um Integrador de Marketplaces?

O primeiro trimestre de 2021 fechou com 57,4% de alta no e-commerce brasileiro em relação a 2020. Lembre-se que o primeiro trimestre de 2020 também fecou com alta de 26% em relação a 2019. Isso deixa claro que o comércio eletrônico brasileiro é um mercado aquecido e em crescimento constante.

Os marketplaces são os grandes responsáveis por essa alta. Em 2020 eles foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. Você é parte dessa vitoriosa estatística.

Contudo, esse avanço traz consigo uma grande carga de apredizado necessário, muitos novos termos, procedimentos e ferramentas. Uma dessas ferramentas é o integrador de marketplaces.

Vendedores que atuam em mais de um marketplace precisam de um sistema para conseguir gerenciar todas suas contas em um único lugar. Essa centralização de contas é essencial para evitar improdutividade e prejuízos. O integrador é o sistema ideal para isso, uma vez que ele consegue agrupar tudo que você precisa em um único local.

Quais são as principais funções de um integrador de marketplaces?

A função do integrador de marketplaces é permitir que você faça a maioria dos processos de gestão no mesmo local. Isso inclui:

  • Sincronizar os marketplaces onde o lojista atua;
  • Integrar o ERP utilizado pelo vendedor para emissão de NFe;
  • Agrupar os serviços de logística que serão utilizados (SIGEP, Mercado Envios; B2W Entregas, Magalu Entregas, Envvias, etc.);
  • Gerar relatórios integrados para o acompanhamento de métricas;
  • Auxiliar na sepação e conferência de produtos e pedidos.

Você enfrenta desafios que essas funções podem sanar todos os dias. Para que você consiga organizar sua gestão de marketplaces, é essencial que você saiba como tirar proveito dos integradores.

Gestão centralizada em uma única plataforma

A principal função de um integrador de marketplaces é centralizar todas as informações do seu negócio em uma única ferramenta.

Só o fato de realizar vendas em canais distintos já gera a necessidade de centralizar o fluxo em um único local. Quando o vendedor possui mais de um CNPJ no mesmo marketplace, a necessidade aumenta ainda mais. Um erro de muitos vendedores e acreditar que o sistema deve centralizar apenas pedidos e produtos. O ideal é que em um único painel você possa centralizar:

  • Vendas / Pedidos recebidos;
  • Cadastro e Edição de Produtos;
  • Controle de Estoque Multicanal;
  • Emissão de NFe;
  • Emissão de Etiquetas de Envio;
  • Relatórios de Vendas integrados entre todos os canais.

Como disputar Buy Box nos marketplaces

Ao integrar todos os processo você ganha produtividade e evita grandes prejuízos provenientes de erros. Dentre esses processos, um dos mair importantes é o controle de estoque. Se você está vendendo em mais de um marketplace e não usa um sistema para controlar seu estoque, você sabe os riscos e as consequências de vender um produto sem estoque.

Entretanto, centralizar a gestão só será 100% eficaz se isso lhe trouxer ganhos reais em tarefas diárias.

Gestão de produtos facilitada

Cadastrar e editar produtos diretamente no marketplace é um processo que nenhum vendedor em expansão pode realizar. Esse é um dos maiores motivos de fracasso e desistência no momento de começar a vender em um novo marketplace.

O integrador de marketplaces ajuda o vendedor não só a cadastrar e editar produtos, mas a transferir de maneira mais simples os cadastros que ele possui de um marketplace para o outro. Dessa maneira o vendedor conseguirá em pouco tempo anuncar todos seus produtos em todos seus canais de venda.

Gestão de NFe e Etiquetas de Envio

Os marketplaces estão cada vez mais rigorosos em relação à emissão de notas fiscais. Muitos vendedores começam a vender sem ter o preparo necessário para esse processo e encontram problemas assim que as vendas aumentam.

Novamente destaco a grande diferença que um integrador de marketplaces faz na gestão de quem possui mais de um CNPJ. Por questões fiscais, é comum que vendedores possuam mais de um CNPJ para gerenciar melhor a emissão de notas fiscais e as vendas em si. Sem um integrador para centralizar esses aspectos, a gestão fica propícia para erros e improdutividade.

O mesmo pode ser dito das Etiquetas de Envio. Atualmente, a maioria dos marketplaces possui serviços próprios de logística. Na prática, isso significa que o próprio canal fornecerá a etiqueta de envio para o pedido a ser enviado.

Em muitos marketplaces, a emissão da NFe está diretamente ligada à liberação da Etiqueta de Envio. Você deve emitir a NFe, enviar ao marketplace os dados fiscais e só então a etiqueta será liberada para impressão.

O integrador de marketplaces centraliza também essas etapas, tornando possível a emissão de notas, o envio de dados e o resgate das etiquetas pelo mesmo local. Dentro de um fluxo de pedidos que chegam de 2, 3 ou 4 marketplaces diferentes, centralizar essas tarefas é essencial.

Relatório de Vendas consolidado com o integrador de marketplaces

Todo vendedor de marketplaces encontrará dificuldades em consolidar os resultados se não acompanhar suas métricas. Por conta disso, é indispensável conseguir gerar relatórios integrados para as vendas de todos os canais.

Isso permitirá que você entenda melhor seus produtos, seus consumidores e consiga ter uma renda previsível. Dessa forma você estará sempre a frente de imprevistos e oportunidades de mercado para evoluir e vender mais.

Venda.la: Integradora de Marketplaces Automatizada

A Venda.la é uma das principais plataformas de integração com marketplaces. Nosso sistema soluciona todas as necessidades citadas acima, além de possuir várias funções automatizadas.

Além de toda tecnologia que nosso sistema oferece, possuímos equipes especializadas para te ajudar desde o início.

Equipe de Onboarding

A equipe de onboarding da Venda.la passa um treinamento personalizado e individualizado para cada parceiro. Nesse treinamento o vendedor aprenderá a utilizar todas as funções que o sistema possui. Também receberá dicas e melhores práticas para otimizar a gestão utilizando nossas automações.

Equipe de Sucesso do Cliente

A equipe de sucesso do cliente da Venda.la é responsável pelo seu crescimento nos marketplaces. Os profissionais da equipe ajudarão cada parceiro a traçar e executar estratégias que ajudarão o vendedor organizar os processos de gestão e melhorar o desempenho nos marketplaces. Essa equipe também auxiliará o vendedor a entrar em novos canais de venda para manter o crescimento seguro e estável.

Equipe de Suporte

A equipe de suporte ao cliente presta atendimento humanizado e personalizado a todos os parceiros da Venda.la. Você poderá entrar em contato com os profissionais por telefone, WhatsApp, e-mail ou abrir um ticket.

Utilizando a Venda.la como sistema integrador de marketplaces você conseguirá integrar as soluções necessárias para gerenciar melhor e vender mais. Te convido a entrar em contato com os nossos especialistas e agendar uma reunião para explicar seus principais desafios nas vendas em marketplace.

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