Sabe o que é API e como é importante?


O que é API

Em termos técnicos, API é a abreviação de Application Programming Interface, traduzindo para o português, Interface de Programação de Aplicações, ou seja, API nada mais é do que uma forma de sistemas conversarem entre si.

Utilizar de APIs gera uma série de benefícios, como:

  • Facilidade: possibilita integrar sistemas completamente diferentes entre si e agiliza grandes processos de um e-commerce;
  • Segurança: a interface da API cria uma espécie de “portão”, deixando somente que determinadas informações fiquem disponíveis para a integração;
  • Controle de acesso: é possível acompanhar cada acesso, rastrear a origem de cada um e gerenciar o tráfego da loja virtual;
  • Monetização: alguns sites utilizam API privada e cobram por acesso. Caso não seja pago o valor, o conteúdo fica indisponível. Um bom exemplo é a Netflix.

API pública é um formato livre e gratuito que compartilha e utiliza informações de outras APIs como as de Redes Sociais (Facebook, Twitter, etc) ou CMS (WordPress, Drupal, etc) para dar acesso. Já as APIs privadas limitam o acesso e, conforme citado anteriormente, algumas cobram por esse acesso.

Trazendo um exemplo prático de marketplace, vamos lembrar do Mercado Livre antes de 2012, onde os vendedores só podiam utilizar o próprio painel do Mercado Livre para gerenciar suas vendas. Se você vendia nesse período, deve se lembrar do trabalho que tinha. Se você não chegou a pegar essa época, imagine ter que gerenciar todas suas vendas exclusivamente através do painel do Mercado Livre, ter diversas contas e não ter auxílio de nenhum outro sistema. Trabalhoso, não é?

O Mercado Livre percebeu que o seu painel de controle não atendia as necessidades de seus vendedores e resolveu desenvolver sua própria API, ou seja, um método em que terceiros pudessem buscar, alterar e enviar informações ao seu marketplace. A partir disso, várias empresas se conectaram ao Mercado Livre e desenvolveram soluções variadas. Particularmente, consideramos que a criação da API do Mercado Livre foi um divisor de águas para o seguimento de marketplace e vendas online, pois o avanço que tivemos nos últimos seis anos foi enorme. Esse avanço não foi apenas no Mercado Livre, mas em todo o e-commerce. As APIs tiveram um papel fundamental para esse avanço.

Veja o exemplo de outros grandes players como Amazon, B2W, Walmart, Via Varejo / CNOVA, Magazine Luiza(Magalu) e tantos outros. Todos eles iniciaram sua operação de marketplace já com suas APIs, dando possibilidade de terceiros integrarem com o seu marketplace. Sem as APIs, seria inviável que esses players entrassem no mercado de marketplace no Brasil.

+ Sem comentários

Comente