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O desafio da expedição em marketplaces


O desafio da expedição em marketplaces

A gestão de marketplaces apresenta diferentes desafios de acordo com a fase em que o seller se encontra. A expedição em marketplaces tende a ser um problema que cresce junto com as vendas. Em outras palavras: quanto mais aumentam suas vendas, maior será seu desafio com a expedição.

Cada seller possui uma maneira própria de encarar a expedição em marketplaces. Para este artigo, considerarei como parte da expedição dois processos principais: separação e conferência.

Onde começa a expedição em marketplaces?

Como eu disse, cada vendedor possui uma maneira própria de encarar a expedição de pedidos em marketplaces. Contudo, de uma forma simplificada, podemos dizer que a expedição começa com a separação dos produtos.

Em uma visão ampla do fluxo de gestão em marketplaces, podemos destacar algumas ações após o pedido ser recebido:

  • Emitir a NFe / Gerar a Declaração de Conteúdo;
  • Gerar a Etiqueta de Envio;
  • Imprimir NFe/Declaração de Conteúdo e Etiqueta de Envio;
  • Embalar o(s) produto(s);
  • Despachar o pedido.

Em anos trabalhando com sellers dos mais diversos segmentos e com as mais diversas operações, sei que as ações acima não são “leis”. Nem as ações, nem a ordem em que elas ocorrem dentro do seu processo de gestão. Entretanto, é possível afirmar que a maior parte das operações que estão em expansão ou consolidadas passam por essas etapas.

Expedição em marketplaces: Separação de Produtos

Você deve ter reparado que os dois processos que destaquei como principais dentro da expedição em marketplaces não estão na lista acima.

Ambos os processos podem ocorrer entre etapas distintas, dependendo da forma como você gerencia e das ferramentas que você tem à disposição. Isso é importante e vou mostrar na prática o porquê.

Separação de Produtos como forma de Controle de Estoque

Esse é um cenário comum quando o seller não possui uma ferramenta ou sistema para realizar seu controle de estoque de forma automática e centralizada.

Nesta situação é comum que hajam vendas de produtos sem estoque que tendem a ser canceladas ou enviadas com atraso ao consumidor.

Quando você usa a etapa de separação de produtos para controlar seu estoque, você atrapalha o bom andamento dos processos de gestão. Isso porque você precisa separar o produto assim que recebe o pedido, pois caso não possua o produto em estoque, não poderá gerar a NFe a Etiqueta de Envio.

Desta maneira, você estará deixando o pedido parado na sua “fila de gestão”, gerando atrasos e perda de produtividade na equipe.

Caso você não controle o estoque e mesmo assim emite a NFe e a Etiqueta antes de separar o produto, existe a chance de você precisar cancelar ambas se o produto não estiver disponível.

A dica nesse caso é controlar o estoque em um hub de integração para centralizar a baixa decorrenta das vendas em quaisquer marketplaces onde você atue.

Dessa maneira, quando receber o pedido, o integrador de marketplace fará o controle de estoque automaticamente, permitindo que a separação seja inserida entre as etapas que você julgar mais adequadas.

Separação de Produtos pela NFe e/ou Etiqueta de Envio

Outra situação comum é que a separação de produtos seja feita pelas impressões de notas fiscas e etiquetas de envio dos pedidos.

Neste modelo, após receber o pedido o seller emite a NFe/Declaração de Conteúdo e/ou gera a Etiqueta de Envio. Essas impressões são passadas para a expedição, que usará os dados para separar os produtos.

Existem alguns problemas com esse modelo de separação, principalmente para quem já vende ou está começando a vender mais de 50, 100 pedidos por dia.

O primeiro problema é a expedição precisará aguardar a impressão de diversas folhas antes de começar de fato a separar os produtos, ou fará o processo repetidas vezes. Em ambos os casos, a produtividade do processo é baixa e os riscos de produtos incorretos serem enviados aumenta.

Este cenário pode ser aplicável para vendedores que despacham abaixo de 40 pedidos por dia. Contudo, até para esses vendedores existe uma maneira mais eficaz de separar o estoque.

Separação de Produtos por Lote

Eu expliquei em outro artigo sobre o picking por lote.

Trata-se de um dos métodos mais utilizados e eficazes para quem vende em marketplaces e em e-commerce de forma geral.

De uma maneira resumida, a separação de produtos por lote consiste em utilizar uma listagem dos itens que devem ser separados. É uma forma mais simples e eficaz para que a expedição trabalhe, dá mais agilidade e segurança ao processo.

Quando o seller possui uma operação onde o sistema controla o estoque e possibilita a separação por lote, a produtividade aumenta consideravelmente. Isso porque esse modelo de gestão permite que a expedição caminhe entre quaisquer etapas que o vendedor quiser.

Na prática, isso permite que a expedição em marketplaces caminhe junto com o backoffice, ou seja, com a parte da equipe responsável por gerenciar os demais processos do pedido, como emitir NFe, gerar etiquetas de envio, atualizar os dados fiscais no marketplace de origem do pedido, etc.

Com a Venda.la, por exemplo, existe a possibilidade de ajustar o sistema à sua forma de trabalho e a seus processos. Você pode inclusive programar o sistema para fazer todos os processos de backoffice e deixar que a expedição seja seu único contato com os pedidos. Explicarei um pouco mais sobre isso adiante.

Expedição em marketplaces: Conferência

Independente do método que você use para separar seus produtos, a próxima etapa dentro da expedição em marketplaces é a conferência. Quando digo “conferência” estou pensando no processo de checar produto/variação de acordo com o pedido, NFe/Declaração de Conteúdo e Etiqueta de Envio antes de embalar e despachar.

A separação de produtos por lote é muito eficiente para expedição em marketplaces em expansão ou já consolidadas, com uma média recorrente de pedidos diários. Contudo, esse método de separação exige que a conferência seja igualmente eficiente por 2 principais motivos:

  • Evitar que o tempo economizado na separação seja gasto na conferência;
  • Evitar o envio incorreto de produtos.

Ambos os motivos são capazes de trazer grandes prejuízos para o seller, variando de perca de tempo a prejuízos financeiros.

Quando você usa a separação por lote, uma das formas mais eficazes de conferir os pedidos é por meio do Picking & Packing.

Essa função é cada vez mais comum na expedição em marketplaces. O motivo é simples: ela funciona!

Unir a separação por lote com Picking & Packing garante a expedição seja rápida e não cometa erros. Isso permite que você gerencie mais pedidos com menos esforço e mais segurança.

Expedição em Marketplaces pela Venda.la

A integradora de marketplaces Venda.la oferece diversas possibilidades para trabalhar com o sistema adequado à sua operação. Somos integrados a alguns dos principais ERPs do Mercado, como Bling e Tiny, o que possibilita que você configure diversas automações para facilitar seu trabalho.

Pelo nosso hub de integração você seleciona todos os pedidos que deseja enviar e imprime a folha de Separação de Estoque. Nesta impressão você terá uma listagem simples e bem organizada trazendo todos os produtos que precisam ser separados. Essa única folha dará à sua expedição tudo que ela precisa para separar rapidamente todos os produtos que precisam ser despachados.

Uma das grandes vantagens da Separação de Estoque da Venda.la está nos kits de produtos. O sistema permite que você desmembre e agrupe os produtos do kit na impressão, tornando ainda mais simples o trabalho de separação.

Na prática, você consegue adaptar o sistema facilmente à ordem dos seus processos e à forma como sua equipe trabalha com a expedição em marketplaces.

Venda.la: expedição junto com o backoffice

Se você usa o Certificado A3 no seu ERP, a Venda.la consegue enviar as notas ficais automaticamente para ele. Assim que você emitir a nota pelo ERP com seu token de acesso, a Venda.la resgatará a NFe e enviará automaticamente os dados fiscais aos marketplaces.

Quanto às etiquetas de envio, o sistema está integrado com todas as modalidades de envio de todos os marketplaces sincronizados, além de possuir integrações com serviços de logística como Melhor Envios e Intelipost, transportadoras e, claro, o SIGEP dos Correios.

Dessa maneira gerar e imprimir as etiquetas pode ser feito totalmente pela Venda.la, junto com os demais processos. Isso facilita tanto o processo de backoffice quanto o de expedição.

Como a separação de estoque pode ser gerada facilmente, a expedição caminhará junto com o backoffice e poderá passar para a etapa de conferência assim que concluir a separação.

A Venda.la possui uma exclusiva função de Picking & Packing. Com ela você pode usar o número do pedido para conferir se o produto separado está correto. Você também pode usar o código de rastreio ou o número da NFe para cehgar o pedido.

É uma função eficaz para conferir todos os itens que compõe o pedido e evitar prejuízos com o envio de produtos incorretos.

A função permite que você confira as informações copiando e colando ou digitando os códigos desejados, ou pode simplesmente utilizar um leitor de código de barras. A segunda opção torna a gestão ainda mais rápida eficaz, contudo, se seus produtos possuem alguma particularidade, você ainda poderá usar a função digitando o SKU ou o EAN dele no painel do Picking & Packing.

O Picking & Packing Venda.la é o completo ideal para tornar a expedição em marketplaces independente e produtiva. Ele ainda tem uma grande vantagem.

Venda.la: expedição sem backoffice

Se você possui o Certificado A1, você consegue programar a Venda.la para emitir automaticamente suas notas fiscais.

O sistema pode ser configurado para que as notas sejas geradas e impressas automaticamente, junto com as etiquetas de envio. Com essa possibilidade você praticamente elimina os processos de backoffice nessas etapas da gestão.

Se você desejar, o sistema pode ser configurado para que a emissão e a impressão da NFe e da etiqueta de envio sejam feitas após a conferência. Nesse modelo de operação, sua expedição faria a sepração dos produtos e na medida que a conferência fosse efetuada, notas e etiquetas seriam impressas, tornando a gestão em marketplaces similar a uma esteira de trabalho.

São diversas as possibilidades de trabalhar e ajustar a Venda.la à sua operação em marketplaces. Uma de nossas especialistas é auxiliar o seller a organizar a gestão em marketplaces.

Conte não só com o apoio da tecnologia da Venda.la, mas com equipes especializadas, atendimento humanizado e personalizado. Se você quiser conhecer melhor todos os benefícios da Venda.la, entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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