Mercado Livre: Disponibilidade de produtos em estoque


Mercado Livre - Disponibilidade de produtos em estoque

No último dia 12 de Fevereiro de 2020, o Mercado Livre modificou uma regra em seus anúncios. Agora os vendedores têm a obrigatoriedade de informar nos anúncios a quantidade de produtos disponíveis em estoque. O intuito da mudança é diminuir a quantidade de perguntas recebidas diariamente no canal e tornar as vendas mais ágeis.

Devido à essa mudança, você não pode mais pedir em seus anúncios que o comprador pergunte a quantidade disponível em estoque antes de realizar a compra. Se o seu anúncio conter esse tipo de pergunta no título ou na descrição, ele será pausado.

Como evitar que seus anúncios sejam pausados?

Existem algumas boas práticas para que você não seja prejudicado com essa mudança, veja:

Anuncie somente a quantidade disponível no momento

Informar a quantidade de produtos disponíveis em estoque é fundamental. Você evita a vendas de produtos esgotados e, consequentemente, evita dezenas de cancelamentos no canal por falta de produtos.

Anunciar produtos com quantidades divergentes influencia negativamente sua reputação e prejudica o comprador que espera ansioso pelo produto adquirido.

Se você trabalha com múltiplos marketplaces, controlar o estoque manualmente pode ser uma tarefa demorada e, além de tudo, perturbadora. Procure um HUB integrador de marketplace que faça o controle de estoque automaticamente para seus canais de vendas. Assim, você ganhará tempo para gerenciar melhor sua empresa e aumenta a produtividade da sua equipe, melhorando significativamente a rotina.

Não tenha na descrição frases do tipo “Verifique a disponibilidade em estoque”

Virou hábito entre os vendedores incluir na descrição um pedido para que o comprador faça perguntas sobre quantidade disponível. A partir do dia 12, suas descrições e títulos não podem ter nenhuma menção sobre fazer perguntas sobre estoque.

Entretanto, o Mercado Livre adicionou um novo campo em seus anúncios para que você adicione a disponibilidade em estoque. Este novo recurso permite informar aos compradores o tempo que você precisa para ter seus produtos disponíveis para venda. Utilize essa funcionalidade se você:

  • Se você vende por encomenda, ou seja, se vende somente após a venda;
  • Se você fabrica os produtos que vende;
  • Se você customiza os produtos que vende, por exemplo, camisetas personalizadas;
  • Se você recebe o estoque do fornecedor de tempos em tempos.

Para adicionar o prazo de disponibilidades em seus produtos, basta ir em “Disponibilidade de estoque” na edição dos seus anúncios.

Analise seus concorrentes

Antes de adicionar o prazo de disponibilidade em seus anúncios, certifique-se sobre o prazo dos seus concorrentes diretos. Quanto menor o tempo de disponibilidade, mais fácil será para vender, pois seu anúncios sempre ficarão bem posicionados no marketplace. Ou seja, quanto maior o prazo de disponibilidade, mais baixo seus anúncios ficarão na lista.

Lembrando que, se você adicionou o prazo de disponibilidade em seus produtos mas não precisa mais dele, não esqueça de excluí-lo. Isso vale principalmente para quando você está aguardando a disponibilidade e entrega do seu fornecedor. Caso você utilize o por ser fabricante e vender sob encomenda, lembre-se de sempre atualizar o prazo caso houver mudanças e imprevistos em sua produção.

Se caso você adicionou um tempo mas seu produto ficou disponível antes do prazo, basta informar na venda para ter acesso à etiqueta de envio.

Adicione as variações do seu produto, caso necessário

Se você pedia que o comprador mencionasse a cor, tamanho ou qualquer especificação antes de ser enviado, separei algumas dicas para não ser afetado:

  • Crie um anúncio para cada variação do seu produto ou adicione todas as variações no seu anúncio;
  • Adicione corretamente a quantidade disponível em estoque de cada variação do seu produto.

Caso as variações do seu produto levar tempo diferente para ter disponibilidade, o indicado é que você crie um anúncio para cada variação.

Automatize sua gestão e o controle de estoque

Falei acima sobre a importância de um HUB de integração para automatizar o controle de estoque, mas os benefícios vão além. Um HUB de Integração Mercado Livre pode te ajudar em diversas funções, como:

  • Cadastro de produtos e anúncios rapidamente, incluindo anúncios com variações e kits;
  • Agiliza e facilita as negociações, auxiliando a responder as perguntas e mensagens recebidas;
  • Emissão e impressão de etiquetas de envio automática;
  • Emissão e impressão de NFe automática;
  • Integração com os serviços logísticos do Mercado Livre.

A Venda.la te proporciona todas essas vantagens, além de várias automações e funcionalidades que auxiliam sua gestão em marketplace.

Você também contará com a função Picking & Packing para separação dos pedidos, destacando um resumo do pedido para diminuir chances de erros. Como a foto do anúncio vendido, descrição, histórico de perguntas e mensagens, destaque de variação e alerta de problemas.

A Venda.la também possui integração com o Mercado Envios Coleta. Utilizando os ERPs Bling ou Tiny, a emissão da NFe é facilitada, mas, para quem não utiliza nenhum ERP, também integramos ao faturador do Mercado Livre. Após a emissão da NFe, a Venda.la atualiza automaticamente o XML para o Mercado Coleta. Feito isso, basta você imprimir as etiquetas e o romaneio.

São muitas facilidades que a Venda.la proporciona para os vendedores de marketplace, principalmente para o Mercado Livre. Se você ainda não tem um HUB de integração Mercado Livre ou deseja migrar de plataforma, podemos te ajudar.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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