Mercado Envios: qual a melhor forma de gerenciar?


Mercado Envios: qual a melhor forma de gerenciar?

Uma das grandes vantagens de vender no Mercado Livre é poder utilizar o Mercado Envios, serviço de logística do marketplace. Dividido em diferentes modalidades, a solução ajuda os sellers a ganhar agilidade e eficiência na operação.

O Mercado Envios é o maior serviço de logística que um marketplace oferece no Brasil. Não é por acaso que a empresa planeja investir R$10 bilhões em logística ainda em 2021. As diversas modalidades de logística que o Mercado Envios disponibiliza aos vendedores é a prova do quanto o marketplace leva a sério essa vertente.

No entanto, gerenciar pedidos do Mercado Livre que são enviados pelo Mercado Envios exige processos de gestão bem definidos para evitar prejuízos. Além disso, para tornar o trabalho mais eficiente é necessário utilizar apoio tecnológico de soluções como um HUB de Integração com Marketplaces e/ou um ERP.

Este é um artigo simples e direto ao ponto para te trazer conhecimento sobre o que é Mercado Envios e quais as melhores práticas. Ao final desse artigo, acredito que você estará com todas as informações necessárias para evoluir suas vendas no Mercado Livre.

O que é o Mercado Envios?

O Mercado Envios é a solução logística do Mercado Livre que facilita o transporte de mercadorias entre sellers e cliente. Com esse serviço, o vendedor não precisa combinar individualmente a entrega com o comprador, o que traz mais agilidade para todo o negócio.

Mesmo na modalidade mais simples, o Mercado Envios permite que o vendedor emita uma etiqueta de envio com todos os dados da venda e endereço do cliente. O lojista só precisa imprimir essa etiqueta, anexá-la ao pacote e leva-lo até uma agência dos Correios ou ponto de envio mais próximo.

O Mercado Livre assume toda a responsabilidade pelo envio, inclusive pelo cálculo do frete. O marketplace fornecerá o código de rastreio tanto ao vendedor, quanto ao consumidor, isentando o lojista dessa tarefa.

Quais são as modalidades do Mercado Envios?

Atualmente existem diversas modalidades de envio que possibilitam que o vendedor consiga escolher a que melhor se encaixa em suas possibilidades. Veja as principais modalidades:

Mercado Envios 1

Talvez você nem conheça essa modalidade. Apesar do nome nesta modalidade o seller do Mercado Livre é responsável por toda logística do pedido.

Mesmo que o responsável não seja o Mercado Livre, essa modalidade está dentro do Mercado Envios para que o vendedor possa enviar ao Mercado Livre o cálculo de frete próprio para seus produtos.

Como a responsabilidade é do vendedor, ele deve enviar pelo seu integrador de marketplaces o código de rastreio e as informações de despacho e entrega do pedido.

Mercado Envios 2

Conforme comentei, nessa modalidade o Mercado Livre assume toda a responsabilidade pelo envio do produto, cabendo ao lojista apenas emitir a etiqueta, anexá-la ao pacote e levar a mercadoria a um ponto de envio. Trata-se da modalidade mais utilizada e conhecida do Mercado Envios.

Ao adotar o Mercado Envios, o seller ainda ganha outros benefícios como agilidade para receber o dinheiro, oportunidade de oferecer frete grátis para produtos acima de R$79 com 50% do custo coberto pelo Mercado Livre e reembolso do canal caso haja algum imprevisto ou problema no envio.

Mercado Envios Coletas

Essa modalidade funciona exatamente como o Mercado Envios padrão, apenas com uma única diferença: o próprio Mercado Livre vai até o galpão do lojista buscar as mercadorias, poupando o tempo do vendedor de levar todos os pacotes até um ponto de envio.

Nessa solução o Mercado Livre ainda oferece embalagens padronizadas, o que auxilia ainda mais na organização do seller. No entanto, vale lembrar que esse serviço só está disponível para o estado de São Paulo, sendo necessário ter ao menos 20 vendas diárias para aderi-lo.

Mercado Envios Full

Este é o serviço de fulfillment do Mercado Livre. Nesta opção, o marketplace recebe seus produtos em um de seus centros de distribuição. De posse de seus produtos, ele se responsabiliza por toda a logística da operação, emitindo a NFe, separando, embalando e enviando o produto direto do CD onde seus produtos estarão alocados.

O vendedor deve estar sempre atendo ao agendamento do Mercado Full, que é feito para enviar os produtos e para retirar produtos sem venda. O serviço atualmente está limitado a vendedores que tenham um CNPJ cadastrado em São Paulo.

Mercado Envios Flex

Por fim, o Mercado Envios Flex segue um padrão um pouco diferente das outras modalidades. Também há a emissão de etiquetas de envio, mas nesse caso o próprio lojista realizar a entrega com veículos próprios ou entregadores.

A ideia aqui é oferecer um envio mais rápido, que entregue inclusive no mesmo dia da compra. Para utilizar o serviço, o motorista deve baixar o app do Mercado Flex, escanear a etiqueta de envio e levar a mercadoria até o cliente final.

Como gerenciar o Mercado Envios?

Ele pode ser gerenciado na própria plataforma do Mercado Livre. O vendedor consegue acompanhar seus pedidos, inserir os dados fiscais da NFe e gerar as etiquetas de envio.

Gerenciar pelo próprio canal é viável aos lojistas com volumes de vendas menores e que não vendem em outros marketplaces. Conforme a operação fica mais estruturada, a gestão pelo painel do marketplace passa a ser um desafio maior.

Por esse motivo, vendedores de marketplace que possuem maior experiência utilizam uma integradora de marketplaces. Com essa ferramenta, você gerencia todas as suas vendas do Mercado Livre (e de outros marketplaces) em um único painel.

A gestão do Mercado Envios deve ser otimizada por dois principais motivos:

  1. Despachar os pedidos mais rápido;
  2. Evitar prejuízos.

Despachar os pedidos com maior agilidade garante ao seller uma reputação melhor dentro do marketplace, além de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor. Fazer esse processo com perfeição significa evitar prejuízos também. Contudo, vejo diariamente vendedores que enfrentam dificuldades em processos básicos, como:

  • Emissão de NFe;
  • Impressão da Etiqueta de Envio;
  • Separação e conferência de produto/variação para envio.

Tratam-se de processos rotineiros para a maioria dos pedidos que não são feitos pelo fulfillment. Se sua empresa leva muito tempo para emitir notas fiscais, seu envio não será rápido. Se você não consegue imprimir em massa etiquetas de qualquer modalidade do Mercado Envios, seu envio poderá atrasar.

Agora, um dos erros mais graves está na separação de produto e variações em seu estoque. A falta de clareza e simplicidade na separação e conferência geram grandes prejuízos ao vendedor. Se você já enviou um produto ou uma variação errada a seu cliente, você sabe a perda que isso representa.

Todos esses processos ficam simples com um hub de integração com marketplaces. Por isso, mesmo que seja possível gerenciar pedidos e envios pela plataforma do marketplace, use uma integradora. O diferencial está nas possibilidades que esses sistemas proporcionam aos vendedores.

Otimize sua gestão com a Venda.la

Para finalizar, quero te falar sobre as maneiras que temosx para tonar sua gestão de Mercado Envios mais eficiente.

Emissão de NFe e Envio de dados fiscais para o Mercado livre

A Venda.la possui integração com os principais ERPs do Mercado. Dessa forma, você consegue emitir a NFe no seu ERP diretamente pelo nosso painel. Você torna esse processo centralizado e evita a necessidade de acessar mais de um local para cumprir a tarefa.

Se você utilizar Certificado A1, você consegue configurar nosso sistema para emitir a NFe automaticamente para você, inclusive.

Além de emitir a nota fiscal, a Venda.la envia as informações da nota para o Mercado Livre. Trata-se de um processo essencial, principalmente para quem usa Mercado Coleta, por exemplo.

Outra grande vantagem da Venda.la é que você consegue imprimir a Danfe Simplificada pelo nosso sistema. Dessa forma você pode imprimir a danfe como declaração de conteúdo facilmente, até mesmo na impressora zebra.

Impressão de Etiquetas de Envio em A4 ou na Zebra

Independente da modalidade de envio, pela integradora de marketplaces Venda.la você gera e imprime as etiquetas com facilidade.

É possível configurar qual a melhor impressora para imprimir suas etiquetas. A Venda.la gera impressões A4 ou manda as etiquetas para sua impressora zebra. Se você desejar, existem configuração que geram e imprimem as etiquetas automaticamente.

Separação de Produtos e Conferência com Picking & Packing

Como eu disse um pouco antes, a separação de produtos incorreta e/ou a falta de conferência geram grandes prejuízos. Por entender essa grande necessidade dos vendedores, a Venda.la possui funções específicas para isso.

É possível imprimir uma folha de separação de estoque com os detalhes essenciais para separar o produto correto. Basta selecionar todos os pedidos que serão despachados e a impressão trará de forma clara e simples a quantidade de cada produto, a variação e os detalhes importantes. Dessa maneira a possibilidade de separar um item errado diminui.

Além disso, o sistema conta com uma função exclusiva de Picking & Packing. Com essa função, sua equipe poderá conferir o produto separado com a etiqueta de envio do pedido ou com a NFe. É a forma ideal para conferir e evitar o envio de produtos incorretos.

Organizar a operação é fundamental, principalmente para quem tem um alto volume de vendas. Quando você sente que não está conseguindo enviar todos os seus pedidos no mesmo dia, ou quando erros de separação de produto começam a ficar rotineiros, atenção. Você provavelmente cresceu mais do que seus atuais processos de gestão e/ou tecnologia de integração conseguem suportar.

Se vocÊ quiser conhecer melhor todos os benefícios da Venda.la, entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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