Agendamento no Mercado Envios Full: dicas e melhores práticas


Agendamento no Mercado Envios Full: dicas e melhores práticas

O Mercado Envios Full é a solução logística mais completa do Mercado Livre. Neste serviço, o marketplace assume a responsabilidade por toda a logística da sua operação, desde a armazenagem até o despacho dos produtos. No entanto, muitos sellers têm enfrentado dificuldades no agendamento no Mercado Envios Full.

Devido à grande demanda pelo serviço, os vendedores estão relatando problemas ao agendar o envio de produtos para os galpões do Mercado Livre. Alguns lojistas dizem que as datas disponíveis estão muito distantes ou que o estoque no Full se esgota antes de uma nova data de envio.

Para evitar problemas na operação ou perder oportunidade de vendas, vale a pena entender as melhores práticas para agendamento no Mercado Full, bem como conhecer algumas alternativas para esse problema.

Dicas para fazer o agendamento no Mercado Envios Full

Se você está com dificuldade de encontrar datas na hora de realizar o agendamento de envio de mercadorias para o Mercado Envios Full, atente-se às seguintes recomendações:

1- Fique atento aos horários de agendamento

A primeira e mais básica dica é ficar atento aos horários em que faz os agendamentos no Mercado Envios Full. Os primeiros horários do dia são sempre menos disputados, então tente realizar agendamentos a partir da meia noite.

As chances de conseguir realizar o seu agendamento serão muito maiores. Contudo, essa não chega a ser a solução ideal para todos os vendedores e nem para o serviço em si, já que, apesar de mais provável, no agendamento não chega a ser uma certeza.

2- Realize o agendamento com antecedência

De fato, as datas de envio de produtos para os galpões do Mercado Livre estão cada vez mais escassas. Geralmente só há datas disponíveis 2 ou 3 semanas depois do dia que você está realizando o agendamento.

Nem sempre é fácil se programar com essa antecedência, já que em muitos casos você nem tem o produto em mãos ainda. No entanto, não há muita escapatória: você vai precisar se planejar e realizar o agendamento com antecedência. Portanto, vale a pena atentar-se a esses prazos e sempre ter em mente como estará sua operação daqui a 15 ou 20 dias.

Caso você não tenha o produto a pronta entrega, mas tenha a previsão de recebe-lo, realize mesmo assim o agendamento. É possível fazer edições ou até cancelar o envio depois de programado.

3- Divida os envios em vários agendamentos

Talvez essa seja a principal dica para quem deseja realizar o agendamento no Mercado Full. É possível realizar um único agendamento para todos os seus produtos. Em um primeiro momento, essa é a alternativa mais intuitiva, inclusive.

No entanto, o mais recomendável é você dividir esse envio em vários agendamentos. Isso porque com um volume menor de produtos, fica mais fácil encontrar datas mais próximas disponíveis. Às vezes é justamente o grande número de itens que está impedindo o vendedor de encontrar uma data próxima.

Além disso, dividir os envios ajuda a editar ou cancelar os agendamentos. Depois de programar uma data, o seller pode mudar em até 10% o número de itens que ele vai enviar. Ou seja, se ele programou o envio de 100 unidades de diferentes produtos, é possível até modificar o produto que será enviado, mas sempre será preciso enviar entre 90 e 110 unidades.

Caso o vendedor não consiga cumprir essa regra por problemas de fornecimento, por exemplo, ele precisará cancelar o envio. Se o agendamento estiver dividido em várias datas, é só cancelar o envio referente ao produto que teve o problema.

Por outro lado, se o seller fez um agendamento único para todos os produtos, possivelmente ele precisará cancelar o agendamento por conta de um único produto, causando mais atrasos.

4- Cumpra com as datas programadas

O Mercado Livre penaliza os vendedores que realizam o agendamento mas não enviam os produtos na data marcada. Ou seja, uma vez que você consegue programar um envio, cumpra com a data agendada.

Caso tenha problemas de fornecimento ou algum imprevisto, cancele antecipadamente o envio ou tente editar os produtos que serão enviados.

Como se prevenir de problemas com agendamento?

Mesmo seguindo todas as dicas acima, é possível que você não consiga datas de agendamento ou só consiga uma data depois que seu estoque do Mercado Full estiver esgotado, o que fará com que o anúncio seja pausado no Mercado Livre.

Para evitar esse cenário, nossas recomendações são:

Use outras formas de envio além do Mercado Full

Não dependa exclusivamente no Mercado Full para vender suas mercadorias. Tenha um estoque próprio e crie anúncios usando as outras modalidades de envio do próprio Mercado Livre.

Com o Mercado Envios, você consegue emitir uma etiqueta de envio e só precisa anexá-la ao pacote e levar a embalagem ao ponto de envio mais próximo. No Mercado Coletas, a comodidade é ainda maior, já que o próprio Mercado Livre busca as mercadorias no seu galpão.

Dessa forma, caso seu anúncio no Full seja pausado porque você não está encontrando datas para enviar novos produtos ao Mercado Livre, você ainda terá outras modalidades de vendas ativa e não necessariamente perderá oportunidades de venda.

Faça um bom planejamento

Ter controle do que acontece na sua operação é fundamental para evitar problemas com o Mercado Full. Se você faz uma gestão otimizada, tem um bom relacionamento com os fornecedores e tem um controle de estoque assertivo, fica mais fácil ter previsibilidade do seu negócio.

Sabendo com antecedência quando você precisará de novas compras com os fornecedores e quando você precisará fazer agendamentos para o Mercado Full, a tendência é não ser pego de surpresa mesmo com datas escassas de agendamento.

Como a Venda.la auxilia nesse processo?

A Venda.la é um hub de integração que pode auxiliar vendedores a contornar problemas de agendamento no Mercado Full.

Nosso sistema tem integração com todas as modalidades de envio do Mercado Livre: Mercado Envios 1, Mercado Envios 2, Mercado Coletas e Mercado Full. Dessa forma, fica fácil criar, sincronizar e fazer a gestão de anúncios de diferentes soluções logística.

Temos também uma função de “Clonagem de Anúncios”, que com poucos cliques você replica seus anúncios do Mercado Livre e pode alterar apenas a modalidade de envio. Ou seja, rapidamente você pode publicar todos os anúncios em outros formatos de envio.

Com a Venda.la, você otimiza a sua gestão e tem um controle assertivo do seu estoque, que se mantém sincronizado com seu ERP e com outros canais de venda. Dessa forma, você consegue acompanhar melhor suas vendas e planejar o agendamento de produtos para o Mercado Full com antecedência.

Uma boa organização é fundamental para manter um alto volume de vendas mesmo se enfrentar dificuldades no agendamento do Mercado Full. Quer entender melhor como a Venda.la ajuda nessa gestão? Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



Procurando Tecnologia? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente