Melhore suas vendas em Marketplace no fim de ano


Melhore suas vendas em Marketplace no fim de ano

O segundo semestre é sempre o mais rentável para quem vende em marketplaces. Este semestre possui algumas das melhores datas sazonais do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Em 2018, somente o Natal foi responsável por 10% do total do faturamento do comércio eletrônico, Segundo a 39ª Webshoppers.

Apesar do período por si só trazer um aumento nas vendas em marketplaces, contar apenas com a sazonalidade de vendas não te dará nenhuma vantagem competitiva. Além disso, em um mercado cada vez mais concorrido, unir planejamento, tecnologia e informação é essencial para ter sucesso nas vendas de fim de ano.

Sem uma estratégia que leve em consideração esses três pilares, sua empresa corre risco não só de faturar menos, mas até de “fechar as portas”. Segundo pesquisa do Sebrae, no Brasil, Baixo Faturamento, Falta de Planejamento e Falta de Tempo estão entre os 3 principais motivos de falência do e-commerce.

As vendas em marktplace também seguem a mesma lógica, por isso é necessário planejar e investir em tecnologias que permitam que você não perca tempo nem dinheiro, te tornando competitivo para aumentar o faturamento.

Tudo começa no Planejamento

O planejamento das vendas de fim de ano é o primeiro passo para economizar tempo e dinheiro, evitando prejuízos. Você conseguirá prever e evitar problemas como falta de produto em estoque, atrasos nas entregas, compras de produtos sazonais com preço elevado, etc.

O planejamento começa com uma boa análise de mercado, tanto interna, quanto externa. Ambas as análises devem ser feitas regularmente, para que você tenha dados suficientes para tomar decisões mais acertadas.

Análise de mercado: interna e externa

Fazendo uma análise de mercado você tem acesso à informações que podem impactar no sucesso e fracasso da sua empresa.

Análise Interna: inspecione sua empresa

Dentre os diversos benefícios dessa análise está a possibilidade de saber quão preparada sua empresa está para um aumento de vendas.

  • Veja o quanto você está disposto a investir para a empresa ter um bom funcionamento nesse período;
  • Analise se haverá necessidade de contratar mais colaboradores na sua empresa para auxiliar no período;
  • Veja as melhores ferramentas e plataformas disponíveis para auxiliar no gerenciamento das vendas;
  • Observe se os seus fornecedores atendem todas as suas expectativas e, se necessário, busque novas parcerias.

Análise Externa: observe seus concorrentes

Você conhece seus principais concorrentes? Sabe seus produtos de Classe A possuem preços competitivos em relação a eles? E seus produtos de Classe B? Será que eles não estão na Classe B unicamente porque a concorrência consegue melhores negociações que a sua? Basicamente, a análise externa serve para responder essas perguntas.

  • Identifique quem são seus principais concorrentes;
  • Analise qual o valor que seus concorrentes vendem o mesmo produto que você, veja quais vantagens são oferecidas;
  • Observe quais são os aspectos que fazem seu concorrente ganhar as disputas e vender mais que você em determinados produtos;
  • Observe quais são os seus pontos positivos determinantes para os compradores optarem em comprar contigo ao invés dos concorrentes.

Controle de Estoque e Curva ABC

A Curva ABC é uma das mais importântes métricas para seu controle de estoque. Com ela, você conseguirá classificar a importância de cada produto para sua empresa. Para montar sua Curva ABC, observe os produtos de acordo com a demanda dentro de um determinado período, veja:

  • Produtos A: São os produtos mais relevantes, aqueles que possuem a maior demanda. Representam cerca de 20% do total de produtos que seu estoque possui;
  • Produtos B: Também são produtos relevantes, porém, com demanda menor que os de Classe A. Representam cerca de 30% do total de produtos;
  • Produtos C: São os produtos menos relevantes, com baixa demanda. Representam a maior parte do seu estoque, com cerca de 50% do total de produtos.

Acompanhando a evolução da sua Curva ABC, você sempre terá vantagens ao negociar seus principais produtos. Também terá noção de quais produtos precisam sair de linha ou receberem atenção especial para melhorar as vendas.

Ter um Controle de Estoque eficiente é parte do investimento em tecnologia que sua empresa precisa fazer para ser competitiva. Na Venda.la você controla seu estoque em tempo real, poupando tempo gasto em procedimentos manuais e ganhando tempo para gerenciar melhor a sua empresa. Entre as facilidades oferecidas estão:

  • Filtro para fácil visualização dos seus produtos com estoque e sem estoque;
  • Função “Separar Estoque”, que cria uma lista com imagem, código, quantidade, nome do produto, posição do produto no estoque e observação. Com essa lista, você consegue separar os produtos com segurança e rapidez;
  • Controla o estoque de vários anúncios do mesmo marketplace e até mesmo várias contas em marketplaces distintos;
  • Controla o estoque de kits.

Pelo painel da Venda.la você também consegue acompanhar a evolução da sua Curva ABC. Além disso, com o aumento nas vendas em marketplaces com as sazonalidades, é essencial que seu estoque seja bem controlado. Dessa forma, você evita ter prejuízos como a venda de produtos que já não possui mais em estoque.

Melhore suas vendas em Marketplace no fim de ano

Trate bem seus fornecedores e parceiros

Quanto melhor for sua relação com seus fornecedores, melhor poderá ser sua relação com os seus clientes.

Essa boa relação só lhe trará benefícios, como:

  • Melhor preço: Após inspecionar seu estoque com a Curva ABC, você saberá em quais produtos deverá investir e negociar o melhor preço. Assim você consegue ter preços mais competitivos e ganhar mais disputas com seus concorrentes;
  • Promoções: Negociando melhores preços, consequentemente você terá mais oportunidades de fazer promoções. Além disso, saberá com facilidade quais são os produtos podem virar KITs e, até mesmo, possíveis brindes para determinadas compras;
  • Prazo de entrega: Com um bom planejamento, você consegue preços especiais e compra com antecedência. Com a antecipação de compra, você terá produtos a pronta entrega e, assim, agilizar a expedição e evita demoras no envio do pedido.

Logística: tenha mais opções de transporte

Falando em prazo de entrega, ficar refém de uma única transportadora é arriscado e pode trazer uma série de problemas. Sempre que houver possibilidade e for necessário, dê mais opções de frete a seu cliente. Mesmo que a maioria dos marketplaces controlem as opções de frete, quando houver a possibilidade, dê o poder de escolha ao comprador.

Com um leque de opções, você consegue melhores negociações de prazo de entrega e melhores valores em frete. Dependendo do seu relacionamento com o transportador, conseguirá até mesmo ofertar produtos com frete grátis e vender mais.

Capacite sua equipe

Seus colaboradores terão contato direto com seus clientes, seja ele por atendimento ou durante o processo de expedição do produto. Se o profissional não estiver devidamente preparado e orientado pode provocar impressões ruins aos compradores e prejudicar seu faturamento.

Capacite sua equipe com treinamentos e cursos que possam prepará-los para melhor atender a demanda do aumento de vendas. Caso necessário, contrate mais profissionais qualificados, como por exemplo, o Customer Success, que é qualificado para atendimento aos clientes.

Venda em mais de um Marketplace

Vender em mais de um marketplace é ideal em todos os momentos, principalmente em datas sazonais e de muita movimentação. Suas chances de ser encontrado aumenta e você não corre os riscos de depender de um único canal de venda.

Existem vários marketplaces atuantes no Brasil, então é recomendado que você esteja cadastrado nos principais, que são:

Quando você vende nesses principais canais, mais vendas sua empresa vai obter e maior será a credibilidade dentro desses marketplaces.

Envie e-mails para os clientes atuais

Lembre-se que antes das festividades de fim de ano você já havia conquistado muitos outros clientes, não esqueça-os. Envie e-mails informando que neste período você terá promoções especiais e melhores condições de frete. Desta forma, ele se sentirá seguro em comprar novamente com você ao invés de cogitar comprar com seus concorrentes.
Além disso, aproveite o momento para praticar as técnicas de vendas infalíveis que disponibilizamos em nosso ebook.

Invista em um bom HUB Marketplace

O HUB Marketplace é o parceiro tecnológico que auxiliará sua empresa a economizar tempo e dinheiro. Aqui na Venda.la, desenvolvemos todas nossas soluções pensando em agilizar a gestão de marketplace de nossos clientes. Além disso, tornamos a gestão mais segura, automatizando diversos processos, eliminando erros humanos e colocando o sistema para trabalhar por você.

Veja algumas das principais funções que possuímos e que fazem a diferença na gestão de marketplaces:

  • Gerenciamento de múltiplas contas e múltiplos marketplaces;
  • Replicar anúncios de um marketplace para o outro;
  • Controle de Estoque automatizado;
  • Emissão de NFe automatizada;
  • Impressão de Etiquetas de Envio automatizada;
  • Envio automático dos dados fiscais para o marketplace;
  • Possibilidade de imprimir as etiquetas de envio de qualquer marketplace direto pelo painel.

Investir em tecnologia para gerenciar suas vendas em marketplace é garantir que sua equipe será produtiva e que sua empresa estará mais preparada para o aumento de vendas.

Após as vendas de fim de ano

Após o grande pico de vendas causado pelo fim de ano, analise as métricas e veja como foi seu desempenho. Além das métricas importantes para marketplace, veja qual foi seu faturamento, volume de vendas, seu fluxo de caixa e compare com o ano anterior.

E não se esqueça de fazer um pós-venda de sucesso! Nada adianta ser impecável em todos os processos de captação de um novo cliente e não mantê-lo ativo e satisfeito.

A Black Friday está se aproximando e logo já chega o Natal, então corra que ainda dá tempo de planejar.

A Venda.la tem a proposta de não ser apenas um HUB Marketplace, mas, acima de tudo, um parceiro para auxiliar cada vendedor a gerenciar melhor e crescer nos marketplaces.

Esta é a hora perfeita para migrar de HUB e ter mais chances de se destacar da concorrência nesse final de ano. Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e agende uma demonstração. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Como Vender e Vencer na B2W

+ Sem comentários

Comente