Imagem: o cartão de visitas do seu produto


Imagem: o cartão de visitas do seu produto

Quando você vai criar um anúncio você usa apenas fotos da internet? Ou pior, você está se apropriando de fotos alheias, sem se preocupar com quem é o verdadeiro proprietário?

Se você está nessa etapa, está na hora de evoluir para o próximo passo. Com a concorrência cada vez maior, você precisa se diferenciar e suas imagens são uma das melhores maneiras de conseguir. Aqui vão algumas dicas

Fundo branco ou claro

É fundamental que o fundo na foto esteja totalmente branco ou com um fundo claro. Eu sei que tem produtos que não se destacam com esses fundos, mas isso é a minoria. Via de regra o fundo tem que ser claro.

Marca d’água

Não use marca d’água. Simples assim. Eu sei, pode ser que seu concorrente te copie e pegue suas fotos sem autorização. Se isso acontecer, notifique o vendedor e peça para ele deixe de utilizar suas fotos. É mais simples do que você imagina, na maioria das vezes isso resolve o problema. Se não resolver, você pode recorrer à medidas mais drásticas.

O Mercado Livre, há algum tempo atrás, notificou os vendedores comunicando que anúncios com marca d’água e fundo escuro perderiam relevância em sua busca. Conheço relatos de vendedores que também já foram alertados sobre isso em outros marketplaces.

Imagens quadradas

Use imagens quadradas. Quando você tira uma foto, geralmente a proporção dela é 3:2 (três para dois), mas esse não é um bom formato para o marketplace. A melhor proporção é de 1:1 (um para um), ou seja, fotos quadradas.

A maioria dos marketplaces tem layouts projetados para essa proporção. Mantendo o padrão, você respeita o design criado para uma boa experiência do usuário.

Dimensões de imagens para marketplaces

Cada marketplace tem uma dimensão padrão para as fotos, mas com uma imagem 800×800 pixels com 72dpi de resolução você atende todos os padrões. Esse formato também é recomendado pelo Google Shopping.

Produza suas próprias fotos com criatividade

O simples fato de produzir fotos mais criativas é um diferencial muito grande dentro do marketplace, onde a maioria das lojas já usam fotos prontas pegas com o fabricante.

Técnicas para criar um anúncio Campeão de Vendas em Marketplaces

Nome do Arquivo

Geralmente você nomeia seus arquivos com um nome do tipo “foto01”, “foto02” e assim por diante? Então pare de fazer isso imediatamente!

Nomeie seus arquivos com características do seu produto. Por exemplo: em uma foto do celular Galaxy S8 você poderia colocar o nome do arquivo assim:

smartphone-samsung-galaxy-s8-plus-dual-chip-preto.jpg

Isso ajuda não só a você controlar melhor as fotos em seus próprios arquivos e, principalmente, para os buscadores indexarem melhor suas fotos.

Se você estiver bem posicionado nas buscas feitas por imagens, a probabilidade de receber visitas orgânicas é muito alta, e quanto mais visitas em seu produto, mais vendas.

Uma imagem vale mais que mil palavras

A foto é o maior meio de comunicação entre seu produto e o cliente. È a primeira coisa que ele verá em seu anúncio.

Se você está com a foto igual a todos os outros vendedores, é natural que o comprador compare outros fatores para decidir a compra, como por exemplo preço. Mas não é pelo preço que você quer se destacar. Uma boa foto agrega confiança e profissionalismo ao seu produto.

Como você trabalha com suas fotos? Acha que pode melhorar ou está satisfeito com a maneira que utiliza atualmente? Comente, deixe sua dica ou dúvida.

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