Hub de Integração com Marketplaces: O que é?


Hub de Integração com Marketplaces: O que é?

Os marketplaces são uma excelente alternativa para quem deseja começar ou ampliar suas vendas pela internet. No entanto, conforme você expande seu negócio e passa a atuar em diferentes plataformas, a gestão torna-se um desafio. É aí que um hub de integração com marketplaces pode ser a solução para manter a casa em ordem.

O que é um Hub de integração com marketplaces?

De acordo com a 42ª Edição do Webshoppers 2020, as vendas em marketplace representam 78% do faturamento total das vendas online. Esse é um indício claro de que muitos lojistas estão lucrando em marketplaces.

Porém, em muitos casos, esses lojistas estão vendendo em diferentes canais. É comum que eles tenham uma loja virtual própria, mas também vendam os mesmos produtos no Mercado Livre e no Magalu, por exemplo.

Conforme o volume de vendas aumenta, a gestão nessas diferentes plataformas pode se tornar uma grande dor de cabeça. Um Hub de integração com marketplaces tem justamente o objetivo de centralizar toda a operação em uma única plataforma.

Dessa forma, o lojista gerencia todas as suas contas de diferentes marketplaces em um só local. Um bom hub, inclusive, também faz a integração com outras soluções tecnológicas como ERPs, plataformas de e-commerce e soluções de logística. A ideia é que tudo possa ser visualizado em uma única ferramenta.

Quais são as principais vantagens de um hub de integração com marketplaces?

Para te ajudar a entender melhor as funcionalidades de um hub de integração, listamos aqui os seus maiores benefícios:

Centralize a gestão em uma só plataforma

A principal função de um integrador de marketplaces é centralizar todas as informações do seu negócio em uma única ferramenta.

Na prática, isso gera um maior controle na gestão de vendas. Afinal, você acompanha os pedidos de diferentes plataformas em um único local. Assim, consegue visualizar facilmente o status de cada um deles, atualizá-los, criar análises e comparações.

O hub também permite que você tenha controle de estoque. Como todas as suas contas estão integradas em uma única ferramenta, quando um produto é vendido, automaticamente o seu estoque diminui para todas as plataformas. Assim, você não perde o controle e não corre o risco de não ter o produto em mãos para a entrega.

Cadastre produtos com mais facilidade

Imagina ter que cadastrar seus produtos um a um no Mercado Livre, Magalu, Amazon, B2W, Via Varejo, Madeira Madeira e por aí vai… E mais, cada alteração no produto precisará ser feita plataforma por plataforma. Só de imaginar parece uma atividade extremamente trabalhosa, certo?

Com um Hub de integração, quando você cria ou edita alguma informação de um produto, essa alteração é feita em todos os canais. Se você decidir entrar em um novo marketplace, é possível puxar todas as informações de um outro marketplace que você já vende ou até da sua própria loja virtual, caso ela seja integrada ao sistema.

Otimize e automatize processos

Em um mercado cada vez mais competitivo, a exigência dos clientes só aumenta. Ter processos otimizados é fundamental para entregar os produtos com agilidade e ganhar a confiança dos compradores.

Um hub de integração facilita essa otimização das rotinas do dia-a-dia. Em poucos minutos você consegue visualizar de forma muito clara como está sua operação, quais são as maiores urgências e possíveis problemas com os pedidos. Isso permite que sua equipe foque menos em atividades operacionais e mais em planejamento estratégico para atrair mais clientes.

As automações oferecidas pelos hubs de integração também dão agilidade aos processos. Por exemplo, quando o hub está integrado a um ERP, é possível configurá-lo para emitir a nota fiscal e imprimir a etiqueta de envio logo após a aprovação do pedido, o que agiliza toda a operação.

Aumente suas vendas

Ainda que seja uma consequência indireta, usar um hub de integração tende a aumentar suas vendas. Primeiramente porque sua estrutura estará mais organizada, o que possibilitará melhores análises e melhor entendimento dos pontos de melhoria.

Além disso, um hub permite que você atue de maneira integrada em vários marketplaces. Isso significa maior visibilidade para o seu produto e, consequentemente, maior número de vendas.

Por fim, toda sua equipe terá mais tempo para estruturar melhores estratégias de marketing e vendas já que muitas das atividades operacionais já serão automatizadas pelo sistema.

Melhore o pós-vendas

Um hub de integração ainda pode trazer benefícios mesmo depois que a venda é concretizada. Como o hub está totalmente integrado com os serviços de logística, o vendedor consegue acompanhar o status de cada entrega.

Se a princípio essa informação não parece tão interessante, ela pode ser fundamental para antecipar problemas: afinal, o lojista fica ciente de quantas entregas estão em atraso, quais estão aguardando retirada e consegue se previnir de possíveis reclamações por atraso.

A Venda.la como hub de integração com marketplaces

A Venda.la é uma das principais plataformas que permite a integração entre marketplaces. Por meio do nosso hub, você centraliza e organiza sua operação, aumentando a produtividade do seu negócio.

Conheça todos os benefícios da nossa plataforma e entenda como sua empresa pode se beneficiar dela. Se preferir, entre em contato com os nossos especialistas e agende uma reunião para explicarmos o produto e fazermos um diagnóstico do seu momento.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



Como disputar Buy Box nos marketplaces

+ Sem comentários

Comente