Gestão em marketplaces – Como controlar suas vendas?


Gestão em marketplaces – Como controlar suas vendas?

Organização e planejamento são atributos essenciais para qualquer um que venda pela internet. Se você atua em marketplaces como Mercado Livre ou B2W, por exemplo, esse cuidado precisa ser redobrado. Uma boa gestão em marketplaces é fundamental para controlar as vendas em diferentes canais.

Afinal, é preciso estar atento com fornecedores, pedidos, pagamentos, estoque, nota fiscal… e tudo isso deve estar sincronizado entre as diferentes plataformas. Parece um grande desafio, certo?

O lado bom é que, uma vez que você consiga fazer a gestão, a chance de ter bons resultados é enorme. Afinal, você estará com uma operação organizada e que atua em diferentes canais, atingindo um público muito maior!

Como otimizar a gestão em marketplaces

Para te ajudar a arrumar a casa e melhorar sua gestão em marketplaces, listamos os principais pontos que você precisa ficar de olho.

1- Integre todas as suas ferramentas

Essa é a maior dica para conseguir controlar as vendas em diferentes marketplaces. Imagine coletar os pedidos em diferentes canais, juntar em uma planilha de Excel, emitir manualmente a nota fiscal de cada venda… rapidamente você perceberá que isso será inviável.

Com um Hub Marketplace como o da Venda.la, por exemplo, é possível integrar diferentes marketplaces em uma única plataforma. Assim, os pedidos de todos os canais são centralizados no sistema, facilitando a gestão. O Hub também integra com ERPs (o que permite emitir notas fiscais de forma automatizada) e com sistemas de logística (gerando etiquetas automaticamente).

Ou seja, se você vende em mais de um marketplace, é fundamental que você contrate um hub de integração para não se perder em meio aos pedidos.

2- Avalie o trabalho da concorrência

Como seus concorrentes estão vendendo em marketplaces? Nem sempre conseguimos saber quais ferramentas eles usam, mas ter uma noção de quais canais eles tão apostando, onde estão divulgando e como está a estratégia de precificação dos seus competidores pode te dar um norte a seguir.

Lembre-se que isso é só para ter uma ideia geral de alguém que já está vendendo em diferentes marketplaces. É importante que você crie sua própria estratégia e estude o mercado para entender como e onde apostar suas fichas.

3- Atente-se à gestão do estoque

Esse é um dos processos que mais gera dor de cabeça nos lojistas. É essencial ter estoque suficiente para abastecer a demanda e prever quando será preciso recorrer aos fornecedores. E isso só acontece se você tiver um bom controle de estoque.

Para isso, você precisa saber exatamente quantos produtos estão sendo vendidos em cada marketplaces. O estoque entre as plataformas precisa estar unificado e atualizado. Se o lojista realizar uma venda e não ter o produto a pronta entrega, certamente ele enfrentará problemas com avaliações negativas, cancelamento da compra ou atraso no envio.

4- Envie as notas fiscais corretamente

A maioria dos marketplaces exigem a emissão e envio de notas fiscais. Sem um sistema de integração, é preciso fazer esse processo de forma manual. Isso é possível quando as vendas não são tão altas ou quando você não trabalha em muitos canais diferentes.

No entanto, a situação vai ficando mais complexa conforme você expandir seu negócio para diferentes marketplaces e passar a vender mais. Atrasar a emissão de notas significa atrasar o envio e, consequentemente, a entrega. Portanto vale a pena ter grande atenção a esse ponto.

5- Analise seus resultados

Acompanhar a sua performance é essencial para uma boa gestão em marketplaces. Quais são os produtos que estão sendo mais vendidos? Qual é o canal que dá maior retorno? Suas estratégias de marketing estão dando resultado?
É importante metrificar seu desempenho nos diferentes canais e ter uma visualização clara do que está ou não dando certo. Isso é fundamental para você traçar novas estratégias e otimizar cada vez mais a sua operação.

Como a Venda.la pode te ajudar na gestão em marketplaces?

Como você pode perceber, organização e automação de processos são fatores fundamentais para manter uma boa gestão em marketplaces. Nesse sentido, a Venda.la pode trazer grandes vantagens ao lojista.

Por meio do nosso sistema, você centraliza todos os seus pedidos em uma única plataforma, além de automatizar processos como emissão de nota fiscal, geração de etiquetas, mudança no status do pedido, etc. Você ainda acompanha toda a movimentação de vendas em nossa ferramenta, podendo extrair relatórios e métricas importantes.

Entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp e veja como a Venda.la pode te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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