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Gestão de Vendas Online – Como fazer?


Gestão de Vendas Online – Como fazer?

O comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais força no país. Com a mudança dos hábitos dos consumidores, muitas empresas têm apostado no ambiente digital para conseguir melhores resultados. No entanto, vender na internet precisa ser algo muito bem planejado. É por isso que a gestão de vendas online é um tema tão importante.

O que é a gestão de vendas online?

Podemos definir a gestão de vendas online como o conjunto de ações que serão tomadas para potencializar os seus resultados comerciais no ambiente digital. Como você pode perceber, trata-se de um conceito extremamente amplo e, por isso, não é tão simples de ser colocado em prática.

Muitos fatores influenciam no desempenho de uma loja. Desde a escolha dos produtos que serão vendidos, passando pelo preço, canais, estratégias de marketing, entre outras variáveis. Todas elas devem ser mapeadas em uma boa gestão de vendas online.

A seguir, falaremos sobre as principais características que precisam ser analisadas e implementadas para aumentar as vendas nos canais digitais:

1- Defina seu mix de produtos

A primeira decisão de quem deseja vender pela internet provavelmente está relacionada aos produtos que serão anunciados. A princípio, parece uma decisão simples: o lojista geralmente está familiarizado com uma categoria de itens ou já tem uma ideia formada na cabeça.

No entanto, o mix de produtos precisa ser muito bem estudado. É preciso fazer pesquisas e entender quais tipos de produtos estão sendo mais desejados. Vale a pena também checar a concorrência e verificar se você terá condições de oferecer um preço competitivo.

Por fim, é sempre importante lembrar que essa é uma tarefa de melhoria contínua. Sempre será preciso revisitar sua oferta de produtos, atualizar-se com o que há de novo no mercado naquele nicho e abrir mão dos itens que já não estão com o mesmo giro.

2- Estude seus canais de venda

Não existe apenas uma forma de vender pela internet. No mínimo será preciso escolher entre marketplace ou loja virtual, por exemplo. Ainda assim, são diversas opções de marketplace ou de plataformas para criação de lojas virtuais.

Assim, é muito importante conhecer as particularidades, vantagens e desvantagens de cada canal. Se optar pelos marketplaces, vale a pena avaliar a concorrência, estudar quais canais você irá explorar e traçar estratégias para se destacar lá dentro.

Vender em mais de um canal de venda pode ser uma excelente tática para aumentar a visibilidade da sua loja. Mas se optar por isso, certifique-se de manter sua operação integrada para não perder o controle.

3- Crie uma estratégia de precificação

Outro ponto fundamental da gestão de vendas online é a precificação. O valor dos produtos é um dos itens decisivos na hora de um cliente realizar uma compra pela internet. No entanto, o preço não pode ser definido de forma aleatória ou se baseando apenas nos concorrentes.

Muitos fatores entram em conta na precificação: custo-base do produto, comissões de marketplace, impostos, despesas com operação, frete, margem de lucro desejada… são inúmeras variáveis que precisam ser levadas em conta para não perder o controle financeiro do negócio.

Ciente da importância desse tema para qualquer lojista, a Venda.la até desenvolveu recentemente um recurso de precificação automática para ajudar os vendedores a calcular rapidamente o preço ideal de cada produto nos marketplaces.

4- Faça uma boa gestão dos pedidos

A gestão de vendas não acaba quando o pedido é realizado. Pelo contrário, vender pela internet significa preocupar-se com emissão de nota fiscal, picking & packing, envio, atendimento ao cliente e todas as outras atividades que acontecem após a venda.

É fundamental ter uma gestão de pedidos organizada e integrada entre seus canais. Você precisa ter uma visualização clara da etapa de cada uma das vendas realizadas. Caso contrário, aumenta-se o risco de deixar algum pedido de lado e atrasar a entrega.

5- Mapeie seus resultados

A melhor forma de avaliar se sua gestão de vendas online está boa é definindo KPIs claros. A partir deles, será possível ter uma visão melhor dos resultados, do volume de vendas, dos principais canais de aquisição, dos produtos mais vendidos, entre outras métricas.

São os números que vão mostrar os caminhos que você deve seguir e, a partir deles, será preciso tomar novas ações relacionadas aos itens que listamos acima. Ou seja, trata-se de um ciclo que precisa se repetir para os resultados sempre crescerem.

Como a Venda.la auxilia na gestão de vendas online?

Se você está em mais de um marketplace, certamente precisará de um hub de integração para fazer uma boa gestão de vendas online. Sem uma ferramenta desse tipo, fica muito difícil manter pedidos, estoque e relatórios integrados, o que certamente irá trazer problemas para a operação.

Com o Hub Marketplace Venda.la, é possível realizar essa gestão de forma muito mais otimizada. Em um único painel, centraliza seus anúncios de diferentes marketplaces, visualiza todos os pedidos, automatiza a emissão de etiquetas e notas fiscais e mantém o estoque sincronizado.

Quer saber mais sobre as vantagens da plataforma e entender melhor como ela melhora a sua gestão? Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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