Frete Grátis se mantém decisivo para as vendas


Boas condições de fretes sempre contribuíram de forma positiva no desempenho das vendas nos marketplace. Pesquisas realizadas pela Ebit | Nielsen comprova quanto o frete grátis permanece importante para as vendas online em 2019.

No primeiro semestre deste ano, 38% das compras em marketplace só foram realizadas devido ao anúncio oferecer frete grátis. Além disso, 32% dos compradores avaliaram positivamente suas experiências de compra nos marketplaces justamente por conter frete muito barato ou frete grátis.

No entanto, o investimento em melhores condições de frete ainda é escasso e tem elevado o número de insatisfações. Por exemplo, 15% dos compradores avaliaram negativamente a experiência de compra nos marketplaces por conta dos altos custos de fretes. 9% dos compradores avaliaram negativamente a experiência por longos prazos de entrega.

Apesar da porcentagem de insatisfação ser menor que a de satisfação, ela é muito considerada e decisiva para sua reputação. Mas o sucesso das suas vendas não deve depender somente das modalidades de fretes que você oferecer. Separei outros aspectos que fazem sua empresa sair na frente dos concorrentes, como:

Tenha mais opções de frete

Alguns marketplaces oferecem seu próprio serviço logístico, como o Mercado Livre e o B2W. Mas, para vendedores que não utilizam esses serviços, ter contrato com outras transportadoras auxiliam no bom desempenho nas vendas online.

Desta forma, crie parcerias com várias transportadoras diferentes, como exemplo, o Melhor Envio, onde você ganha autonomia sobre seus envios. Eles geram fretes sem que você precise ter contrato particular com alguma transportadora e muitas outras vantagens logísticas.

Ofereça bom atendimento

Prestar bons atendimentos é crucial para quem deseja ter destaque nos marketplace. Boa comunicação, cordialidade, educação, empatia e agilidade são os 5 fatores mais importantes que agregam valor ao atendimento.

Esses fatores são ainda mais relevantes para os marketplaces que permitem comunicar-se com o cliente antes da compra, como no caso do Mercado Livre e da CNOVA / Via Varejo.

Crie descrições e imagens que vendem por si só

Quando a descrição e as imagens do seu anúncio estão no padrão e são compreensíveis, seu anúncio se venderá sozinho. Com boas descrições, o comprador entenderá todas as informações de forma mais clara e diminuirá a necessidade de fazer perguntas.

Quanto as imagens, existem algumas práticas que auxiliam no bom desempenho do seu anúncio, como:

Evite usar imagens prontas pegas de catálogo ou da internet, faça você mesmo as fotografias dos seus produtos;
Utilize fundo branco ou o mais claro possível. Os fundos claros proporcionam maior destaque ao produto;
Não use marca d’água em hipótese alguma. Pode parecer vantajoso usar marca d’água nas suas imagens, mas, pelo contrário, somente prejudica o desempenho das suas vendas;
Sempre utilize imagens quadradas, pois a maioria dos marketplaces aceita nessa maneira;
A qualidade da imagem também deve ser boa. É recomendado que suas imagens tenha o tamanho mínimo de 800 x 800 pixels com 72dpi de resolução. Assim, uma única imagem atenderá os padrões de todos os marketplaces.

Seguindo essas dicas, seu comprador entenderá seu anúncio com facilidade e poderá tomar a decisão de compra mais rápido.

Agilize nos processos de expedição

A expedição dos seus pedidos é um processo que deve ser feito com agilidade. Pois, quanto mais rápido seu produto for separado e embalado, mais rápido poderá ser enviado e recebido pelo seu comprador.

Mas, mesmo que o procedimento deva ser feito com agilidade, é muito importante que ele receba devida atenção. Um simples produto enviado errado pode gerar grandes prejuízos e transtornos, como a logística reversa e até mesmo cancelamentos.

Tenha controle de estoque

Controle de estoque é um tema que sempre ressalto aqui no blog da Venda.la pois ele é super importante. Com o estoque em dia, você evita que diversas falhas aconteça, como exemplo, vender produtos em falta.

Lembre-se que o controle de estoque não limita-se somente ao espaço físico, mas também, na atualização nos marketplaces. Ou seja, além de dispor suas prateleiras de forma que facilite o Picking e Packing, você deve atualizar o produtos em todos os marketplaces que ele estiver cadastrado sempre que houver uma nova saída.

Pratique o Picking & Packing

O método Picking & Packing é a maneira eficiente de realizar a separação e embalagem dos produtos vendidos. Além disso, praticar esse método te permite agilizar os processos de expedição.

Se você envia uma boa quantidade de pedidos diariamente é comum ocorrer erros, mas o Picking e Packing visa eliminá-los. Na Venda.la levamos essa função a sério.Com um leitor de código de barras, você checa facilmente as informações do pedido e define se ele já pode ser enviado com comprador.

Seguindo todas essas dicas, você vai ver quais as maneiras certas de ajustar seus produtos para oferecer frete grátis.

Utilize um HUB Marketplace

Além de todas essas dicas, a mais importante delas é investir em um bom HUB marketplace. A principal função é auxiliar sua empresa a economizar tempo e dinheiro, gerenciando melhor todos. Aqui na Venda.la, desenvolvemos todas nossas soluções pensando em agilizar a gestão de marketplace de nossos clientes. Além disso, tornamos a gestão mais segura, automatizando diversos processos, eliminando erros humanos e colocando o sistema para trabalhar por você.

Veja algumas das principais funções que possuímos e que fazem a diferença na gestão de marketplaces:

  • Gerenciamento de múltiplas contas e múltiplos marketplaces;
  • Replicar anúncios de um marketplace para o outro;
  • Controle de Estoque automatizado;
  • Emissão de NFe automatizada;
  • Impressão de Etiquetas de Envio automatizada;
  • Envio automático dos dados fiscais para o marketplace;
  • Possibilidade de imprimir as etiquetas de envio de qualquer marketplace direto pelo painel.

Investir em tecnologia para gerenciar suas vendas em marketplace é garantir que sua equipe será produtiva e que sua empresa estará mais preparada para o aumento de vendas.

Esta é a hora perfeita para migrar de HUB e ter mais chances de se destacar da concorrência nas negociações de frete. Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e agende uma demonstração. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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Como Vender e Vencer na B2W

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