Fluxo de caixa e Gestão Financeira para Marketplace


Fluxo de caixa e Gestão Financeira para Marketplace

Para um negócio dar certo é fundamental ter uma boa gestão financeira e um bom fluxo de caixa. Essas duas práticas devem sempre andar juntas para garantir o crescimento sustentável da sua empresa.

Em resumo, o fluxo de caixa é responsável por controlar a entrada e saída de dinheiro do seu negócio. Ter a visão total de como está a situação financeira da empresa, aliada a uma boa gestão financeira podem fazer o seu negócio decolar.

Para te ajudar, nós vamos explicar como fazer um fluxo de caixa voltado para Marketplace, além de dar dicas de como manter uma boa gestão financeira.

O que é Fluxo de Caixa?

Podemos definir fluxo de caixa como um relatório gerencial de entrada e saída de dinheiro de uma empresa, em um determinado período de tempo. Esse tempo pode ser um dia, uma semana, um mês ou semestre.

Com esse controle, todas as operações e movimentações financeiras ficam registradas, junto com o motivo pelo qual elas ocorreram. Por exemplo, neste documento constam as receitas, dívidas, pagamentos, despesas.

O papel do fluxo de caixa é mostrar qual é a real situação financeira da empresa. Sem essa visão é muito difícil definir estratégias adequadas para o crescimento do negócio.

É preciso ter um equilíbrio em vendas, investimentos e despesas. Dessa forma é possível

  • Identificar onde estão as dificuldades de crescimento da empresa;
  • Ter uma previsão financeira a curto, médio e longo prazo;
  • Otimizar processos;

Passos para organizar o seu fluxo de caixa

Se você ainda não tem um fluxo de caixa estruturado, confira as dicas para começar a organizar o seu.

Categorize as receitas e despesas

Registre todas as informações e movimentações financeiras do seu negócio, até as pequenas.

Separe as contas fixas, como impostos, energia, internet, entre outros, das contas sazonais. As contas fixas são sempre previsíveis, ou seja, você sempre vai saber quanto vai gastar, então é possível reservar uma parte do seu faturamento para o pagamento.

Faça atualizações constantes

Crie uma rotina de preenchimento de informações, pois essas atualizações permitem que o seu negócio esteja sempre preparado para as situações que possam surgir.

Quando essa rotina estiver estabelecida, você vai perceber que as tomadas de decisão ficaram muito mais fáceis e assertivas.

Pesquise fornecedores

Entrar em contato com outros fornecedores te ajuda a ter uma percepção melhor sobre quem possui o melhor preço, a maior velocidade em prazo de entrega, qual deles oferece a melhor opção de pagamento.

Negocie os preços na compra de produtos

Tenha um controle de vendas para identificar quais dos seus produtos mais vendem. Dessa forma, você pode alinhar com o fornecedor a quantidade exata que pretende comprar.

Além disso, existe a possibilidade de conseguir descontos ao comprar os produtos mais vendidos em maior quantidade.

Gerencie seu estoque

Produto parado no estoque há muito tempo pode comprometer o seu fluxo de caixa, pois isso significa que você teve um custo sem retorno. Uma boa opção para movimentar os produtos parados é criar promoções.

Ajuste preços

Um ponto de atenção para ter um bom fluxo de caixa é cuidar do preço de venda dos seus produtos. Definir bons preços depende de dois fatores:

  • Cobrir seus custos operacionais e obter lucro;
  • Ter um preço competitivo que atraia os clientes.

São esses dois fatores que fazem o seu negócio prosperar ao longo do tempo. É preciso ter equilíbrio, pois um valor muito alto pode espantar clientes e um preço muito baixo pode comprometer os custos e lucros da sua empresa.

O que é Gestão Financeira?

Antes de explicar o que é Gestão financeira, é importante lembrar que o marketplace é um ambiente dinâmico, que precisa de um diálogo leve e sugestivo. Isso porque é um espaço que reúne diversas mídias para acompanhar as impressões de consumidores, que podem se tornar clientes.

Nesse sentido, a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos ligados às análises de entradas e saídas de caixa. Isso, por sua vez, envolve um planejamento e controle diário para manter sua empresa crescendo, ou seja, o fluxo de caixa.

Em outras palavras, a gestão financeira envolve um planejamento estratégico, a organização de resultados financeiros, o direcionamento e controle das finanças para alcançar melhores resultados e manter o negócio com uma boa saúde financeira.

Práticas de Gestão Financeira para Marketplaces

A Gestão Financeira traz muitos benefícios para o seu negócio, mas você deve estar se perguntando por onde começar.

É fato que não existe um jeito certo ou errado de fazer a gestão, mas existem algumas práticas que podem facilitar o processo, confira.

Fazer o controle do fluxo de caixa diariamente

É fácil perder o controle financeiro quando não há acompanhamento diário de entrada e saída do dinheiro. As receitas e despesas são o termômetro da gestão.

Acompanhar Indicadores Financeiros

Por conta da alta demanda de outras atividades, muitas pessoas deixam de lado a obrigação de acompanhar os indicadores financeiros.

No entanto, é muito importante analisar com frequência tudo o que pode impactar o negócio. Os principais indicadores para avaliação são:

  • Ticket médio;
  • Custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Reclamações no SAC;
  • Grau de satisfação do cliente;
  • Itens mais vendidos;
  • Retorno de investimento;
  • Taxa de conversão

Utilizar ferramentas de gestão adequadas

Ferramentas de gestão são aquelas que possuem um bom sistema, que produz informações parametrizadas sobre a performance do negócio.

O primeiro passo para iniciar essa jornada pode ser muito simples. Com a Plataforma a55 você tem acesso a análise de métricas, controle de inadimplência, eficácia das estratégias de aquisição de novos clientes.

Saiba gerir o lucro obtido

Nos meses em que suas vendas forem altas e você obter um bom lucro, tome cuidado para utilizar esse valor da maneira correta.

Quais áreas do seu negócio precisam de mais investimento para que a empresa continue lucrando cada vez mais? Faça uma análise detalhada para não comprometer a saúde financeira da sua empresa.

A união da gestão financeira bem feita, junto com o fluxo de caixa bem estruturado podem fazer o seu negócio prosperar. Siga as dicas que compartilhamos com você e garanta boas vendas, lucro e o crescimento da sua empresa.

Sobre a a55

A a55 é a primeira Fintech brasileira especializada em Linhas de Crédito para empresas da nova economia. Já desembolsamos mais de 150 milhões de reais, que aceleraram mais de 150 empresas no Brasil e no México.

Trabalhamos para ser a melhor alternativa de crédito para esses negócios, ajudando os empreendedores a crescerem suas empresas, fazendo parte de suas jornadas.

Para solicitar uma linha de crédito, cadastre sua empresa gratuitamente na Plataforma a55. Com ela, além de solicitar uma Linha de Crédito, você entende a movimentação de suas contas bancárias num único painel, em tempo real e com indicadores que fazem sentido para o seu negócio.

Clique aqui para se cadastrar na Plataforma a55.

+ Sem comentários

Comente