Evitando Reclamações: Demora na Entrega do Pedido


Evitando Reclamações: Demora na Entrega do Pedido
Para vendedores de marketplace, o prazo de entrega do pedido ao comprador pode ser um fator positivo ou negativo. Sabemos como é difícil ter total controle neste fator, justamente por não depender somente do vendedor, mas também do transportador. Tendo em vista essa dificuldade, é difícil para o vendedor evitar reclamações. Mas não é impossível.

Em épocas sazonais, como o Dia das Mães, o esperado é que aumentem as vendas. É fundamental que você evite demoras na entrega do produto e com isso evite reclamações, se destacando entre os concorrentes.

Sei que você está se perguntando “como eu posso evitar demora na entrega se não depende só da minha empresa?”. A resposta é simples, você poderá colocar em prática hoje mesmo e logo verá os resultados.

Como você não tem total controle do envio do produto, agilize enquanto o produto ainda está em suas mãos. Para isso, veja algumas dicas.

Dicas para evitar demora na entrega do pedido

Tenha Controle de Estoque

Você sabe a importância do controle de estoque para a gestão da empresa. Esse controle também é fundamental para agilizar o envio do pedido e, claro, evitar problemas com o cliente.

Em primeiro lugar, com o controle de estoque você evita vender um produto que já está em falta. Quando isso ocorre, normalmente o vendedor entra em contato com o fornecedor para repor o estoque o mais rápido possível. Mesmo que o fornecedor te entregue o produto no mesmo dia, as chances do despacho do pedido atrasar são grandes.

Além disso, com um estoque organizado você consegue agilizar a separação dos produtos. Aliás, esse é a próxima dica.

Utilize Picking & Packing

O método Picking & Packing é utilizado na separação do produto.

Dentre outras vantagens, você consegue eliminar erros com o Picking & Packing. Esse método te ajuda a conferir se o produto separado é realmente o produto que precisa ser enviado. Além de eliminar a possibilidade de enviar um produto ou variação diferente ao cliente, você agiliza a separação.

Existem diversas formas de aplicar esse método, então você pode estudar o que é mais adequado à sua empresa. Mesmo os métodos mais simples representam grande melhora no seu processo de expedição.

Dê opções de frete ao cliente

Mesmo que os marketplaces caminhem para um ambiente onde eles controlem esse frete, você ainda tem autonomia em muitos casos. Sempre que houver possibilidade, dê mais opções de frete a seu cliente.

Opções diferentes representam custos diferentes e prazos diferentes. Cientes dessas diferenças, o cliente será mais compreensivo ou mais exigente, dependendo da escolha que fizer.

Todo pedido é prioritário, mas ao dar opções para o cliente, você consegue se organizar para não perder o fluxo de trabalho. Classificar a prioridade dos envios é algo que te fará criar uma metodologia mais eficiente para sua expedição.

Rastreamento de mercadoria

Seu cliente quer acompanhar o pedido, então tente oferecer o rastreamento a ele. Rastreamento não influencia na velocidade de despacho, mas pode ser o detalhe que impedirá seu cliente de abrir uma reclamação.

Claro, há casos onde o rastreamento não impede que um cliente mais ansioso abra uma reclamação contra sua empresa. Contudo, a falta de informação sobre o trajeto do pedido é um gatilho prematuro para essa ansiedade. Mesmo que não elimine as reclamações, reduzi-las é um grande benefício para sua gestão e sua reputação.

Busque empresas que permitam o rastreamento e esteja preparado para os casos de logística reversa. Empresas como o Melhor Envio podem te ajudar a sanar ambas necessidades.

Automatize sua gestão

Pense em todos os processos que sua equipe precisa fazer, desde a chegada do pedido até seu envio. Cada pequeno processo que puder ser evitado é uma economia de tempo e dinheiro.

Desde conferir os dados do pedido, até emitir a NFe e imprimir as etiquetas, sempre que puder, automatize o processo. Cada detalhe deve ser considerado, da metodologia à escolha da melhor impressora de etiquetas para marketplaces. Dessa forma, você também evitará que erros humanos ocorram, além de despachar o pedido com maior agilidade.

A Venda.la trabalha focada em fazer com que você, vendedor de marketplace, gerencie melhor e venda mais. Para isso, desenvolvemos diversas funções e automações para cumprir essa meta. Veja alguns exemplos:

  • Captura de pedidos automática em até 3 minutos;
  • Emissão de NFe em apenas 1 clique;
  • Controle de Estoque automatizado;
  • Envio automático dos dados fiscais para os marketplaces;
  • Função Picking & Packing
  • Impressão automática de etiquetas de envio;

Esses são apenas alguns exemplos. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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