Eliminando erros de separação com Picking & Packing


Eliminando erros de separação com Picking & Packing

Na atual evolução do e-commerce brasileiro, é de se espantar que muitos vendedores não conheçam Picking & Packing. Essa função, que em grandes centros de distribuição é mecânica e automatizada, tem versões práticas para quem vende em marketplaces.

Quando você pensa em Picking & Packing, o que te vem na cabeça?

O que é Picking & Packing?

Esse termo é usado para descrever duas funções diárias no setor de expdição: separar e embalar. Contudo, o termo se tornou conhecido porque passou a representar o processo como um todo e suas melhores práticas. Você pode até não saber, mas existem diferentes maneiras catalogadas de separar os pedidos:

  • Picking Discreto: método onde o colaborador é responsável por separar os produtos de cada pedido individualmente;
  • Picking por Zona: mais comum em grandes estoques, nesse método a separação é feita por zona de estoque. Se em um pedido houverem produtos de zonas diferentes, significa que colaboradores diferentes farão a separação;
  • Picking por Lote: mais comum entre vendedores de marketplace, nesse método o colaborador usa uma listagem de todos os SKUs que serão despachados e os separa. Posteriormente ele separará esses SKUs por pedido para embalar.

Esses são os 3 métodos mais comuns e utilizados de separação de produtos, o que corresponde ao picking.Já o packing é o ato de embalar o produto separado. Neste processo pode haver a conferência do produto com o pedido, a inclusão da NFe e da Etiqueta de Envio na embalagem.

Cada seller executa essas tarefas de uma maneira diferente que se enquadre melhor a sua empresa. A maneira pode depender da quantidade de colaboradores, da forma como o estoque físico é feito e dos recursos tecnológicos disponíveis. A soma de processos bem definidos e bons recursos tecnológicos ajudam a eliminar erros de separação e prejuízos com envio incorreto.

Eliminando erros de separação com o Picking & Packing

Em uma expedição que envia a partir de 50 pedidos por dia, é comum se perder na separação dos produtos. Se você trabalha com produtos que possuem diversas variações, o erro torna-se ainda mais recorrente.

Pensando nisso, criamos não só uma função de Picking & Packing para marketplaces, mas facilitamos sua utilização para as diversas formas de expedição que existem. Desta forma, ao entender a importância da função e as maneiras de tornar a expedição mais eficiente é possível eliminar esses erros.

Confira maneiras de tornar sua expedição mais eficiente:

Picking por Lote: Separação de Estoque facilitada

Uma maneira comum e relativamente eficaz de separar seu estoque é por lote. Como explicado acima, nesse método todos os SKUs são separados de uma só vez, independente do pedido ao qual pertençam.

Trata-se de um método prático e que agiliza a separação, contudo, existem dois grandes pontos de atenção:

  1. Cuidado para não separar variações erradas;
  2. Cuidado para não confundir os produtos de cada pedido na embalagem;

Para auxiliar na separação por lote, a Venda.la possui uma função chamada Separar Estoque disponível para nossos parceiros. Essa função permite que o vendedor imprima uma listagem de todos os produtos que devem ser separados. Você pode selecionar todos os pedidos que pretende despachar e a função gera uma lista para impressão trazendo:

  • Imagem do produto;
  • Código SKU
  • Quantidade a ser separada
  • Nome do Produtos
  • Observação

Você ainda tem a opção de usar essa função de outra maneira: ao invés de selecionar os pedidos desejados, pode gerar a impressão por status do pedidos, ou seja, separar o estoque de todos os pedidos com determinado status.

Desta maneira você terá uma lista simples, objetia e segura para separar rapidamente produtos e variações que serão enviados. Após isso, para solucionar o segundo ponto de atenção e evitar a confusão dos produtos no momento de embalar, temos outra função.

Picking & Packing para Marketplaces

A integradora de marketplaces Venda.la possui uma função de Picking & Packing perfeita para conferência.

Utilizando essa função você consegue usar o número do pedido para conferir se o produto separado está correto. Não só o número do pedido: você pode usar o código de rastreio ou o número da NFe para conferir o produto.

Trata-se de uma forma eficaz de conferir todos os itens que compõe o pedido e evitar prejuízos com o envio de produtos incorretos. Sua expedição fica mais rápida e muito mais confiável.

Você pode conferir as informações copiando, colando ou digitando os códigos desejados, ou pode simplesmente utilizar um leitor de código de barras. A segunda opção torna a gestão ainda mais rápida eficaz, contudo, se seus produtos possuem alguma particularidade, você ainda poderá usar a função digitando o SKU ou o EAN dele no painel do Picking & Packing.

Existe outra grande necessidade que é sanada com essa conferência: conferir e separar Kits de Produtos.

Picking & Packing: Conferência de Kits de Proutos

Trabalhar com Kits de Produtos sem sombra de dúvidas é uma das melhores estratégias para melhorar as vendas em marketplaces. Contudo, essa é também uma das maiores dificuldades dos vendedores.

O Kit é composto por produtos diferentes, com SKUs diferentes, o que gera a necessidade de um controle individualizado. Muitas vezes é indispensável para o seller que hajam três processos relacionados:

  • Separar os produtos do Kit na Emissão de NFe;
  • Descontar o estoque de cada produto presente no Kit;
  • Conferir os produtos e variações do Kit antes de despechar o pedido.

A Venda.la faz todos esses processos, eliminando os diversos erros que podem ocorrer com a venda de Kits. Separamos os produtos do Kit na NFe, caso o vendedor assim necessite, e controlamos individualmente o estoque dos produtos. A função de Picking & Packing oferecida pelo sistema contempla ainda duas formas de gestão na hora de conferir os produtos:

  • Conferindo o Kit como um todo, caso o vendedor já possua kits montados;
  • Conferindo os produtos do kit individualmente.

O sistema possui ainda automações configuráveis para que você altere o status do pedido automaticamente após os produtos serem conferidos. Vale a pena ressaltar que as automações são configuráveis por você, então você define se quer utilizá-las e como quer utilizá-las.

Dependendo de como for sua expedição, você pode configurar o sistema para emitir a NFe, gerar a Etiqueta de Envio e imprimir ambas automaticamente após conferir produto com pedido no Picking & Packing. São várias possibilidades de tornar sua gestão mais organizada, mas eficiente e segura.

Independentemente da forma com a qual sua expedição trabalhe, contar com apoio tecnológico é extremamente importante para evitar erros. Muitos vendedores vão na contramão do desenvolvimento e passam a vender cada vez mais e conferir cada vez menos. A conferência é essencial para manter seu processo saudável e sua reputação de vendedor. Explore as diversas opções que existem e aplique a metodologia adequada para sua empresa.

A Venda.la possui ainda outras funcionalidades exclusivas para gerenciar com facilidade seus marketplaces. Se você quiser entrar em contato com os nossos especialistas e agendar uma reunião, você pode nos contar sobre seu cenário atual e seus principais desafios. Ouviremos suas necessidades e lhe mostraremos todas as formas que temos de te auxiliar.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



Guia: Vencendo o Catálogo do Mercado Livre

+ Sem comentários

Comente