Drops de E-commerce #8 – Mercado Livre passa a aceitar PIX
A Venda.la lançou hoje o oitavo vídeo da série Drops de E-commerce, um programa semanal que traz as principais novidades do mundo de e-commerce e marketplaces.
Nesta edição, os assuntos abordados foram:
Aliexpress quer adaptar modelo chinês ao e-commerce brasileiro
O Aliexpress, empresa que pertence ao grupo Alibaba, quer acelerar a expansão no Brasil, que hoje está entre os 5 maiores mercados do marketplace em todo o mundo. Para isso, a empresa aumentou o número de voos fretados entre China e Brasil, o que reduziu o prazo de entrega dos pedidos.
Outra estratégia adotada pelo Aliexpress foi a criação de uma Central de Atendimento em português, além da adoção de uma política de devolução grátis nas compras. De acordo com uma pesquisa da própria empresa 90% dos consumidores online brasileiros conhecem o Aliexpress, o que justifica o foco da companhia no país.
Fonte: Época Negócios
Locaweb adquire Bling
A Locaweb fez a maior aquisição de sua história e comprou o Bling em uma negociação de R$524 milhões. Essa foi a primeira aquisição da empresa no segmento de ERPs, mas a Locaweb já comprou outras 4 empresas no segmento de e-commerce só em 2021.
Para quem não conhece, o Bling é um ERP fundado em 2008, com forte presença no setor de e-commerce. Nos últimos 12 meses, a base de clientes da companhia aumentou 62% e atingiu R$60 milhões de ARR (Receita Anual Recorrente.
Fonte: Startups.com.br
Lojas Americanas compram rede Imaginarium e Puket
A Lojas Americanas, empresa da B2W, anunciou a aquisição do Grupo Uni.co, dono das redes de franquia Imaginarium e Puket. Somando as duas marcas, são 400 lojas espalhadas por todo o país.
Em 2019, o Grupo Uni.co faturou R$270 milhões com EBITDA de R$18 milhões. A empresa tinha planos de fazer o IPO no ano passado, mas a desaceleração causada pela pandemia mudaram os planos, e o grupo iniciou as conversas com a Americanas.
Fonte: Brazil Journal
Magalu lança cartão que dá cashback em conta digital da varejista
O Magazine Luiza lançou o “Cartão Magalu”, um cartão de crédito digital feito em parceira com o Itaú Unibanco. Esse meio de pagamento não cobra anuidade e ainda oferece cashback (crédito para gastar na loja) de 2% no valor das compras.
O cartão é integrado com o aplicativo do Magalu e o crédito cai diretamente na conta digital do cliente com a varejista. Como parte de promoção de lançamento, todos os clientes que solicitarem o Cartão Magalu até 31 de maio receberão o cashback em dobro (ou seja, 4% de volta) por um ano.
Fonte: Uol
Shopee aposta em campanhas para atrair consumidor
Para impulsionar o mercado brasileiro, a grande aposta da Shopee são as campanhas especiais, com cupons de frete grátis e outras ofertas. De acordo com Felipe Feistler, na Campanha de Dia do Consumidor, alguns vendedores relataram números de venda até sete vez maiores em relação a média diária de um dia normal.
Outra aposta do marketplace é o Centro de Educação Shopee, um ambiente de aprendizagem virtual onde a empresa oferece webinars ao vivo e cursos de aperfeiçoamento com temas relevantes para a profissionalização dos vendedores.
Fonte: Mercado e Consumo
Mercado Livre passa a aceitar pagamentos com o PIX
O Mercado Livre já está aceitando pagamentos com o PIX, o que representa uma grande alternativa para o uso de boletos. O uso desse método deve agilizar o processo de entrega e aumentar a oferta de frete rápido da plataforma (quando o envio é feito em 1 dia útil).
Além disso, os lojistas também se beneficiam dessa implementação. Isso porque, de acordo com o Mercado Livre, as taxas cobradas de lojistas em pagamentos feitos por PIX é menor do que as taxas cobradas em cartão de crédito.
Fonte: Exame
+ Sem comentários
Comente