Saiba a diferença entre ERP e HUB


Saiba a diferença entre ERP e HUB

Quando um vendedor de marketplace precisa de solução para melhorar sua gestão, é comum surgir uma dúvida: ERP ou HUB? Em muitas ocasiões, o vendedor não sabe a diferença entre eles e fica perdido em qual escolha fazer. Vamos mencionar aqui as principais características para que você entenda as diferenças e tenha uma tomada de decisão melhor.

Vamos começar falando sobre o ERP. Ele tem como objetivo principal a gestão da empresa (contas a pagar e receber, emissão de nota fiscal, controle de estoque). Geralmente ele é integrado com os marketplace e possui várias funções, mas não possui como objetivo tratar as regras de negócio de cada marketplace.

Já o HUB tem o foco nos marketplaces e em suas regras de negócio. Com ele é possível publicar produtos, atender os clientes, gerenciar pedidos, controlar estoque e automatizar diversos processos, dentre várias outras funções específicas para marketplaces.

O que você precisa entender é que o ERP está mais focado na gestão administrativa da empresa do que nas vendas online, enquanto o HUB será mais eficiente para gerir vendas e produtos de marketplaces, pois ele tem o foco maior nas regras de negócio de cada um.

Para tomar uma decisão depende muito do que precisa. A questão a ser entendida é que NÃO EXISTE melhor ou pior nesse caso, mas sim mais o adequado para cada um. Verifique se a sua maior necessidade é organização ou gerenciamento de vendas online. Se a necessidade for a organização da empresa, o ERP é a solução mais adequada. Se a necessidade for melhorar as gestão de vendas online, o HUB pode te atender melhor.

Antes de contratar qualquer um dos sistemas, é importante anotar as suas necessidades. Com isso você conseguirá ter uma visão melhor do que você precisa de fato.

Também é muito comum que os vendedores tenham um ERP para gerenciar a sua empresa e um HUB para executar as tarefas específicas dos marketplaces. Nesse caso, o ideal é ter um ERP integrado via API com o HUB.

Espero que tenha entendido melhor as diferenças e que isso te ajude na tomada de decisão. Até a próxima.

Procurando Tecnologia? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente