Dicas de como alavancar seu negócio digital


Dicas de como alavancar seu negócio digital

A web nunca foi tão importante para fazer negócios como hoje em dia. Seja para lojas físicas ou um negócio digital, investir em estratégias de marketing que envolvam meios de comunicação digitais é vital para a relevância de qualquer marca.

De acordo com um relatório da Hootsuite em parceria com a We Are Social, a internet é usada por cerca de 4,66 bilhões de pessoas. É um mercado enorme que pode ser explorado de várias maneiras.

A quantidade infinita de possibilidades que a internet proporciona é atraente e cativante. E as oportunidades de consumo são muito procuradas e valorizadas pelos usuários.

Por isso, para que seu negócio se encaixe no Marketplace, ele precisa de estratégias de marketing digital para se destacar na web. Nesse texto você vai encontrar dicas de como fazer isso com eficiência.

Defina suas metas

Esse é o primeiro passo de toda estratégia de marketing bem-sucedida: definir metas para o negócio. Essas metas devem seguir as necessidades e condições da empresa.

Existem cinco fatores para a criação de metas representados pela sigla SMART:

  • Specific (específica);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (alcançável);
  • Relevant (relevante);
  • Time based (temporal).

As metas SMART são aquelas que representam evolução para os negócios. Levar em conta esses cinco aspectos na hora de defini-las garante que a empresa está no caminho certo.

A meta específica é aquela que tem um objetivo bem definido. Por exemplo, uma fábrica de plástico injetado que deseja aumentar seu faturamento em 80%.

Estabelecer uma porcentagem de crescimento cria uma ideia mais concreta e ajuda a guiar os esforços de toda a equipe.

A meta mensurável pode ter seu progresso medido por meio de indicadores de desempenho.

O aumento do faturamento mensal pode ser medido de acordo com a comparação com os faturamentos dos meses anteriores.

Na meta atingível, o gestor precisa analisar as possibilidades da sua empresa. Afinal, a meta pode ser específica e mensurável, mas não necessariamente ser alcançável.

Isso pode ser feito analisando as finanças do empreendimento, conferindo se já houveram metas parecidas no histórico da empresa e conversando com os colaboradores para saber a opinião deles.

A meta relevante deve responder a uma pergunta: por que ela é importante para a empresa? Isso envolve diretamente a motivação da equipe na realização da meta.

Uma meta relevante faz com que as pessoas percebam o efeito que ela terá na saúde financeira da empresa e consequentemente se esforcem mais para alcançá-la.

A meta temporal tem um prazo para ser executada. É indicado fazer um cronograma com prazos para todas as ações. Assim, o gestor evita procrastinação e atrasos.

Como aumentar as vendas com o marketplace

Marketplace é um modelo de negócio totalmente digital, que vem ganhando força, portanto, a sua empresa precisa estar bem posicionada e deve saber os segredos de como alavancar as vendas do seu negócio através dele.

Sem dúvidas, estar inserido dentro do marketplace traz visibilidade, aumento de vendas, retornos, atração de leads e crescimento, contudo, para se alcançar isso é preciso estudar macetes que gere esse posicionamento.

4 dicas para aumentar as vendas no Marketplace

  • Classifique os produtos
  • Otimize o prazo de entrega
  • Ofereça preços acessíveis
  • Aprimore a imagem dos produtos

Além dessas dicas, seja no e-commerce, empresa física, ou delivery, existem alguns truques que ajudam seu negócio digital a ser mais reconhecimento dentro do mercado online, consequentemente acaba ajudando a sua empresa a ser bem inserida dentro de um marketplace:

  • Invista em um blog corporativo

Manter um blog é uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com o público na web.

Por meio de blogs empresas de vários ramos podem dar mais informações sobre suas atividades.

Além de promover a marca com posts relevantes sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.

Uma empresa que produz moldes de plástico pode detalhar seu fluxo de produção para mostrar que seu produto é confiável, por exemplo.

Os blogs são uma maneira de gerar tráfego orgânico nos sites corporativos.

Para isso é primordial prestar atenção às estratégias de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca). São elas que vão determinar a relevância das suas páginas no Google.

As estratégias de SEO são práticas de redação e publicação na web que garantem que o site esteja entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Essas estratégias envolvem escrever textos usando palavras-chave nos títulos e meta descrições, manter um bom volume de postagens e organizar os textos em títulos e intertítulos, entre outras.

Não se esqueça de que tanto seu blog, quanto seu site precisam ter um design responsivo, ou seja, um design que se adapte bem em qualquer dispositivo, seja computador ou celular.

A popularização dos smartphones obriga toda empresa a trabalhar para que o layout do seu site seja fácil de usar em telas menores.

Também é pertinente pensar em estratégias de marketing exclusivas para dispositivos móveis. Fazer um aplicativo para sua empresa, por exemplo, pode ser um grande negócio.

  • Use as redes sociais a seu favor

Gerir um negócio na internet demanda que a empresa trabalhe para construir uma imagem acessível e atraente para o usuário.

As redes sociais são ferramentas ideais para isso.

Marcas que investem em relacionamento com o cliente por meio de redes sociais têm mais chances de conseguir novas conversões.

Isso acontece porque os usuários se sentem mais próximos de marcas que respondem às suas dúvidas diretamente e alimentam suas redes com conteúdos relevantes para ele.

No entanto, é preciso segmentar adequadamente essa estratégia. Vá até onde seus clientes estão, ou seja, uma marca não precisa estar em todas as redes.

  • Anuncie com links patrocinados

Os links patrocinados são uma das formas mais eficientes de distribuir conteúdo na internet.

Ferramentas como Google Ads e Twitter Ads permitem que o usuário escolha quem deseja atingir e quais palavras-chave usar, o que maximiza a exposição do anúncio.

Essa possibilidade de segmentar os clientes é vantajosa porque garante que o anúncio chegue exatamente a pessoas que terão interesse nele.

Para alcançar mais clientes em potencial, uma imobiliária pode anunciar aluguel de salas comerciais na internet.

É uma chance de os empreendimentos alcançarem mais clientes utilizando menos recursos.

  • Aposte em e-mail marketing

Enviar conteúdos para sua base de contatos por e-mail é outra estratégia de marketing digital muito popular.

Suponha que uma empresa voltada para a formação de gestores está abrindo inscrições para um curso de liderança.

Disparar e-mails para antigos alunos pode ser muito efetivo, já que você estará trabalhando com leads qualificados.

Além de ofertas, procure promover conteúdos relevantes no geral. Enviar uma newsletter semanal com links para o blog corporativo, por exemplo, é uma ótima alternativa.

O e-mail marketing é adequado para promover conteúdos de forma mais direta e personalizada. O cliente deve se sentir diferenciado ao receber os e-mails da sua empresa.

  • Use chatbots

A inteligência artificial passa por evoluções constantemente e a tecnologia de chatbots veio para melhorar o atendimento aos clientes.

Os chatbots podem ajudar a esclarecer dúvidas, agilizar contatos, oferecer ofertas complementares de acordo com o perfil do cliente e resolver problemas no geral.

Essa tecnologia também serve para auxiliar o usuário na navegação do site, além de ser capaz de reconhecer pessoas que são clientes recorrentes e a partir disso direcionar sua experiência no site.

A automatização economiza tempo e dinheiro. Hoje em dia, empresas têm acesso a relatórios extensos sobre seus clientes a um clique.

  • Controle o ROI

ROI é o Return Over Investment (retorno sobre investimento) e pode ser calculado subtraindo o valor investido em marketing da receita de vendas e dividindo o resultado pelo investimento total.

Esse cálculo é fundamental para medir o sucesso de determinada estratégia de marketing digital, como uma campanha de links patrocinados ou um post de blog.

É importante ficar atento a essa informação para ter certeza de que as ações de marketing estão compensando.

Por exemplo, se os anúncios de uma empresa de reciclagem de componentes eletrônicos não estão se traduzindo em novos clientes, a empresa tem que reavaliar toda a estratégia para descobrir onde está o erro.

  • Digital também pode ser físico

Ter um negócio digital não significa necessariamente não ter um endereço físico ou uma equipe de secretários.

Hoje em dia, são comuns serviços como um escritório virtual, oferecidos por empresas a outras empresas em busca de endereço físico, atendimento telefônico e transferência de chamadas.

Dessa forma, empresas de menor porte podem contar com serviços típicos de grandes empresas a preços acessíveis.

Essa modalidade também é usada por grandes marcas que não possuem escritórios em determinadas cidades.

O serviço tem complementos importantes. Em alguns casos podem ser disponibilizados locais para coworking, outra facilidade crucial, assim como auditórios e salas para realização de reuniões.

Empresas totalmente digitais são um fenômeno recente no mercado.

Ter serviços que acompanhem essa evolução é muito importante porque movimenta a economia, cria novos postos de trabalho e garante a longevidade desse novo tipo de negócio.

Portanto, se estiver buscando tornar seu negócio digital mais concreto, considere investir em um escritório compartilhado.

  • Marketing digital é um caminho para o sucesso

Como você pode ver, o marketing digital oferece muitas possibilidades para negócios digitais ou físicos.

Hoje em dia os gestores precisam estar atualizados quanto às novas tecnologias e as redes sociais mais populares porque é por meio delas que as empresas se promovem e crescem no mercado.

O ideal é ter um orçamento destinado exclusivamente para estratégias de marketing, assim como uma equipe de profissionais com conhecimento aprofundado no assunto.

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