Dia dos Pais 2019: saiba como aproveitar a data e vender mais


Dia dos Pais: saiba como aproveitar a data e vender mais
O Dia dos Pais 2019 está próximo e promete gerar um grande volume de vendas nos marketplaces e e-commerces. Sendo uma das importantes datas do comércio eletrônico brasileiro, faturou R$2,1 bilhões em 2018, expandindo 8% com relação ao ano anterior.

Planejamento é melhor estratégia para vender mais durante o Dia dos Pais 2019 e fazer parte das boas estatísticas do mercado. Separei 7 dicas de como se preparar para o Dia dos Pais e sua empresa comportar a alta demanda.

7 dicas para vender mais no Dia dos Pais

Faça uma projeção de vendas

Assim como no Dia das Mães e em todas as grandes datas comemorativas, essse é um item que deve sempre ser levado em consideração. A projeção de vendas é uma maneira de mensurar o volume de vendas de um certo período pré determinado. Assim, é possível prever o investimento que precisará ser feito em sua empresa, como por exemplo, mercadorias para complementar estoque. Devido o Dia dos Pais ser uma sazonalidade, a projeção feita será de acordo com o período de vendas desta data.

Confira o estoque

Por falar nele,o controle de estoque deve estar em dia. Após realizar a projeção de vendas, você saberá o quanto deverá ter em estoque para comportar as vendas. Assim, é possível evitar transtornos, como vender produtos com estoque esgotado, ou então, acabar perdendo vendas por falta de planejamento.

Esteja nos melhores canais de vendas

O primeiro passo para vender mais no Dia dos Pais 2019 já deveria ter sido tomado há um certo tempo. Se você pensa em vender mais nas datas sazonais, vender nos principais marketplaces do Brasil é obrigatório. Faça parte de canais como o B2W Marketplace, CNOVA / Via Varejo, Magazine Luiza, Mercado Livre e a Amazon.

Vender nesses marketplaces amplia suas chances de negociações ao expor seus produtos para um maior número de consumidores. Quanto mais vendas sua empresa obtiver neste período, maior será a credibilidade dentro dos marketplaces.

Ofereça Frete Grátis

Sempre que possível, disponibilize Frete Grátis em alguns produtos. Será um ótimo atrativo e pode ser usado para elevar a venda de algum produto que esteja parado, por exemplo.

Oferecer essa opção aos compradores é um grande atrativo e também ajuda sua oferta a ser bem rankeada nos marketplaces. Contudo, apesar de boa estratégia, só frete grátis não é suficiente para fidelizar clientes. Esteja preparado para suprir a demanda e evitar problemas e atrasos que possam gerar trocas e devoluções.

Atente-se às categorias de produtos mais vendidos

Segundo a 39º edição da Webshoppers, em 2018, o Dia dos Pais obteve um ticket médio de R$ 409 reais. Ou seja, a era das lembrancinhas ficou para trás e este é o momento de investir nas categorias mais vendidas.

As categorias que mais venderam em 2018 foram:

  • Perfumaria, cosmético e saúde, com 51% dos pedidos;
  • Informática, com 27% dos pedidos;
  • Alimentos e bebidas, com 23% dos pedidos;
  • Casa e decoração, com 16% dos pedidos;
  • Esporte e lazer, com 10% dos pedidos;
  • Eletrônicos, com 10% dos pedidos;
  • Eletrodomésticos, com 8% dos pedidos;
  • Moda e acessórios, com 6% dos pedidos.

Entretanto, os produtos mais procurados durante a data, no ano passado, foram livros, smartphones, remédios, tênis, suplementos, televisões e perfumes.

Crie KITs de Produtos

No Dia dos Pais, quem comprará o presente poderá ser o filho, a esposa, dentre outras pessoas próximas a ele. Kits são bons presentes e fazem grande sucesso, pois é possível juntar produtos complementares que podem ser dados em conjunto.

Para sua empresa não ser prejudicada neste momento, monte Kits que contenham produtos com maior e menor quantidade de vendas. Desta maneira, seu estoque se mantém balanceado e você só tende a ganhar.

Envie e-mail aos seus clientes

O uso de e-mail é uma ótima estratégia para informar seus clientes das suas ofertas de Dia dos Pais 2019. Além de ser uma ótima forma de manter contato, eles irão conferir suas ofertas antes de comprar com seus concorrentes.

O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias com maior retorno sobre investimento do mercado. Se sua empresa abandonou essa estratégia ou ainda não a adotou, é um bom momento para investir.

Além do e-mail marketing tradicional, você pode trabalhar com diferentes abordagens, como a venda por mensagens do Mercado Livre, por exemplo.

3 técnicas para aumentar suas vendas em marketplaces

O envio também é importante

Se você seguir nossas dicas, suas vendas vão aumentar, mas é muito importante ter boas práticas também para o envio.

– Agilize no despacho: Para quem vende em marketplaces, é praticamente impossível ter total controle sobre o envio dos pedidos. Neste caso, é importante que você agilize no processo de expedição para enviar o mais rápido possível. Como o dia dos pais possui uma data definida, seu cliente deverá receber o produto a tempo de presentear.

– Atente-se as embalagens dos pedidos: Um pedido mal embalado pode gerar má impressão ao comprador. Para uma boa embalagem, leve em consideração se tem boa apresentação e se o produto está seguro para transporte.
Além disso, a embalagem deve ter um bom custo e benefício, além de ser prática para ser embalada. Então, sua equipe leva menos tempo para embalar e o produto chega perfeito ao seu cliente, evitando transtornos futuros.

– Ofereça mais opções de transportes: Não fique refém de um único meio de transporte, dê mais opções de escolha de ao seu cliente. Permita que ele faça escolhas em preço e prazo e optar pela maneira que achar melhor.

– Rastreamento de mercadoria é importante: Em eventos sazonais, os compradores ficam mais atentos por saber qual a localização do seu pedido. Por isso, alie-se a empresas que permitam rastrear o pedido até o destino, para seu comprador se sentir seguro. Mas essa dica vale para sua gestão de forma geral, não só em sazonalidades.

Não esqueça do pós-venda

Depois de todas negociações, será hora de realizar o pós-venda e buscar a fidelização dos novos compradores.

Crie vínculos e mantenha contato com seu cliente, não espere que ele te procure. Assim que o rastreamento constar como entregue, envie e-mails confirmando se o produto chegou e se ocorreu tudo bem. Após alguns dias deste primeiro e-mail, peça feedbacks a esse cliente. Manter uma boa relação transformará sua loja em primeira opção para as futuras compras, e ele ainda indicará aos conhecidos.

O pós-venda é um ótimo momento para pôr em prática a técnica Cross-Sell e vender mais. Quem vende pelo Mercado Livre, como dito anteriormente, pode utilizar as mensagens do canal para aumentar as vendas.

Além disso, sua equipe deve estar preparada para lidar com eventuais problemas no Dia dos Pais 2019 e saber solucioná-los de forma rápida. Uma boa maneira é identificar possíveis problemas já enfrentados anteriormente e deixe possíveis soluções programadas.

Já citei a importância do controle de estoque, mas vale ressaltar, pois a atenção deve dobrada para quem vende em mais de um marketplace. Vender em mais de um marketplaces é uma estratégia perfeita para aumentar as vendas, mas você está preparado para isso?

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