Dia dos Namorados: venda mais em marketplaces


Como vender mais no Dia dos Namorados em Marketplace

Tradicionalmente comemorado no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados promete sucesso em 2019. Criada com teor publicitário por João Dória, pai do atual governador de São Paulo, a data é esperada pelos lojistas. Segundo cálculos da CNC, o esperado para 2019 é que o varejo tenha um crescimento de 5,2%.

As datas sazonais são responsáveis por, aproximadamente, 25% do faturamento anual do e-commerce brasileiro. Segundo a Ebit, em 2018 o comércio eletrônico faturou 4% mais que em 2017 no Dia dos Namorados, ou seja, R$ 1,77 bilhão.

A quantidade de pedidos passou de 3,8 milhões, com ticket médio de R$ 464. Os produtos mais procurados em 2017 foram celulares e smartphones, livros, relógio de pulso, perfume e tênis. Das 8 principais datas sazonais do ano, o Dia dos Namorados é a 6ª em faturamento.

Eventos sazonais movimentam o mercado, mas sua empresa está preparada para receber e lidar com o aumento das vendas? Veja 10 dicas importantes que vão te ajudar a se preparar e lidar com o aumento de vendas.

10 dicas para vender mais em marketplaces no Dia dos Namorados

Planeje a expansão em marketplace

Se você ainda vende em apenas um ou dois marketplaces, comece a expansão o mais rápido possível. Algumas das principais opções de bons marketplaces são:

A lista contém apenas 5 marketplaces. Em quantos deles você atua? Se atua em menos de 50% desses que são os principais marketplaces do Brasil, está perdendo oportunidade de crescimento.

Faça uma Projeção de Vendas

Projeção de Vendas é uma forma de mensurar o volume de vendas de determinado período. Com isso, você conseguirá saber qual o investimento que você fará em sua loja, por exemplo, na manutenção do estoque. O retorno sobre o investimento é mais garantido com esse planejamento, pois diminui os imprevistos que podem prejudicar sua gestão.

Invista nas embalagens

O produto recebido é o primeiro contato físico que o cliente terá com a sua empresa, então, invista nas embalagens. Envie o produto de maneira apresentável e segura, onde agrada ao cliente e evite possíveis avarias no transporte. Se preferir, personalize as embalagens com temas remetendo à sazonalidade. O cliente se sentirá querido e entregará o presente tranquilamente.

Atualize o estoque

Se você fez a projeção de vendas, saberá como ajustar o seu estoque para a data. Conte com imprevistos, mas evite desperdícios. Além disso, ter controle de estoque é fundamental para evitar cancelamentos por falta de produto ou envios incorretos que resultam em trocas ou devoluções.

Crie Kits

Dia dos Namorados é dia de presentear, então quem está comprando não é quem utilizará o produto. Uma idéia é criar Kits de produtos para o casal desfrutar junto. Por exemplo, quem vende canecas personalizadas pode criar um Kit com duas.

Dê brindes

Assim como os Kits, brindes também são muito atrativos para sua empresa. Afinal, quem não gosta de uma promoção “leve 2 e pague 1”? Seu cliente se sentirá especial ao abrir a embalagem e ver que recebeu um brinde inesperado. Você pode produzir o brinde de acordo com a data, ou simplesmente selecionar um produto do seu estoque.

Bom atendimento

Prestar um bom atendimento é fundamental não somente em datas sazonais, mas durante todo ano, em todas as vendas. Sane todas as dúvidas, responda os e-mails e mensagens recebidas, se coloque à disposição. Quando o comprador fica feliz com a compra realizada, as chances de fidelização são maiores. Além de se fidelizar, indicará sua loja para seu ciclo de amizades.

E-mail marketing

Use o e-mail para informar seus clientes das promoções especiais no Dia dos Namorados. Você aumentará o engajamento da sua base de clientes e essa é uma forma barata e eficaz de aumentar suas vendas.

Frete grátis

Frete Grátis sempre será um grande atrativo em datas sazonais, então ofereça sempre que possível. Ao longo de 2017, a oferta de Frete Grátis teve grande aumento. Em 2018 ela permaneceu estável ao longo os quatro trimestres, o que prova a eficácia percebida pelos vendedores.

Prazo de entrega

Mesmo sendo um grande atrativo para aumentar as vendas, frete grátis não é suficiente para fidelizar o cliente. Como o vendedor não tem total controle no tempo de entrega do pedido, agilize o envio. Quando a separação dos produtos é feita rapidamente, você consegue despachar o pedido mais rápido, economizando tempo e dinheiro.

Pós-Venda

Seguindo todas as dicas acima, você venderá além das expectativas para o Dia dos Namorados, mas o que fazer depois? Então será hora de fazer um ótimo pós-venda.

Não espere comprador entrar em contato contigo. Assim que o pedido for entregue, envie um e-mail e veja se ocorreu tudo bem com a entrega. Solicite feedbacks ao comprador para que você saiba se está indo de acordo com o esperado.

Neste momento você poderá praticar Cross-Sell e tentar vender mais. Pelo Mercado Livre essa prática é ainda mais eficaz, já que é possível praticar Cross-Sell pelas mensagens que o marketplace disponibiliza.

Nunca é demais reformar a importância do controle de estoque para vendedores de marketplace. Vender em vários marketplaces exige uma excelente gestão. Você está preparado?

A Venda.la possui uma plataforma de gestão unificada, onde você poderá gerenciar todos os produtos e pedidos de qualquer marketplace em um único local. Também poderá emitir NFe com poucos cliques, gerar e imprimir etiquetas de envio de qualquer marketplace. Você contará com uma equipe de Customer Success preparada para fazer com que você gerencie melhor e venda mais.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados


3 técnicas para aumentar suas vendas em marketplaces

+ Sem comentários

Comente