Dia das Mães 2019: se prepare para aumentar as vendas


Dia das Mães 2019: se prepare para aumentar as vendas

Existem algumas datas comemorativas que historicamente são bem aproveitadas pelos e-commerces. A próxima data comemorativa é uma das que mais movimentam o comércio, o Dia das Mães. Em 2018, a data obteve o melhor desempenho em cinco anos, faturando R$2,11 bilhões no e-commerce. Isso representa uma alta de 12% em relação à 2017, e o esperado é que 2019 repita o sucesso.

O que consumidores procuram no Dia das Mães?

Há alguns anos o dia das mães era voltado basicamente para venda de Componentes para Casa. Já nos últimos anos, além das tradicionais procuras, houve um aumento expressivo no desejo e compra de Celulares e Smartphones. Em 2018, dos 10 produtos mais vendidos, 7 foram do segmento de Eletrodomésticos, Eletrônicos e Eletroportáteis.

Segundo a ABComm, espera-se que o comércio eletrônico fature R$ 3,3 bilhões no Dia das Mães 2019. Esse montante é 16% superior ao movimentado na mesma data do ano passado. A estimativa é de que o número de pedidos online chegue a 9,81 milhões. Como estão os preparativos por aí?

6 dicas de como se preparar para o Dia das Mães 2019

Prepare sua empresa

Antes de dar início às vendas, prepare a sua empresa!

Faça uma projeção de vendas: é uma maneira de estimar o volume de vendas de um determinado período de tempo. Dessa forma, você conseguirá prever o investimento que precisará para marketing e estoque, por exemplo. Como o Dia das Mães é uma sazonalidade, essa projeção de vendas será feita de acordo com o período de vendas desta data.

– Confira o estoque: esteja com seu estoque em dia. Se você fez sua lição de casa com a projeção de vendas, sabe quanto precisa ter em estoque. Evite transtornos vendendo produtos com estoque esgotado e/ou perdendo vendas.

– Crie KITs: no Dia das Mães, quem comprará o presente poderá ser o filho, o marido, a cunhada, uma infinidade de pessoas próximas a uma mãe. Kits de produtos são bons presentes que podem ser dados em conjunto e fazem grande sucesso. Monte Kits que contenham algum produto com mais saída e alguns com menos para balancear seu estoque.

– Mande e-mail aos clientes: use o e-mail para informar seus contatos das promoções especiais do Dia das Mães 2019. Ele estará ciente disso e, como já é seu cliente, não deixará de conferir suas ofertas antes de comprar algo na concorrência.

– Não esqueça dos brindes: todos gostam de um mimo, não é mesmo? Então pense em promoções de leve 2 e pague 1, por exemplo.

– Frete Grátis é uma boa opção: sempre que possível, oferecer frete grátis é um excelente atrativo para sazonalidades. Você pode usar o frete grátis para elevar a venda de algum produto que esteja parado, por exemplo. Também pode conseguir uma boa negociação com um fornecedor para um item que tem bastante saída. Invista a diferença no Frete Grátis e use a sazonalidade para ser reconhecido pelos clientes em oportunidades futuras.

A entrega do produto também é importante

Por mais que seja excelente para atrair novos clientes, oferecer Frete Grátis não é suficiente para fidelizar esses clientes.

– Agilize no despacho: sabemos que o vendedor não tem total controle sob o tempo de entrega do pedido. Contudo, agilize no processo de expedição e envie o mais rápido possível. O Dia das Mães tem data específica, então faça o possível para que seu cliente receba o produto a tempo.
– Não fique refém de um único meio de transporte: dê mais opções de escolha de ao seu cliente. Você pode direcioná-lo com preço e prazo, mas ele deve poder optar pela maneira que achar melhor.

– Rastreamento de mercadoria: Em datas comemorativas a pressão por saber onde o pedido está é maior. Por isso, procure empresas que lhe permitam rastrear o pedido até o destino. Contudo, essa dica vale para sua gestão de forma geral, não só em sazonalidades como o Dia das Mães 2019.

 

Atente-se ao pós-venda

Você seguiu todas as dicas acima e vendeu além das expectativas. Agora é hora de realizar o pós-venda e buscar a fidelização desses compradores em sua loja.

Não espere o comprador entrar em contato contigo, mantenha você o contato com ele. Crie vínculos. Quando detectar a entrega do produto, envie um e-mail perguntando se tudo ocorreu bem com a entrega. Após alguns dias, envie outro e-mail perguntando se está tudo bem com o produto e peça feedbacks. Essa relação com o cliente te transformará na primeira opção dele para as próximas compras.

Aproveite o momento para praticar Cross-Sell e vender mais. Inclusive, se você vende pelo Mercado Livre, você pode utilizar as mensagens para praticar Cross-Sell de maneira eficaz.

Prepare sua equipe para imprevistos. Sua equipe precisa saber lidar com eventuais problemas e encontrar soluções rapidamente. Com sua experiência, identifique possíveis problemas já enfrentados anteriormente e deixe possíveis soluções programadas.

Por último, já citei a importância do controle de estoque, mas a atenção deve ser ainda maior para quem vende em mais de um marketplace. Vender em vários marketplaces é uma estratégia sábia para aumentar as vendas, mas você está preparado para isso?

A Venda.la te proporciona uma plataforma de gestão unificada, onde você poderá gerenciar todos os produtos e pedidos de qualquer marketplace em um único local. Também poderá emitir NFe com poucos cliques, gerar e imprimir etiquetas de envio de qualquer marketplace.

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