Descrição de Produtos em marketplaces: como fazer?


Descrição de Produtos em marketplaces

Um dos fatores decisivos para chamar a atenção do cliente e conquistar mais vendas é a descrição de produtos em marketplaces. Ela é a principal ferramenta que o vendedor tem para explicar o que é o conteúdo que está sendo vendido e convencer o consumidor a realizar a compra.

Fazendo uma comparação com o varejo físico, a descrição de produtos faz o papel do vendedor na loja. Como no e-commerce não há a presença de alguém para explicar as características do produto e tirar as principais dúvidas do cliente, é na descrição que isso acontece.

No universo de marketplaces, isso é ainda mais importante. Afinal, em alguns canais você estará competindo lado a lado com outros concorrentes que vendem o mesmo produto. É justamente na descrição que é possível se diferenciar e vencer os seus competidores.

Para te ajudar nesta missão, listamos algumas estratégias que você pode seguir na hora de criar a descrição de produtos em marketplaces. Por mais que não exista uma “fórmula perfeita” nessa atividade, seguindo essas dicas você estará no caminho certo.

Capriche no texto

Esse é o requisito mais básico para criar uma boa descrição de produtos, mas ainda é negligenciado por alguns vendedores. O texto precisa ser direto, claro, coeso e sem erros de ortografia. Ao mesmo tempo em que ele deve informar o leitor, ele também precisa instiga-lo a fazer a compra, mas sem oferecer uma abordagem puramente comercial.

O tom do texto e a escolha das palavras usadas precisam ser pensados de acordo com sua persona. É preciso que o seu público entenda e esteja familiarizado com as expressões usadas. Por fim, atente-se especialmente ao primeiro parágrafo, que é onde você irá capturar a atenção do cliente.

Não esqueça das informações imprescindíveis

Não basta ter um texto impecável na forma, se o conteúdo não for igualmente relevante. Certifique-se de colocar na descrição de produtos todos os atributos que possam ajudar o cliente a entender melhor sobre o item e seus benefícios.

Coloque-se no lugar do seu público e pense que tipo de informações ele gostaria de saber e quais são as dúvidas que podem surgir. Antecipe-se a essas perguntas e já insira as respostas na descrição.

Atente-se às regras do marketplace

Cada marketplace tem um conjunto regras e políticas próprias. É muito importante saber o que é permitido ou não em cada canal para não correr o risco de ter um anúncio rejeitado ou bloqueado.

De forma geral, os marketplaces proíbem contatos pessoais (como e-mail, telefone ou site), informações sobre outros produtos além do item anunciado e palavras escritas em caixa alta. Esses são alguns itens que você deve sempre evitar, independentemente no marketplace.

Otimize para mecanismos de busca

Ser encontrado pelos mecanismos de busca é fundamental para aumentar as vendas em marketplaces. Ser encontrado dentro dos canais também é importante para se destacar diante dos concorrentes.

A descrição de produtos tem um papel importante nessas duas situações. Para isso, é necessário que o vendedor utilize palavras-chaves que correspondam a pesquisa que o usuário fez. Portanto, pense que tipo de termos o cliente usaria para aquela pesquisa e use essas palavras na sua descrição.

Use a criatividade para se diferenciar dos concorrentes

Já ressaltamos aqui que a descrição de produtos precisa ser direta e concisa. Porém, isso não significa que não existe espaço para usar a criatividade. Ao entrar no universo do cliente e conhecer suas dores, é possível encontrar alguns benefícios daquele item que fogem do senso comum e não foram lembrados pelos seus concorrentes.

Em hipótese alguma copie a descrição usada pelos seus competidores. É possível avalia-los para entender quais foram os principais atributos destacados por eles, mas crie sua própria narrativa e aproveite esse espaço para se diferenciar.

Utilize um hub de integração para facilitar seu cadastro

Cadastrar seus produtos com suas respectivas descrições em todos os marketplaces pode ser um processo muito demorado. Com a Venda.la, no entanto, você consegue registrar seus produtos de uma única vez em diferentes canais, mantendo a descrição e as demais características do produto.

Usar um hub de integração vai agilizar o cadastro de produtos e manter sua operação mais organizada. Quer entender melhor os benefícios que a Venda.la pode trazer ao seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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