Controle de Estoque em Marketplaces: 3 aspectos indispensáveis


Controle de Estoque em Marketplaces: 3 aspectos indispensáveis

Controle de Estoque é um desafio para qualquer lojista, seja físico ou online. Contudo, este desafio é maior para vendedores de marketplace por conta aspectos únicos que os canais possuem.

Você, seller, conhece o desafio de centralizar o controle de estoque e evitar prejuízos com produtos esgotados. Esses prejuízos podem ser vistos claramente nas principais reclamações registradas em sazonalidades. Segundo o Reclame Aqui, na Black Friday de 2020 os principais motivos de reclamação foram:

  • Produto não recebido: 22,24% das reclamações
  • Propaganda enganosa: 12,61% das reclamações
  • Troca-Devolução: 7,1% das reclamações
  • Produto errado: 5,36% das reclamações
  • Problemas na finalização da compra: 4,93% das reclamações

Esses números foram registrados no dia 27 de novembro, dia da Black Friday em 2020. O Reclame Aqui fez ainda um monitoramento pré-evento, acompanhando as relcmações desde o dia 25. Nesse pré-evento, destaca-se ainda as reclamções por rodutos indisponíveis, que representavam 4,97% do total.

É possível notar que o controle de estoque é um dos aspectos direta e indiretamente relacionados à essas reclamações. Também é possível notar a influência de fatores como:

Neste artigo focarei nos desafios específicos do controle de estoque e destacarei 3 aspectos indispensáveis para essa função. Começando pelo aspecto mais perceptível aos sellers e também um dos maiores desafios: centralizar o controle de estoque.

1º) Controle de Estoque Centralizado

Existem duas princiapsi estratégias para aumentar as vendas em marketplaces:

  • Vender em mais de um marketplace;
  • Vender com mais de uma conta;

Essa é uma prática comum em vendedores mais experientes, pois você aumenta o alcance dos anúncios e, consequentemente, das vendas. Contudo, com essa estratégia vem o grande desafio do controle de estoque. Quanto menos profissional for a maneira de controlar o estoque em marketplaces, maiores serão os riscos de prejuízos.

Em muitos casos, os vendedores não possuem o volume de estoque cadastrado corretamente nos marketplaces. Esse é o primeiro passo para ter problemas, contudo, o problema de fato está em não centralizar o controle de estoque. Nesse caso, centralizar significa unificar a atualiação e a baixa do estoque em todos os canais onde você vender. Para isso, é necessário que o seu sistema possua um controle de estoque multicanal, integrado ao seu ERP e aos marketplaces onde você vende.

Atualmente, os principais ERPs do mercado possuem integração com os marketplaces, tornando possível essa centralização de estoque. Contudo, é necessário averiguar detalhes importantes da função, como:

  • É possível configurar em que momento da gestão do pedido a baixa no estoque será dada?
  • A baixa no estoque será de fato enviada aos marketplaces?
  • É possível integrar mais de um conta no mesmo marketplace?
  • Vendo com CNPJs diferentes, é possível centralizar o estoque?

Após verificar essas questões, muito provavelmente você perceberá que precisa utilizar um hub de inegração. O HUB, também conhecido como integrador de marketplaces, fará a junção dos canais de venda ao ERP.

Aqui na Venda.la, por exemplo, o seller consegue centralizar o controle de estoque integrando ERP e marketplaces. A grande vantagem do controle de estoque da Venda.la é que você consegue integrar mais de uma conta e/ou mais de um CNPJ. Você consegue centralizar não só mais de um conta em marketplaces, mas também mais de uma conta no ERP também.

Dessa forma o vendedor que possui essa necessidade, conseguirá de fato unificar o estoque e evitar prejuízos com possívels vendas de produtos esgotados. Além disso, é possível configurar em qual momento do pedido a baixa do estoque deve ser feita. Isso é útil para

2º) Controle de Estoque Automático

Centralizar o controle de estoque é um passo fundamental para tornar sua gestão mais segura. Contudo, essa centralização só estará de fato completa se o controle for automatizado.

A automação de estoque, nesse caso, deve fazer com que o sistema que faça o controle atualize automaticamente o estoque nos marketplaces sincroniados. Essa é a maneira correta para que sua gestão seja mais eficaz, segura e ágil.

Além da baixa automática de estoque, é importante considerar como fundamental a reposição automática de estoque. Quase tão importante quanto a baixa, a reposição automática é o complemento para manter seu estoque saudável e real.

A reposição automática de estoque é útil para agilizar o tratamento de pedidos cancelados. Desta forma, quando um pedido é cancelado você não perde tempo repondo o estoque manualmente em todos os marketplaces.

O controle de estoque multicanal e automático precisa ainda se preocupar com dois detalhes de grande importância. Esses detalhes compõem o próximo tópico que abordarei.

3º) Controle de Estoque Kits de Produtos

A venda no e-commerce e nos marketplaces fica um pouco mais complexa quando o seller trabalha com Kits de produtos. Na prática, o vendedor encontra dois grandes desafios nessa parte:

  • Que o controle de estoque dê baixa separadamente em cada produto que compõem o kit.
  • Que os produtos do kit sejam lançados individualmente na NFe;

O uso correto de SKU e EAN é extremamente indispensável para ambos os desafios.

A gestão de kits em marketplaces é mais complexa e demanda atenção redobrada dos vendedores. Criar kits de produtos é uma prática comum e que pode aumenar muito o seu faturamento ns vendas. Contudo, nos marketplaces os kits são cadastrados como um produto único, o que gera dois grandes problemas no gerenciamento:

  • Controle de estoque individualizado para os produtos que compõem o kit;
  • Desmembramento dos produtos que compõem o kit na NFe.

A grosso modo, se você precisar fazer essas duas tarefas manualmente, o tempo gasto para essas etapas pode triplicar, dependendo da quantidade de produtos contidos no kit. Além disso, as chances de perder o controle e cometer erros aumentam.

O controle de estoque da Venda.la prevê o tratamento de kits de produtos de maneira automática. Você configura seus kits no sistema e ele dá baixa automática e individual em cada produto que estiver nesse kit. Como o controle é centralizado e automático, se por acaso algum dos produtos que compõem o kit for esgotado, o sistema pausará não só os anúncios do produto, mas também dos kits onde ele estiver presente.

Além disso, a Venda.la desmembra automaticamente os produtos do kit na emissão da NFe. É mais uma das automações que o sistema possui para tornar a gestão em marketplaces mais ágil e segura.

Unir a centralização do controle de estoque com processos automáticos é uma garantia de que você evitará prejuízos. Grandes datas sazonais como o Dia das Crianças e a Black Friday estão chegando, então esta é a hora de organizar sua gestão.

Se quiser conhecer um pouco mais do nosso sistema, metodologia e do acompanhamento que oferecemos, entre em contato com os nossos especialistas. Nos conte sobre seu cenário atual e seus principais desafios. Ouviremos suas necessidades e lhe mostraremos todas as formas que temos de te auxiliar.

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