Conta bloqueada no Mercado Livre, e agora?


Conta do Mercado Livre bloqueada, e agora?

Um dos maiores pesadelos dos vendedores deste marketplace é ter sua conta do Mercado Livre bloqueada.

De forma repentina ou com aviso prévio, a interrupção das vendas neste marketplace interfere muito no faturamento do lojista. A situação é ainda pior se a conta bloqueada é a única ou a principal fonte de renda da empresa.

É importante que você saiba as regras de cada marketplace que utiliza, pois isso faz com que alguns imprevistos sejam evitados. No caso do Mercado Livre, por exemplo, tenha total conhecimento dos termos de uso do canal, para evitar possíveis ações que gerem bloqueio.

Existem diversos motivos que podem levar o Mercado Livre a bloquear uma conta. Veja algumas das principais causas que podem gerar bloqueio.

Procedimentos que podem te fazer ter a conta bloqueada no Mercado Livre

Falta de comunicação com o consumidor

O Mercado Livre permite que vendedores e compradores interagem entre si por meio de mensagens armazenadas no próprio marketplace. Por mais que seja um canal de comunicação do vendedor com o comprador, isso não isenta essa comunicação de regras.

Não é permitido o uso de linguagens agressivas, então trate muito bem seu comprador, mesmo que não seja recíproco. Além disso, não divulgue dados pessoais, como e-mail, telefone ou links externos. Certamente, caso descumpra, você poderá ter sua loja suspensa de forma temporária ou definitiva.

Vender produtos proibidos pelo canal

Existem alguns produtos que não podem ser vendidos no Mercado Livre, independente de quem seja o vendedor. Alguns desses produtos são tabaco, armas e munições, fogos de artifício, passagens aéreas, inseticidas, seguros, dentre diversos outros.

Você encontra uma lista completa e detalhada do produtos proibidos no próprio site. Caso você anuncie qualquer produto pertencente nesta lista, suas vendas serão bloqueadas.

Cadastrar produtos de forma indevida

Todos marketplaces possuem uma série de exigências a serem seguidas no momento da criação de novos anúncios. Com o Mercado Livre não é diferente. Caso não siga essas exigências a risca, seu anúncio não será visto pelos compradores e sua conta poderá ser suspensa.

É indispensável que seu anúncio seja claro ao transmitir informações na descrição, quantidade e preço do seu produto. Além, claro, de fornecer boas imagens autorais e reais do produto.

Lembrando que existem algumas especificações que são proibidas nos anúncios, como, por exemplo, exigir compras mínimas, inserir links externos, etc.

Leve a sério o compromisso de vender

A partir do momento em que você decide anunciar um produto e vender em qualquer marketplace, você assume um compromisso.

É necessário que você mantenha seus dados cadastrais atualizados e válidos, que comprovem sua identidade. Casos os dados não sejam reais e comprovados, você será suspenso até que tudo seja validado.

Mesmo evitando receber reclamações, tratando bem o cliente e seguindo a risca a política do canal, você poderá ser bloqueado. Infelizmente, são diversos motivos que levam uma conta ser bloqueada e erros podem ocorrer de ambas as partes. De qualquer modo, faça tudo dentro das suas possibilidades para se proteger de uma possível suspensão.

Mais que se proteger, tente estar sempre prerado para enfrentar e superar uma possível suspensão.

Não confie em somente um canal de venda

Invista em mais de um marketplace e amplie suas negociações.

No Brasil, além do Mercado Livre, existem outros marketplaces renomados, como B2W, CNOVA / Via Varejo, Magazine Luiza e Amazon. Acima de tudo, não espere sua conta estar bloqueada no Mercado Livre para iniciar as vendas nesses canais. Inicie um planejamento de expansão a curto e médio prazo que lhe permita não só estar preparada para momentos de emergência, mas também aumentar suas vendas em marketplaces.

Aqui na Venda.la você consegue entrar em todos esses marketplaces com mais facilidade e com maior credibilidade. Além disso, nossa equipe de Customer Success fará um planejamento personalizado para que você gerencie melhor e venda mais.

Se você ficou interessado em expandir suas vendas e deseja conhecer as vantagens da Venda.la, consulte um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados


Procurando Network? Conheça a Venda.la!

+ Sem comentários

Comente