Como vender no Via Varejo Marketplace


Como vender no Via Varejo Marketplace

Em agosto de 2016, a Cnova Brasil se incorporou ao Via Varejo, passando a gerenciar todo o procedimento de venda dos canais do grupo. No e-commerce, esses canais são Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, que juntos somam mais de 120 milhões de visitas mensais. Deu para entender por que é importante saber como vender no Via Varejo?

Em um mercado cada vez mais competitivo, estar em diferentes marketplaces e aumentar a visibilidade é essencial para qualquer pessoa que venda online. Dessa forma, vender na Via Varejo é uma grande oportunidade, já que você estará em 3 grandes e-commerces ao mesmo tempo.

Como vender no Via Varejo Marketplace?

Para vender no Via Varejo, é necessário ter os seguintes requisitos e documentos:

  • CNPJ
  • Contrato Social
  • Certificado ME ou requerimento de empresário
  • Número no Sintegra
  • Documento de identificação do responsável legal
  • Comprovante bancário contendo Razão Social, CNPJ, número da agência e conta bancária.
  • Emitir Nota Fiscal Eletrônica ou avulsa em todas as vendas

Se você cumpre todos os requisitos, basta entrar no site do Via Varejo Marketplace e clicar em “Cadastrar Loja”. Após preencher um formulário com todas as informações, o Via Varejo fará uma análise dos seus dados e enviará um e-mail informando os próximos passos.

Quanto custa vender no Via Varejo?

Não existe um custo de entrada para vender no Via Varejo. A empresa só cobra uma comissão por cada venda, que varia de 14 a 18% de acordo com a categoria do produto. Depois de descontada essa porcentagem, o repasse é feito ao lojista conforme o seguinte critério:

  • Para pedidos entregues ao transportador entre os dias 11 e 25, o vendedor receberá o dinheiro no dia 20 do mês seguinte
  • Para pedidos entregues ao transportador entre os dias 26 e 10, o vendedor receberá o dinheiro no dia 30 do mês seguinte

Como cadastrar produtos no Via Varejo Marketplace?

Existem três formas para incluir os itens que você quer vender no marketplace:

Cadastro Individual

Você deve acessar o seu painel e em seguida ir em “Catálogo” > “Produto” > “Inclusão”. No campo “Buscar” você deve procurar o produto que você quer cadastrar. É possível selecionar “Cadastre um novo”, caso você não encontre o item na lista. Mais informações sobre esse processo podem ser encontradas aqui.

Inclusão por planilha

É possível também cadastrar vários produtos de uma vez usando uma planilha. Para isso, o lojista precisará abrir um chamado no suporte e respeitar todas as orientações descritas aqui.

Via integradora/hub

Por meio da API do Via Varejo, existem plataformas que permitem que você cadastre seus produtos rapidamente ou importe de algum outro marketplace. A Venda.la, por exemplo, possui essa funcionalidade e faz essa integração rapidamente.

Emissão de NFe no Via Varejo

Como já comentamos, o Via Varejo exige a emissão de nota fiscal para cada venda que você realizar.

Dessa forma, a contratação de um hub de integração pode facilitar muito o seu processo. Com uma plataforma como a Venda.la, você preenche os dados fiscais de cada pedido e o sistema envia automaticamente essas informações para o Via Varejo.

Se você utilizar algum sistema ERP que integre com a Venda.la, todo esse processo pode ser ainda mais automatizado: logo após a aprovação do pedido, nosso sistema solicita a emissão de nota no seu ERP e depois recebe esses dados fiscais para enviar ao marketplace (ou para imprimir e enviar ao cliente, por exemplo).

Sem um Hub, todo esse processo deve ser feito manualmente, o que tornará a operação muito mais lenta e até inviável dependendo do número de pedidos recebidos.

Como é o envio no Via Varejo?

Ao contrário de marketplaces como Mercado Livre, Magalu e B2W, o Via Varejo não possui um sistema próprio de logística e, portanto, não emite etiquetas de envio. Nesse sentido, ela funciona de modo muito parecido com a Amazon.

Ou seja, o ideal é que o próprio lojista tenha contrato com os Correios. Se esse for o caso, usando a Venda.la o lojista consegue emitir e imprimir suas etiquetas de envio de forma automática, logo que a venda for aprovada.

Além dos Correios, a Venda.la também consegue fazer esse tipo de integração e automação com as seguintes transportadoras e serviços de logística:

  • Jamef
  • Jadlog
  • Total Express
  • Transfolha
  • Melhor Envio
  • Intelipost

Integre marketplaces e aumente suas vendas

Quem ainda não vende no Via Varejo está perdendo a oportunidade de aumentar a visibilidade e atingir mais pessoas. Aqui na Venda.la, possuímos a melhor integração com a Via Varejo, o que facilita o trabalho de quem vem de outros marketplaces.

Também temos integração com outros marketplaces como Mercado Livre, B2W, MadeiraMadeira, Magazine Luiza, Amazon, Shoppee, além de serviços de logísticas, ERPs e lojas virtuais. Dessa forma, você consegue fazer toda a gestão de suas vendas em uma única plataforma.

Se você ficou interessado em expandir seu negócio para Via Varejo e deseja conhecer as vantagens da Venda.la, consulte um de nossos especialistas e faça um diagnóstico gratuito. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



3 técnicas para aumentar suas vendas em marketplaces

+ Sem comentários

Comente