Como vender no Mercado Livre?


Saiba como vender no Mercado Livre

Reconhecido como um dos marketplaces mais acessados do Brasil, a plataforma já ultrapassou a marca de 200 milhões de usuários registrados. Saber como vender no Mercado Livre pode fazer toda diferença para seu negócio.

A boa notícia é que começar a vender no Mercado Livre é extremamente fácil. Uma grande vantagem é não ter a necessidade de possuir um CNPJ para vender, algo que é exigência em outros marketplaces. Esse é um atrativo para grande parte de pequenos vendedores que ainda não abriram sua empresa.

Cadastrar anúncios no Mercado Livre também é bastante simples: você não terá trabalho mesmo se quiser inserir fichas técnicas e especificações de cor, tamanho e outros atributos.

Por fim, o vendedor também pode evitar dor de cabeça na hora de enviar a mercadoria. Adotando o Mercado Envios, o próprio marketplace se responsabiliza pela entrega e assume eventuais problemas nesse transporte.

Com tantas vantagens e tamanha praticidade, fica fácil entender por que vale a pena usar o Mercado Livre, certo? Confira o passo a passo que você deve seguir para começar suas vendas no marketplace:

Como vender no Mercado Livre?

1- Cadastre-se no Mercado Livre

O primeiro passo consiste em criar sua conta. É bem simples, basta acessar a página de cadastro do Mercado Livre.

Pessoa física x Pessoa jurídica?

Logo no início do cadastro você precisará escolher se deseja registrar-se como pessoa física ou como empresa. O Mercado Livre é um dos poucos marketplaces que te permite vender como pessoa física. Isso é bem interessante para quem ainda está começando a vender online.

Se começar a vender como pessoa física, saiba que existem algumas limitações.

  1. Ao atingir o faturamento de R$ 12.000,00 por mês – durante um período de três meses – você será notificado pelo Mercado Livre para migrar sua conta para Pessoa Jurídica;
  2. Você não poderá ser um MercadoLíder enquanto não tiver uma conta PJ.

Seja qual for a forma que você cadastrar, insira todas as informações corretas, pois o Mercado Livre pode solicitar documentos para comprovar sua identidade.

Por fim, atente-se ao nome do seu perfil: é por ele que você será reconhecido, portanto, procure saber se já existe alguma loja vendendo com esse nome, já que futuramente ele pode ser utilizado para criar sua loja virtual e/ou entrar em outros marketplaces.

2- Cadastre seus produtos

Chegou a hora de criar seu primeiro anúncio para começar a vender. Para criar anúncios, vá até a página inicial do Mercado Livre e clique em “Vender”.

Você será redirecionado para uma página onde deverá escolher qual será o tipo do seu anúncio, ou seja, se ele será um anúncio de “produtos”, “veículos”, “imóveis” ou “serviços”.

Em seguida, preencha o título do seu produto e clique em “Continuar”. Lembre-se de escolher um título que seja claro e conciso, deixe os detalhes para a descrição.

Automaticamente, o Mercado Livre vai categorizar o seu produto. Verifique se a categoria está correta e, caso contrário, defina manualmente uma opção melhor. Possivelmente, o ML vai identificar qual é seu produto e trazer toda a ficha técnica dele, te poupando trabalho. Defina também se o produto é novo ou usado.

Anunciar no catálogo ou na lista geral?

Se o Mercado Livre identificou qual é seu produto, na próxima etapa você deverá escolher entre duas opções para o seu anúncio: catálogo ou lista geral.

No Catálogo do Mercado Livre, o próprio marketplace preenche todos os dados: título, foto e descrição. O anúncio vai aparecer na primeira posição da busca, mas você estará “disputando espaço” com outros concorrentes dentro desse anúncio. O Mercado Livre vai destacar o vendedor que oferecer o melhor preço e condição de venda.

Já na lista geral, você personaliza todos os detalhes do seu produto. O anúncio terá menos destaque, mas ao menos ele é apenas seu, permitindo que você use sua criatividade na descrição e nas fotos.

Preencha as demais informações

Se você optou pela lista geral, o próximo passo é inserir informações como imagens, descrição, código universal do produto, estoque e preço.

Algumas boas práticas para essas informações são:

  • Siga todos os padrões do Mercado Livre na hora de subir as imagens;
  • Faça uma descrição que contenha todas as especificações do produto;
  • Apesar de ser possível deixar o código universal do produto em branco, procure preencher esse dado;
  • Informe o número correto do estoque para não correr o risco de receber um pedido e não conseguir enviá-lo.

3- Tipos de Anúncios

O último passo para vender no Mercado Livre é decidir o tipo do anúncio, ou seja, se ele será Grátis, Clássico ou Premium.

Anúncio Grátis

Nessa modalidade, o vendedor não precisa pagar nenhuma comissão de venda ao Mercado Livre, independentemente do valor do produto. Também é permitido o uso do Mercado pago. Essa é uma boa opção para quem está iniciando no marketplace ou não tem possibilidades de investimentos no momento.

Por outro lado, a exposição desses anúncios é baixa, prejudicando o vendedor em relação aos concorrentes. Os anúncios desta modalidade também não permitem parcelamentos sem juros. Quem deseja parcelar, deverá pagar um valor adicional.

Outro ponto negativo é que o anúncio dura somente 60 dias, fazendo com que o lojista sempre tenha que cadastrá-lo novamente.

Anúncio Clássico

Com duração ilimitada, tem uma exposição superior aos anúncios gratuitos e também possui a modalidade do Mercado Pago. Esta é a forma de anúncios mais utilizada entre os lojistas. Ao contrário dos anúncios grátis, vendedores que optam pelos anúncios clássicos precisam pagar ao Mercado Livre uma comissão de 11% de cada venda realizada.

Também é cobrada uma taxa de R$ 5,00 em todos os itens com valor inferior a R$ 120,00. Ou seja, a comissão cobrada nesses tipos de anúncios será de R$ 5,00 + 11% do valor anunciado. Assim como no Grátis, também não há opção de parcelamentos sem juros.

Anúncio Premium

É o tipo de anúncio que mais beneficia o vendedor. Sua duração é ilimitada, inclui o Mercado Pago, possui alta exposição e permite o parcelamento sem juros.

Assim como o anúncio Clássico, também exige que o vendedor pague comissão sobre a venda, que neste caso é de 16%. Também há uma taxa de R$ 5,00 em todos os itens com valor inferior a R$ 120,00, ou seja, a comissão cobrada nesses tipos de anúncios é de R$ 5,00 + 16% do valor anunciado.

Após escolher a modalidade de anúncio desejada, você será redirecionado para confirmar e, finalmente, publicar o anúncio.

4- Mercado Envios

Uma das grandes vantagens do Mercado Livre é que você tem o mínimo de preocupação possível com o envio. Se o seu produto estiver dentro das categorias que aceitem envio por diferentes transportadoras, ele já será oferecido pelo Mercado Envios automaticamente.

O que isso significa? Primeiramente, que o Mercado Livre assume toda a responsabilidade da entrega. Os pacotes estarão protegidos e, se algo acontecer no percurso, o ML oferece todo o respaldo.

Além disso, os anúncios que contam com o Mercado Envios possuem uma calculadora com custos de fretes e prazos. Dessa forma, o cliente já sabe quando receberá e quanto precisará pagar pelo frete.

Tudo que o vendedor precisa fazer é receber o pedido, colar a etiqueta de envio que será gerada em cada pedido e levar o pacote à agência mais próxima. Simples, não?

5- Repita o processo e aumente suas vendas

Aos poucos, cadastre todos os seus produtos no Mercado Livre. Você poderá gerenciar tudo pelo painel da plataforma. Com o tempo, é possível expandir para outros marketplaces e aumentar ainda mais suas vendas.

Para possibilitar a expansão com segurança, é importante que você utilize um HUB de Integração com marketplaces. Além de centralizar os demais marketplaces, existem muitas vantagens em um HUB de integração com o Mercado Livre.

A Venda.la possui integração com o Mercado Livre para você controlar e agilizar suas vendas. Entre em contato com nossa equipe e veja como a Venda.la pode te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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