Como Vender No B2W Marketplace?


Como Vender No B2W Marketplace

Você se imagina vendendo na Americanas, Submarino e Shoptime? Com o B2W isso é possível e vamos te mostrar que é mais simples do que imagina.

B2W é a abreviação de Business To World, no português, Negócios Para o Mundo. Atualmente, é a empresa líder no comércio eletrônico na América Latina e é o marketplace que permite vendas na Americanas, Submarino e Shoptime, funcionando como mediador entre vendedor e cliente.  Uma grande vantagem de ser vendedor no B2W é a grande aceitação no mercado. A Americanas está entre os 20 sites mais acessados do país*, enquanto Submarino e Shoptime também não estão longe, o que aumenta a credibilidade de quem é vendedor nessas lojas.

Para dar início as vendas no B2W o lojista se cadastra na plataforma e informa todos os dados solicitados. O B2W então analisa o cadastro e retorna ao lojista informando se foi ou não aprovado. Se tudo der certo, o lojista já pode começar a inclusão de seus produtos na plataforma.

Para se cadastrar o lojista necessita ter o CNPJ ativo e uma conta corrente vinculada a ele, possuir o CNAE de varejista (47), inscrição no Sintegra para poder emitir as notas fiscais e ter o eCNPJ para assinar digitalmente.

Feito o cadastro, o vendedor necessita ter um logo da loja, uma descrição curta e objetiva sobre sua empresa e também a política de trocas, entregas e cancelamentos, que deve ser a mesma do B2W, então se preferir, pode copiar a padrão.

Para ser vendedor no B2W não há custos de entrada, pois a plataforma trabalha de forma comissionada com uma taxa fixa de 16% sobre o valor total da venda (produto + frete). O vendedor só terá esse custo se houver alguma venda, caso contrário, não desembolsa nenhum valor.

O B2W repassa o valor ao vendedor quinzenalmente, de acordo com o valor desbloqueado na quinzena anterior, e esse desbloqueio é feito assim que o pedido é entregue ao transportador. Valores desbloqueados entre os dias 01 e 15 são pagos no primeiro dia do mês seguinte, e valores desbloqueados entre os dias 16 e 31 são pagos no dia 16 do mês seguinte, ou no próximo dia útil.

Para a inclusão dos produtos, o vendedor tem disponível algumas formas:

  • Portal: o cadastro será feito um a um. Se o produto que você vai anunciar já é vendido no B2W, basta pesquisar por esse produto e associar o seu a ele. Se produto que você vai anunciar ainda não for vendido na plataforma, basta preencher o formulário de cadastro, lembrando que, quanto mais informações seu produto possuir, com mais facilidade ele será encontrado e, consequentemente, vendido;
  • Cadastro via arquivo: utiliza uma das planilhas disponíveis na plataforma para cadastrar vários anúncios de uma vez. Esta planilha fará uma análise e te mostrará o que poderá estar errado, permitindo a alteração para completar o cadastro com sucesso;
  • Integração de sistemas (API): dependendo de sua plataforma de ecommerce ou seu HUB, você poderá se integrar ao B2W via API, tornando possível o cadastro de produtos com base nos que você já possui cadastrados em outros marketplaces, editar o cadastro do produto, até mesmo controlar e atualizar seu estoque, além de também poder gerenciar seus pedidos.

Após o produto ser cadastrado, ele será validado. O B2W fará uma identificação se o produto cadastrado já é ofertado para associar os cadastros. Também checará se as fotos e a descrição estão dentro das normas. Se for cadastrado algum produto que ainda não é ofertado, ele deverá passar por validação de preço no sistema para saber se está tudo correto, mas isso só acontece quando o cadastro é feito via API ou por tabela. Manualmente, não. Se algum produto não estiver dentro das regras, o vendedor poderá ajustá-lo e, se ele for reprovado, aparecerão no portal todos os motivos.

É extremamente importante que preço e estoque estejam sempre atualizados para que os produtos estejam sempre ativos. Se houverem muitos pedidos cancelados por falta de produto, o B2W poderá suspender as vendas do lojista.

Quando ocorre a venda, o B2W valida o estoque, analisa os riscos de fraude e processa o pagamento. Quando o pedido for aprovado ficará disponível para gestão e, nesse momento, o vendedor deverá separar os itens, emitir a nota fiscal eletrônica e entregar à transportadora. O vendedor deve lembrar-se de sempre acompanhar o trajeto da encomenda, pois o processo possui prazos e o B2W sempre deve ser informada para informar também o consumidor final.

Caso o cliente possua dúvidas ou queira efetuar alguma reclamação, entrará em contato com o B2W que, sendo necessário, transmitirá o chamado ao vendedor. Este deverá prestar o atendimento obrigatoriamente dentro do prazo estipulado. Poderá ocorrer algum pedido de troca ou cancelamento do produto e, caso acontecer, o B2W tem uma área especial reservada para isso, é preciso somente solicitar a coleta do produto e liberar a troca ou estorno.

Se o vendedor quiser aumentar as vendas, poderá fazer promoções, oferecer frete grátis, dentre outros benefícios ao cliente. O B2W também sempre realiza campanhas e eventos para que atraiam mais clientes, gerando muitas vendas.

O vendedor tem o benefício do B2W Entregas, que permite ao vendedor emitir etiquetas para despachar o pedidos por Correios ou Transportadora, dependendo do caso, e ter o rastreamento da mercadoria atualizado automaticamente em toda ocorrência. Nesse caso, o relacionamento com o transportador é responsabilidade do B2W.

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Além da integração para a B2W Marketplace, também integramos com Mercado Livre, Walmart, Via Varejo / CNOVA, Magazine Luiza, Amazon, dentre outros.

Se você ficou interessado nas vantagens que a Venda.la oferece para a integração com a B2W Marketplace e quer saber mais sobre nós, consulte um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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*Fonte: https://www.invertexto.com/sites-mais-acessados/brasil

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