Como Vender No B2W Marketplace?


Como Vender No B2W Marketplace

Já pensou vender os seus produtos simultaneamente na Americanas, Submarino e Shoptime? Todas essas redes fazem parte do B2W Marketplace. Neste artigo, vamos te mostrar como vender na B2W e aumentar o lucro do seu negócio.

Atualmente, o B2W é líder no comércio eletrônico na América Latina. A empresa nasceu em 2006, com a fusão das Americanas.com, Submarino e Shoptime, funcionando como mediador entre vendedor e cliente.

A B2W tem enorme aceitação no mercado: a Americanas está entre os 20 sites mais acessados do país, enquanto Submarino e Shoptime também não estão longe, o que aumenta a credibilidade de quem vende nessas lojas.

Como vender no B2W?

Para vender no B2W Marketplace o lojista precisa cumprir os seguintes requisitos:

  • CNPJ ativo e sem restrições
  • Conta Corrente vinculada ao CNPJ de cadastro
  • Capital Social igual ou superior a R$1 mil
  • CNAE de varejista (47)
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI)
  • Emitir Nota Fiscal de suas vendas

Se você preenche todos esses atributos, é só registrar sua loja no marketplace. O B2W irá analisar o cadastro e retornará informando se você foi aprovado ou reprovado.

Feito o cadastro, o vendedor necessita ter um logo da loja, uma descrição curta e objetiva sobre sua empresa e também a política de trocas, entregas e cancelamentos, que deve ser a mesma do B2W. Então, se preferir, você pode copiar a padrão.

Quanto custa vender na B2W?

Para ser vendedor no B2W não há custos de entrada, pois a plataforma trabalha de forma comissionada com uma taxa fixa de 16% sobre o valor total da venda (produto + frete). O vendedor só terá esse custo se houver alguma venda, caso contrário, não desembolsa nenhum valor.

O B2W repassa o valor ao vendedor quinzenalmente, de acordo com a quantia desbloqueada na quinzena anterior, e esse desbloqueio é feito assim que o pedido é entregue ao transportador. Valores desbloqueados entre os dias 01 e 15 são pagos no primeiro dia do mês seguinte, e valores desbloqueados entre os dias 16 e 31 são pagos no dia 16 do mês seguinte, ou no próximo dia útil.

Uma vantagem interessante é que, mesmo quando as compras são parceladas, o lojista recebe o valor à vista. Dessa forma, existe um controle maior sobre o fluxo de caixa, evitando imprevistos.

Como cadastrar produtos no B2W?

Quando o vendedor cadastra produtos no B2W, seu anúncio estará disponível na Americanas.com, Submarino e Shoptime. Para isso, é preciso iniciar o processo de integração de itens, que pode ser feito de três formas:

Cadastro manual unitário

O cadastro será feito manualmente, produto por produto. Para isso, é preciso estar logado na área Portal Parceiro > Produto > Cadastro de Produtos.

Depois, você deve digitar alguma informação para localizar o produto, como o nome dele ou o EAN. Se o item que você vai anunciar já é vendido no B2W, basta localizá-lo e clicar em “vender esse produto”.

Se o produto que você vai anunciar ainda não for vendido na plataforma, basta preencher o formulário de cadastro, lembrando que, quanto mais informações seu produto possuir, com mais facilidade ele será encontrado e, consequentemente, vendido.

Cadastro massivo via arquivo

Também é possível utilizar uma das planilhas disponíveis na plataforma para cadastrar vários anúncios de uma vez. Basta ir em Portal Parceiro > Produto > Ações em massa (Upload). Assim, você baixará a planilha de acordo com a categoria desejada.

Em seguida, você vai preencher essa planilha com todos os produtos que deseja cadastrar no marketplace. Por fim, você irá fazer um upload da planilha na seção “cadastrar produtos”. Será feito uma análise que te mostrará o que poderá estar errado, permitindo a alteração para completar o cadastro com sucesso.

Integração de sistemas (API)

Dependendo de sua plataforma de e-commerce ou seu HUB, você poderá se integrar ao B2W via API, tornando possível o cadastro de produtos com base nos que você já possui cadastrados em outros marketplaces.

Com a Venda.la, por exemplo, você consegue rapidamente integrar seus produtos cadastrados em outro marketplace com a B2W. Você ainda poderá editar o cadastro do produto, controlar e atualizar seu estoque e gerenciar seus pedidos em um único local.

Outra vantagem da integração da Venda.la com o B2W Marketplace é que se você já é vendedor no Mercado Livre, você consegue facilmente clonar todos os seus anúncios do Mercado Livre para o B2W.

E depois do cadastro?

Após o produto ser cadastrado, ele será validado. O B2W fará uma identificação se o produto já é ofertado para associar os cadastros. Também checará se as fotos e a descrição estão dentro das normas. Se for cadastrado algum produto que ainda não é ofertado, ele deverá passar por validação de preço no sistema para saber se está tudo correto,

É extremamente importante que preço e estoque estejam sempre atualizados para que os produtos estejam sempre ativos. Se houverem muitos pedidos cancelados por falta de produto, o B2W poderá suspender as vendas do lojista.

Vender no B2W Marketplace

Quando ocorre a venda, o B2W valida o estoque, analisa os riscos de fraude e processa o pagamento. Quando o pedido for aprovado ficará disponível para gestão e, nesse momento, o vendedor deverá separar os itens, emitir a nota fiscal eletrônica e entregar à transportadora. O vendedor deve lembrar-se de sempre acompanhar o trajeto da encomenda, pois o processo possui prazos e o B2W sempre deve ser informado para informar também o consumidor final.

Caso o cliente possua dúvidas ou queira efetuar alguma reclamação, entrará em contato com o B2W que, sendo necessário, transmitirá o chamado ao vendedor. Este deverá prestar o atendimento obrigatoriamente dentro do prazo estipulado. Poderá ocorrer algum pedido de troca ou cancelamento do produto e, caso acontecer, o B2W tem uma área especial reservada para isso, é preciso somente solicitar a coleta do produto e liberar a troca ou estorno.

Se o vendedor quiser aumentar as vendas, poderá fazer promoções, oferecer frete grátis, dentre outros benefícios ao cliente. O B2W também realiza campanhas e eventos para atrair mais compradores, gerando muitas vendas.

Emitir nota fiscal no B2W

Como já comentamos, o B2W exige a emissão de NFe para cada uma de suas vendas. O marketplace só vai liberar uma etiqueta de envio depois que receber as informações da nota fiscal.

Esse processo é mais complicado se você não utiliza um hub de integração. Usando a Venda.la, por exemplo, você insere os dados fiscais no painel e o sistema envia esses dados automaticamente para o B2W.

Caso você trabalhe com um ERP integrado ao nosso sistema, é possível inclusive programar a emissão de notas automaticamente dentro do ERP, sem nenhum trabalho humano.

O B2W Entregas

O vendedor ainda pode optar pelo benefício do B2W Entregas. Com um funcionamento muito parecido com o Mercado Envios, esse sistema emite etiquetas para despachar os pedidos por Correios ou Transportadora.

Dessa forma, o B2W se responsabiliza pela entrega do produto. O vendedor só precisa embalar o item, anexar a etiqueta e levar o pacote a um posto de coleta ou agência dos Correios.

Isso permite que o rastreamento da mercadoria seja atualizado automaticamente em toda ocorrência. Assim, utilizar o B2W Entregas costuma ser vantajoso para o lojista e para o próprio cliente.

B2W Fulfillment

O B2W ainda tem outro serviço que otimiza ainda mais a operação logística dos vendedores. Trata-se do B2W Fulfillment, um serviço em que o marketplace assume toda a parte logística da venda.
Isso significa que a empresa cuida do recebimento da mercadoria, armazenagem, separação do pedido, embalagem, expedição e envio (através do próprio B2W entregas).

Ou seja, o lojista só precisa se preocupar em vender. Esse serviço é recomendado justamente para quem não quer se preocupar com questões logísticas e de armazenagem, que costumam gerar as maiores dores de cabeça para os vendedores.

Entre no B2W usando a Venda.la

Se você já vende em outros marketplaces, expandir sua operação para o B2W é uma ótima alternativa para aumentar suas vendas e ganhar mais visibilidade. Com o Venda.la, você consegue facilmente cadastrar os produtos que você já vende em outros marketplaces e ainda fazer a gestão em uma única plataforma.

Agende uma conversa com nossos especialistas para fazermos um diagnóstico do seu negócio e apresentar os benefícios da plataforma. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

Preencha os dados



Converse com um especilista em marketplace da Venda.la



*Fonte: https://www.invertexto.com/sites-mais-acessados/brasil

Como Vender e Vencer na B2W

+ Sem comentários

Comente