Como um ERP auxilia no controle das vendas em multicanais


Como um ERP auxilia no controle das vendas em multicanais

Anunciar em mais de um canal de venda pode ser uma boa estratégia para alavancar o negócio. Entre as possibilidades, podemos destacar a loja física, a loja virtual própria e a possibilidade de criar anúncios em diversos marketplaces. O intuito é alcançar o maior número de possíveis compradores e converter vendas.

Mas, para que a estratégia funcione, é necessária uma boa organização, seja dos anúncios, pedidos, estoques ou notas fiscais. A empresa precisa saber qual o canal de venda está oferecendo mais lucro e quais são os produtos mais vendidos, por exemplo. E estes são apenas alguns dos benefícios de utilizar um ERP para controlar as vendas de multicanais.

ERP para múltiplos canais de venda

O ERP é um sistema que ajuda a organizar a empresa. Quando falamos de múltiplos canais de venda, ele se torna ainda mais importante, pois centraliza as informações e auxilia o gestor a tomar decisões assertivas.

Entenda mais sobre como alguns dos recursos de um sistema ERP podem ajudar a sua empresa a crescer.

Integração com outros sistemas

Independente se você tem uma loja física e o e-commerce próprio, ou se tem a própria loja virtual e ainda anuncia em um ou mais marketplaces, é importante que tudo esteja centralizado em um ERP para melhor organização.

Com um ERP, você conecta todos os canais de venda. Assim, quando cadastrar um produto no ERP, poderá anunciar este mesmo produto em diversos locais.

Exemplo: Uma empresa tem uma Camiseta Verde cadastrada no ERP. Sendo assim, pode vender o mesmo produto em múltiplos canais de venda, como:

  • Loja física, em que pode ter uma relação mais próxima aos clientes;
  • Loja virtual própria, onde a empresa escolhe quais produtos serão anunciados;
  • Marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Amazon e Casas Bahia, onde diversas lojas podem anunciar um mesmo produto.

Recebimento de pedidos

Se você realizar a integração dos canais de venda no ERP, vai poder receber todos os pedidos em um só lugar. Assim, saberá qual a performance de cada canal, quais são os produtos mais vendidos, e claro, manterá tudo organizado.

Já imaginou precisar acessar diversas plataformas para verificar se recebeu pedidos? Além de ocupar muito tempo, pode haver confusão e até esquecimento de algum pedido.

Com as vendas registradas em um único local, fica mais fácil das sequência ao fluxo dos pedidos do e-commerce, com a emissão de notas fiscais, separação dos produtos, embalagem das encomendas e impressão das etiquetas de envio com o endereço dos clientes. Se você tem loja física, os pedidos também são cadastrados no mesmo local para gestão completa dos pedidos.

Controle de estoques

Quando você vende produtos na loja física, precisa correr para atualizar os estoques da loja virtual e dos marketplaces? Com um ERP, esse processo se torna automático. Você realiza a integração de todos os canais de venda para que eles fiquem conectados e atualizados. Sempre que os estoques mudarem no ERP, todos os canais de venda recebem esta informação e atualizam seus estoques.

Esta é uma forma eficiente de não vender o mesmo produto mais de uma vez. Se a empresa tinha apenas uma unidade em estoque, não pode efetuar duas vendas. Caso contrário, uma delas precisará ser cancelada, deixando um cliente insatisfeito.

Emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais é uma obrigação das empresas. Elas garantem a legitimidade das vendas e oferecem segurança para quem vende e para quem está comprando.

Sabemos que este é um processo que demanda tempo, mas um sistema ERP torna o processo de emissão mais ágil. A empresa configura o ERP com as naturezas de operação e mantém os cadastros dos produtos completos, para que, ao receber um pedido, a emissão seja rápida.

Quando a empresa recebe pedidos de um e-commerce ou marketplace, por exemplo, o cadastro dos clientes é importado para o ERP. Além disso, já existe um cadastro completo do produto no sistema. Sendo assim, não é preciso digitar dados para preenchimento da nota fiscal.

Em poucos cliques, a nota fiscal é emitida e o pedido pode ser liberado para o envio.

No caso das lojas físicas, a nota fiscal do consumidor é mais utilizada, e esta pode ser incluída através de um PDV próprio do ERP.

Relatórios precisos

O uso de um ERP permite a geração de relatórios para que seja mais fácil entender a realidade da empresa. Quanto vendeu em um mês? Quais são os produtos encalhados no estoque? Qual produto mais vendeu? Quanto custou cada venda no e-commerce? Qual o valor das contas a pagar? E quanto tenho para receber?

Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas por um ERP como o Tiny. Os relatórios estão disponíveis para ajudar os gestores a tomarem as melhores decisões, baseados em dados e não em achismos.

Conclusão

O ERP é um sistema que dispõe de recursos que tornam a rotina leve, fluída. Com ele, as tarefas podem ser executadas em apenas um local, sem a necessidade de criar diversas planilhas ou acessar múltiplas plataformas.

Se a empresa anuncia produtos em multicanais de venda, o ERP se torna um forte aliado, pois consegue centralizar as informações e permite mais agilidade e controle na execução de cada etapa do fluxo dos pedidos.

O Tiny ERP otimiza o dia a dia das empresas através de funcionalidades que deixam a rotina mais leve. Com ele, é possível fazer integração com diversos canais de venda, receber os pedidos de forma centralizada, controlar os estoques, emitir notas fiscais e obter relatórios que auxiliam a tomada de decisões.

Use um ERP para te ajudar a controlar o que acontece na empresa e economize o tempo destinado a cada atividade.

Boas vendas!

+ Sem comentários

Comente