Como se adequar às alterações de tempo de despacho do Mercado Livre


Como se adequar às alterações de tempo de despacho do Mercado Livre

O Mercado Livre implantou dia 12 de julho atualizações internas que impactam na reputação do vendedor. As atualizações afetam usuários do Mercado Envios e dizem respeito ao tempo de despacho do pedido.

Atualizações do Mercado Livre: o que você precisa saber

O Mercado Livre está se esforçando para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço para o consumidor final. O marketplace passa a ser mais rígido com os vendedores no que diz respeito ao tempo de despacho do pedido.

Como eram as regras de despacho de pedidos

Todos os vendedores possuiam limite de 24h no tempo de despacho do pedido. Em outras palavras, independentemente do horário em que o pedido foi realizado, ele tinha 24h para ser enviado.

A reputação era impactada apenas se o atraso no despacho ocorrece em mais de 15% dos pedidos. Logo, sua reputação não seria impactada se você despachasse até 15% dos pedidos em um prazo acima de 24h.

Como é a nova regra de tempo de despacho de pedidos

A primeira alteração feita pelo Mercado Livre foi distinguir vendedores iniciantes de vendedores profissionais.

Vendedores iniciantes terão “até o dia seguinte” para despachar os pedidos, independente do horário da compra. Um pedido feito em qualquer horário da segunda-feira deverá ser despachado entre segunda e terça-feira.

As alterações mais contundentes foram feitas para o vendedores profissionais. A partir do dia 12 de julho, o tempo de despacho dos pedidos fica determinado a partir do horário de corte. Ficou determinado da seguinte maneira:

  • Pedidos aprovados antes do horário de corte deverão ser despachados no mesmo dia;
  • Pedidos aprovados depois do horário de corte deverão ser despachados até o horário de corte do dia seguinte.

As alterações são válidas para quem usa Mercado Envios das mais variadas formas:

  • Agências de Coleta;
  • Correios;
  • Transportadoras;
  • Mercado Envios Coleta;
  • Mercado Envios Flex.

Para todos a regra dos 15% de tolerância no atraso para não impactar na reputação continua valendo. O conceito geral é válido para todos os tipos de envios, contudo, há algumas diferenças entre eles.

Tempo de Despacho nas Agências de Coleta

O horário de corte de cada vendedor pode variar de acordo com a agência mais utilizada. Para conferir seus horários, você deve acessar seu painel do Mercado Livre e ir em Vendas > Preferências de Venda > Meus horários de envio.

Para manter o filtro “Chegará Amanhã”, o limite de atrasos é de apenas 3%.

Tempo de Despacho no Mercado Envios Coleta

No caso do Mercado Envios Coleta, o vendedor deverá despachar tudo que vendeu até o horário de corte.

O horário de corte também irá variar, dependendo da programação da coleta no seu endereço. Você também poderá encontrar os horários no seu painel do Mercado Livre e ir em Vendas > Preferências de Venda > Meus horários de envio.

Para manter o filtro “Chegará Amanhã”, o limite de atrasos é de apenas 3%.

Tempo de Despacho no Mercado Envios Flex

Neste caso o vendedor também deverá despachar tudo que vendeu até o horário de corte. A diferença é que o horário de corte neste serviço é definido pelo próprio vendedor.

Para manter o filtro “Chegará Hoje”, o limite de atrasos é de 10%.

Como se adequar às alterações no tempo de despacho

A primeira etapa para qualquer empresa é a organização, por mais simples que isso pareça. Antes de te falar sobre como a tecnologia pode te auxiliar, falarei sobre a prática dos 5s.

O 5s é um conceito japonês que visa a qualidade do ambiente e está diretamente direiconado ao desempenho da sua equipe. Sçao eles:

  • Seiri (Utilização/Classificação): usar apenas o que é necessário;
  • Seiton (Ordem/Organização): organizar, arrumar, deixar tudo no seu devido lugar;
  • Seiso (Limpeza/Saúde): limpar, tornar o local mais saudável em todos os aspectos;
  • Seiketsu (Normalização/Padronização): padronizar, criar etapas e regras e transformá-las em hábitos;
  • Shitsuke (Disciplina/Autodisciplina): nada auxilia mais na produtividade do que a disciplina.

Aplicando esse concieto regurlarmente em sua empresa, você terá grandes ganhos de produtividade. Contudo, se você quiser realmente profissionalizar e evoluir sua gestão, precisa investir em tecnologia

Aqui na Venda.la, semrpe estivemos preparando nossos parceiros para agilizar o processo de expedição e o tempo de despacho. Há anos desenvolvemos soluções, funções e metodologias para que o seller seja rápido e eficaz.

Como Melqui Sodré diz neste post sobre gerenciamento de Mercado Envios, o tempo de despacho deve ser sempre priorizado.Ele garante ao seller uma reputação melhor dentro do marketplace, além de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor. Fazer esse processo com perfeição significa evitar prejuízos também. Os três pilares de uma expedição ágil são esses:

  • Emissão de NFe;
  • Impressão da Etiqueta de Envio;
  • Separação e conferência de produto/variação para envio.

Veja as principais maneiras que a Venda.la tem de garantir que você não será afetado negativamente pelas novas regras do Mercado Livre.

Emissão de NFe

Nosso sistema possui integração com os principais ERPs do Mercado. Dessa forma, você pode emitir a NFe diretamente pelo nosso painel. O processo é centralizado e não há necessidade de acessar mais de um local para cumprir a tarefa.

Utilizando Certificado A1, você pode configurar nosso sistema para emitir a NFe automaticamente para você, inclusive.

Além de emitir a nota fiscal, a Venda.la envia as informações da nota para o Mercado Livre. É um processo essencial, principalmente para quem usa Mercado Coleta. Em alguns casos, o Mercado Livre só libera a Etiqueta de Envio após receber os dados fiscais. Com a Venda.la fazendo isso de maneira automática, é menos um processo para você executar.

O sistema possui disponível a impressão da Danfe Simplificada na impressora térmica. Ela elimina a necessidade de colar a Declaração de Conteúdo ou a Danfe no pacote. Imprima ela em forma de etiqueta e ganhe muito tempo no processo de embalagem.

Impressão de Etiquetas de Envio em A4 ou na Zebra

Pela integradora de marketplaces Venda.la você gera e imprime as etiquetas de qualquer modalidade do Mercado Envios.

É possível configurar qual a melhor impressora para imprimir suas etiquetas. O sistema gera impressões A4 ou manda as etiquetas para sua impressora zebra.

Além disso, o sistema é possui automações de impressão de NFe e de Etiquetas de Envio. Você consegue configurar o sistema para realizar impressões por lote ou por horário. Deifna se quer imprimir toda vez que tiver XX pedidos prontos para expedição ou nos horários de sua preferência.

As automações da Venda.la te ajudam a despachar os pedidos com a maior agilidade. Veja como fica um fluxo onde todas as configurações e automações estão ativas:

  1. O pedido é aprovado pelo Mercado Livre e chega na Venda.la
  2. O sistema confere o estoque do produto no seu ERP, dá baixa e atualiza todos os marketplaces;
  3. O sistema emite a NFe automaticamente, resgata os dados fiscais e os envia ao Mercado Livre;
  4. A Venda.la resgata a Etiqueta do Mercado Envios;
  5. Danfe e Etiqueta de Envio são impressas automaticamente na impressora que você configurou no sistema.

São muitas etapas que o sistema faz por você e permite que você gerencie com agilidade. A última etapa da expedição também conta com funções e soluções para sua operação.

Separação de Produtos e Conferência com Picking & Packing

Para que a agilidade da sua operação não lhe traga prejuízos, sua expedição não pode cometer erros. O erro mais comum na expedição é a separação incorreta de produtos e variações. Pensando nisso, possuímos soluções para evitar esse tipo de erro.

É possível imprimir uma folha de separação de estoque com os detalhes essenciais para separar o produto correto. Basta selecionar todos os pedidos que serão despachados e a impressão trará de forma clara e simples a quantidade de cada produto, a variação e os detalhes importantes. Dessa maneira a possibilidade de separar um item errado diminui.

Além disso, o sistema conta com uma função exclusiva de Picking & Packing. Com essa função, sua equipe poderá conferir o produto separado com a etiqueta de envio do pedido ou com a NFe. É a forma ideal para conferir e evitar o envio de produtos incorretos.

Assessoria especializada

Além de tecnologia, é importante contar com assessoria especializada. A Venda.la conta com duas equipes de grande valor para seus parceiros.

A Equipe de Onboarding realiza treinamentos personalizados para cada parceiro assim que ele contrata o sistema. O parceiro recerá o treinamento completo para configurar e gerenciar pelo sistema da maneira mais adequada para sua operação. O cenário e as preferências do usuário são sempre levadas em consideração. Nossos profissionais dão diversas dicas e recomendação dentro das metodologias que desenvolvemos.

A Equipe de Sucesso do Cliente, o customer success, presta assessoria aos parceiros. Nós desenvolvemos planos de ações e acompanhamos o cliente durante todo o tempo em que a parceria durar. O parceiro sempre pode contar conosco para entender as melhores práticas e estratégias para conquistar o sucesso nos marketplaces.

Nossa equipe é composta de profissionais certificados pelo Mercado Livre. Possuímos todo o conhecimento necessário para te auxiliar e compartilhamos esse conhecimento com nossos parceiros.

Para não ser impactado negativamente com as alterações na regra de tempo de despacho do Mercado Livre, você precisa adequar sua operação. Indepentemente da maneira como faça isso, a forma mais eficaz de tonar o processo mais ágil é eliminando etapas.

A Venda.la aposta na tecnologia e na consultoria que nossas equipes prestam aos parceiros para trazer essa agilidade. Contudo, se você não dispõe de tecnologia e assessoria, reveja todo o seu processo e busque maneiras de torná-lo mais ágil.

Se quiser conhecer um pouco mais do nosso sistema, metodologia e do acompanhamento que oferecemos, entre em contato com os nossos especialistas. Nos conte sobre seu cenário atual e seus principais desafios. Ouviremos suas necessidades e lhe mostraremos todas as formas que temos de te auxiliar.

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