Como fidelizar seus clientes com o Overdelivering


Como fidelizar seus clientes com o Overdelivering

É notável que as vendas online no Brasil estão aumentando a cada dia, deixando a concorrência cada vez mais acirrada. Você, vendedor de marketplace, deve inovar com recursos e técnicas que auxiliem no aumento das vendas e na fidelização. Além das técnicas Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell, uma técnica muito importante é o Overdelivering.

Overdelivering é uma forma de entregar ao cliente mais do que ele adquiriu, ou seja, agregar maior valor a compra. O termo inglês é atual, mas é praticado há tempos, sempre auxiliando o vendedor a manter o cliente satisfeito.

O que a expressão propõe, basicamente, é presentear o cliente de alguma forma, não necessariamente com produtos ou bens materiais.

5 maneiras de praticar o Overdelivering:

Prazo de entrega

Imagine que seu prazo de entrega é de 12 dias úteis. Se você conseguir agilizar os processos de separação e embalagem do pedido, ele poderá ser entregue em 7 dias, por exemplo. Seu cliente ficará surpreso e sua empresa ganhará pontos com ele, que certamente lembrará de você na próxima compra.

Acompanhar de perto as transportadoras que prestam serviços à sua empresa também é importante. Preze pela qualidade do seu serviço de logística e busque sempre estar atualiado sobre as opções do mercado. A transportadora que você utiliza hoje pode não ser a mais adequada em custos e prazos amanhã. Não se acomode e compare sempre, pois, mesmo que você seja um cliente fidelizado de alguma transportadora, essa comparação poderá lhe render melhores negociações.

Invista nas embalagens

O primeiro contato físico que o comprador terá com a sua empresa é pelo produto que chegará até ele. Pense em embalagens que agreguem valor à compra realizada, que seja segura e prática, além disso, opte por embalagens personalizadas. Algo que possa reutilizar posteriormente, que tenha um cheiro agradável ao abrir, ou que seja simplesmente bonita. Isso mexerá com os sentidos do comprador e ele se sentirá querido ao ver que cuidaram do seu pedido.

Além da estética, uma boa embalagem agrega na segurança do produto, um dos principais fatores notados pelos compradores. Certamente seu cliente quer que, em primeiro lugar, o produto chegue em perfeitas condições.

Ofereça cupons e descontos

Descontos nunca falham na missão de surpreender e fidelizar um cliente, independente do produto que esteja em jogo. Você pode oferecer descontos na compra atual, na próxima compra, em parcelas, no frete, etc. Sempre que possível, ofereça os cupons como forma de incentivar o cliente a fazer novas compras. Esses cupons podem ser grandes aliados do trabalho do Cross-Sell, inclusive.

Dê brindes

Todos gostamos de ganhar mimos, desde o “leve 2 e pague 1” até os brindes totalmente inesperados. Seu cliente se sentirá especial ao abrir a embalagem e ver que recebeu um brinde, relacionado ao produto comprado ou não. Esse brinde pode ser produzido especialmente para presentear ou pode ser simplesmente um produto selecionado de seu estoque. Não importa qual o brinde, o importante é que ele tenha a função de agregar maior valor à compra.

Facilite nas modalidades de frete

Uma questão que muitas vezes dificulta a finalização da compra é o valor do frete. Se for possível para sua empresa, ofereça frete grátis ou um desconto significativo para determinadas compras ou produtos específicos.

O overdelivering busca basicamente fidelizar clientes, deixando-os satisfeitos para recomendar sua empresa sempre que houver necessidade de indicações. O segredo é prometer um pouco menos do que realmente pode cumprir, assim, sempre é possível surpreender gastando pouco.

Claro, não existem milagres quando o assunto é vender mais. O importante é começar a praticar as técnicas e oferecer um atendimento satisfatório, sempre buscando despertar bons sentimentos no cliente.

Você pratica alguma forma de overdelivering? Já pensou em surpreender seu cliente de alguma maneira? Comente abaixo e compartilhe essa experiência conosco.

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