Black Friday 2019: esteja preparado para vender mais


Black Friday 2019: esteja preparado para vender mais

Entramos oficialmente no segundo semestre de 2019, época de muito movimento no comércio eletrônico brasileiro. Vários eventos sazonais estão por vir e prometem não deixar nenhum vendedor de marketplace parado. Uma das datas mais aguardada se aproxima, a Black Friday 2019, que ocorrerá no dia 29 Novembro no Brasil.

Segundo levantamentos da Ebit, a Black Friday 2018 obteve faturamento de R$ 2,6 bilhões, com o ticket médio de R$ 608. Foi responsável por 4,9% do faturamento total do comércio eletrônico, ficando atrás apenas do Natal, responsável por 10%.

É notável que a Black Friday é uma data muito aguardada por todos consumidores que desejam custo-benefício na compra.

Talvez você ache cedo falar sobre a Black Friday 2019 agora, com pouco mais de 4 meses de antecedência. Entretanto, este é o momento de você criar um planejamento estratégico para que, chegando a hora, você venda com tranquilidade.

Como planejar sua empresa para a Black Friday 2019?

Comece expandindo seus marketplaces

Para começar a preparação, faça seu cadastro nos marketplace mais renomados o mais rápido possível. Os principais marketplaces que atuam no Brasil são:

O B2W Marketplace está em primeiro na lista e não é por acaso. Americanas, Submarino e Shoptime juntos obtiveram um número muito chamativo durante o evento em 2018. Somente nessa data, obtiveram a quantidade de pedidos que receberiam em 45 bons dias de vendas. Já o Mercado Livre registrou 24,12% em crescimento de vendas nesse período em 2018, segundo o Estadão.

Como Vender e Vencer na B2W

Se você não vende nos marketplaces citados acima, com certeza está perdendo a oportunidade de crescer e vender muito mais.

Faça uma projeção de vendas

A Projeção de Vendas auxilia a mensurar o volume de vendas de um certo período. Dessa maneira, é mais fácil saber quais investimentos serão necessários para sua loja, por exemplo, campanhas de publicidade. O retorno sobre o investimento é mais garantido com esse planejamento, pois diminui os imprevistos que podem prejudicar sua gestão.

Durante a projeção, não esqueça de incluir o seu estoque nos cálculos. É necessário que seu estoque comporte a elevada demanda de pedidos proporcionadas pelo evento. Claro, não comprando além do necessário e ter produto parado, e não comprando de menos e perder vendas.

Evite reclamações: se prepare para a demanda

Dentre os 5 principais motivos de relcamação da Black Friday 2018, O 4º (Atraso na Entrega) e o 5º (Estorno do valor pago) são diretamente relacionados à logística reversa.

É muito importante que sua empresa esteja devidamente preparada para receber demanda que a data proporciona. Com isso, você evita que ocorram alguns transtornos posteriores, como por exemplo, passar por processos de trocas e devoluções.

Crie descontos de verdade

Por certo tempo, a data foi apelidada negativamente de “Black Fraude”, devido a muitos vendedores ofertarem seus produtos com descontos enganosos. Receio de fraudes online é o motivo de 40% das pessoas que desistem de comprar, segundo estudos realizados pelo Google. Os 2 maiores motivos de reclamações da Black Friday 2018, inclusive, foram Propaganda Enganosa (1º) e Divergência de Valores (2º).

Evite aumentar o valor dos seus produtos nas semanas anteriores, para voltar ao preço normal no dia do evento. Teoricamente, seu produto estará em promoção, mas se o comprador perceber o que foi feito, não comprará na sua loja.

Crie descontos de verdade! Faça um levantamento em seus itens mais vendidos, negocie melhores valores com seus fornecedores e tenha preços competitivos no mercado.

Se possível, ofereça frete grátis em alguns produtos. Segundo o Google, 23% das pessoas que pesquisam produtos no evento, não compram por não querer gastar com fretes caros.

Envie e-mail marketing

E-mail marketing possui uma alta taxa de conversão em vendas, principalmente se o destinatário fez compras com você anteriormente. Informe aos seus contatos que você terá promoções imperdíveis durante a Black Friday. Se possível, mande links das suas lojas para que ele encontre seus produtos com mais facilidade durante o evento.

Caso você tenha acesso às compras anteriores de seus clientes, é uma ótima hora de praticar Cross-Sell por e-mail.

Ofereça um atendimento impecável

Prestar um bom atendimento é imprescindível, não somente em eventos sazonais, mas durante todo ano e em todas as negociações. E claro, quando um cliente está satisfeito com seu atendimento e com a compra realizada, certamente irá se fidelizar contigo.

O pós-venda também entra no requisito “bom atendimento”. Segundo o estudo do Google, 78% das pessoas que compram na Black Friday, voltam a comprar nas mesmas lojas posteriormente.

Invista em um HUB que te ajude a vender mais

Muitos vendedores ainda não utilizam um HUB ou tem receio de trocar a plataforma que já utiliza. Medo de ter retrabalho, perder vendas, perder tempo e dinheiro, dentre vários outros motivos causam desistência de migração.

Primeiramente, não pense como um gasto, mas sim como num investimento que vai lhe fazer vender mais. Um HUB pode agilizar sua gestão com automações, te fazendo economizar tempo, dinheiro e eliminar erros. Veja algumas autoamções que a Venda.la oferece:

  • Captura e gerenciamento dos pedidos aprovados em todos os marketplaces;
  • Publicação de anúncios de forma rápida, em diversos marketplaces simultaneamente;
  • Impressão de etiqueta de todos os pedidos;
  • Acompanhamento dos rastreamento dos pedidos.

Automações são fatores essenciais para que você gerencie melhor e venda mais. Com ela, você elimina erros humanos nos processos operacionais, agiliza nos despachos dos pedidos e economiza dinheiro.

A Venda.la tem tudo que você precisa

A Venda.la é o HUB ideal que vai levar o melhor da automação para a sua empresa. Fazemos integração com todos os principais marketplaces, como Mercado Livre, B2W, CNOVA / Via Varejo, Amazon e Magazine Luiza.

Oferecemos uma completa consultoria fornecida por nossa equipe de Customer Success. Iniciaremos um planejamento sustentável e personalizado para você aumentar o seu faturamento em grandes níveis.

Nosso foco é fazer com que você gerencie melhor e venda mais, por isso desenvolvemos diversas funções e automações. Veja alguns exemplos:

Quer estar preparado para estourar de vendas na Black Friday 2019, com tranquilidade e com o melhor da automação? Então entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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