B2W FulFillment: vantagens e melhores práticas


B2W FulFillment: as vantagens de usar um integrador de marketplaces

Cada vez mais vendedores estão aproveitando os benefícios do B2W Fulfillment, solução do B2W que assume toda a logística da operação do seller. No entanto, quem utiliza o serviço costuma vender também em outros marketplaces, ou mesmo na B2W fora do Fulfillment. Nesses casos, é extremamente importante usar um integrador de marketplaces.

Com uma ferramenta desse tipo você pode centralizar suas vendas de diferentes canais e manter a operação organizada. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens do Fulfillment e melhorar os resultados da loja.

O que é o B2W Fulfillment?

O B2W Fulfillment é a solução mais completa de logística do B2W. Nesse serviço, toda a logística do vendedor fica sob responsabilidade do marketplace. Ou seja, o B2W recebe seus produtos, armazena nos galpões, separa os pedidos, embala, faz o envio para o cliente e ainda presta o atendimento em caso de chamados.

A solução é gerenciada pela Direct Log e conta com 105 mil m² de área de armazenagem, o que permite receber 100 mil pedidos por dia. O tempo de expedição é de apenas 1 dia útil, o que melhora a experiência de quem compra. Por fim, vale ressaltar que a B2W também auxilia o lojista no sortimento de produtos que serão enviados para armazenagem e que farão parte do Fulfillment.

O serviço, portanto, é recomendado para lojistas que não queiram ter nenhuma preocupação com a logística de entrega e armazenagem, preferindo focar seus esforços em estratégias de marketing e vendas.

Atualmente, a adesão ao B2W Fulfillment é gratuita, cabendo ao lojista apenas o pagamento das comissões do marketplace. No entanto, o serviço só está disponível para quem possui CNPJ em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Pernambuco. Além disso, hoje o B2W exige que o lojista tenha faturamento mínimo de R$50 mil mensais para utilizar a solução.

As principais vantagens do B2W Fulfillment

De forma geral, os principais benefícios de usar o Fulfillment são:

  • Melhor frete: preço mais interessante para o cliente final e envio mais ágil, com expedição no mesmo dia.
  • Relevância: seus produtos ganham destaque na buy box se você utiliza o B2W Fulfillment.
  • Embalagem: o B2W embala o seu produto e o material usado não é cobrado do vendedor.
  • Atendimento: Problemas com o pedido ou com a entrega serão sempre solucionados e atendidos pela própria B2W.
  • Operação Escalável: É possível usar a solução independentemente do seu crescimento ou do seu fluxo de vendas.

Melhores práticas para B2W Fulfillment

Para usar o B2W Fulfillment, o vendedor precisa não só enviar os dados fiscais da NFe emitida, a exemplo de como é feito com pedidos do B2W Entregas. Nesta modalidade é necessário enviar o XML da NFe para que o pedido seja liberado para envio.

Além disso, um desafio comum para quem usa serviços de fulfillment em qualquer marketplace é o controle de estoque. Os produtos destinados à venda pelo fulfillment não podem ter seu estoque descontado da mesma conta do seu estoque geral, pois isso dificulta a sua gestão. Do mesmo modo, é importante que você esteja sempre fazendo a reposição corretamente dos produtos dessa modalidade, pois, como normalmente são produtos de alta demanda, a velocidade de reposição tende a ser alta também.

A melhor prática para sanar as dificuldades do B2W Fulfillment é utilizando um integrador de marketplaces integrado à Skyhub.

Por que usar um integrador para B2W Fulfillment?

Um hub integrador de marketplaces é a ferramenta ideal para essa gestão. Com um integrador de marketplace as dificuldades passam a ser oportunidades de crescimento. O hub fica responsável por mediar os principais desafios da integração com B2W Fulfillment:

  • Resgatar o pedido e sinalizar que ele pertence ao B2W Fulfillment;
  • Emitir a NFe e enviar o XML ao marketplace;
  • Gerenciar o estoque do produto de maneira segmentada, mas integrada entre todos os canasi de venda;
  • Gerar relatórios precisos para acompanhamento de evolução.

Como a Venda.la melhora os processos de um integrador de marketplace padrão

A Venda.la é um hub de integração com marketplaces que consegue solucionar todos os desafios da gestão com o B2W Fulfillment.

Além de sanar os desafios, o sistema da Venda.la facilita o processo com automações que tornaram o trabalho mais ágil e seguro, eliminando erros humanos do processo. Veja alguns processos que são facilitados com esse integrador de marketplaces.

Automação para emissão de notas fiscais

A responsabilidade por emitir as notas fiscais de pedidos do B2W Fulfillment ainda é do vendedor. Esse processo precisa ser feito rapidamente, já que os pedidos desse serviço têm prazo de entrega de um dia útil.

Com a Venda.la, o lojista automatiza esse processo. Ou seja, assim que o pedido é confirmado, o hub envia uma solicitação para o ERP e realiza a emissão da nota fiscal. Depois que o documento é gerado, o sistema resgata todos os dados fiscais e o XML da NFe e envia automaticamente para o B2W Marketpalce. Desta forma, o pedido é liberado com agilidade, melhorando sua reputação no marketplace e com o consumidor final.

Controle de estoque preciso

É possível que o lojista tenha algumas unidades de determinado produto nos galpões do B2W (para venda no fulfillment), mas também tenha um galpão próprio para vender em outros canais, por exemplo.

Quando ele realiza uma venda pelo Fulfillment, é preciso dar baixa no estoque da forma correta. Ao analisar uma única venda, isso parece simples de ser feito. Mas quando a demanda é grande, é essencial usar um sistema que controle o estoque para fazer essa gestão.

A Venda.la permite que você mapeie o SKU do produto enviado ao marketplace. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão segmentada do estoque no fulfillment, mas também conseguirá ter uma visão geral do produto em seu “estoque real”. Isso evita surpresas com a quantidade do produto em estoque e faça você interromper as vendas do produto para reposição.

Fulfillment integrado aos relatórios de vendas

Os pedidos feitos via Fulfillment são parte da sua operação. Não faz sentido analisa-los de forma separada ou ter que fazer um trabalho duplo para unificar as métricas de seus diferentes canais de venda.

Com a Venda.la seus pedidos estão organizados em um único local, garantindo uma visão ampla do que acontece na sua empresa. As principais métricas para você acompanhar estão presentes nos relatórios de venda gerados pelo sistema. Assim, você tem mais ferramentas para analisar o desempenho do seu negócio e entender se suas estratégias estão surtindo resultado.

Os relatórios da Venda.la são completos, trazendo informações como:

  • Visão geral de todos os marketplaces;
  • Visão segmentada por canal de vendas;
  • Relatórios de Curva ABC das vendas gerais;
  • Relatórios de Curva ABC segmentado por marketplace;
  • Relatório de Lucro Real.

O Hub Marketplace Venda.la possui a integração mais completa com B2W Fulfillment e com a Skyhub. Isso significa que você pode gerenciar os pedidos feitos por esse canal no mesmo painel que você acompanha as vendas de outros marketplaces.

Se você usar algum dos ERPs integrados com nossa plataforma, também é possível configurar automações para emitir a nota fiscal e enviá-la a B2W. Tudo isso de forma rápida e sem nenhuma interferência manual.

Por fim, é possível ainda ajustar a mudança de status ao receber um pedido via Fulfillment. Dessa forma, você consegue definir mais facilmente como será feita a baixa de estoque e evitar possíveis erros nesse processo.

Quer entender melhor as vantagens que nossa plataforma pode oferecer para quem usa o B2W Fulfillment? Entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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