Aumente suas vendas com o Cross-Sell


Aumente suas vendas com o Cross-Sell

Está perdendo vendas por não saber aproveitar as oportunidades de oferecer outros produtos aos clientes ou até mesmo produtos com custo/benefício muito melhor? Entenda as diferenças do Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell, saiba como melhorar suas negociações e já colocar em prática nas próximas vendas.

Cross-Sell e Up-Sell são estratégias de vendas que buscam aumentar o ticket médio, fazendo o cliente comprar produtos complementares, semelhantes e até mesmo sem nenhuma relação à compra feita, mas que podem trazer grandes vantagens ao vendedor e ao comprador. Hoje, falaremos do Cross-Sell.

Cross-Sell

O Cross-Sell consiste em sugerir produtos complementares para o cliente no momento da compra. Vamos citar como exemplo uma bicicletaria: quando você compra uma bicicleta, normalmente o vendedor te oferece também um cadeado, squeeze ou capacete, pois ele entende que ao comprar a bicicleta você está propício a adquirir também esses itens.

Para ter sucesso no Cross-Sell, o vendedor precisa conhecer as necessidades do cliente. Podemos citar o exemplo de uma pessoa que vai comprar uma bicicleta para passeios aos finais de semana. O vendedor poderá oferecer um capacete, cotoveleiras, vários outros acessórios de segurança e até mesmo squeezes.

Mas é preciso de moderação ao fazer Cross-Sell. Saiba identificar o melhor momento para aplicar a técnica e cuide para nunca perder a linha, indicando vários produtos e irritando o cliente. É válido lembrar que nem sempre sua estratégia vai funcionar, então é importante fazer um relatório dos combinados que deram certos e dos que deram errado, para saber as formas mais eficazes de aplicar o Cross-Sell.

Agora que você já sabe o que é Cross-Sell, tá na hora de entender o que é Up-Sell.

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