Você já conhece Cross-Sell e Up-Sell, mas sabe o que é Down-Sell?


Você já conhece Cross-Sell e Up-Sell, mas sabe o que é Down-Sell

Recentemente, explicamos sobre como aumentar a vendas com Cross-Sell e sobre como aumentar o ticket médio com o Up-Sell. Mostramos como ambas são ótimas técnicas para aumentar seu faturamento e seu volume de vendas.

Cross-Sell e Up-Sell são estratégias de vendas que buscam aumentar o ticket médio, fazendo o cliente comprar produtos complementares, semelhantes e até mesmo sem nenhuma relação à compra feita, mas que podem trazer grandes vantagens ao vendedor e ao comprador. Agora é hora de você completar seu conhecimento aprendendo sobre o Down-Sell.

Down-Sell

Down-Sell é o contrário do Up-sell, como pode-se imaginar. Ele é utilizado pelos vendedores quando o cliente está prestes a desistir da sua compra, geralmente, por divergências na relação de “custo x benefício” que a compra lhe trará. Nesses casos, o vendedor oferece um desconto no produto ou até mesmo outro produto mais em conta, buscando garantir a venda. Mesmo que o ganho do lojista seja menor, o down-sell bem feito é mais vantajoso do que perder a venda e até mesmo o cliente.

Um exemplo que podemos citar são as lojas de móveis. O cliente gostou do sofá retrátil de 3 lugares, mas o valor é superior ao que está disposto a pagar. O vendedor então oferece o de 2 lugares ou mesmo um outro modelo similar, mas não retrátil. Assim, o cliente tem mais opções, podendo ver qual se encaixa na sua busca e no valor desejado, tendo maiores chances de concluir a compra.

Agora que você já sabe sobre essas técnicas valiosíssimas para aumentar e melhorar suas vendas, ponha em prática e veja como o Cross-Sell, Up-Sell e Down-Sell podem melhorar em grandes níveis seu relacionamento com os clientes e o seu faturamento, te ajudando a não perder oportunidades de vender mais.

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