Amazon Brasil: marketplace em foco


Amazon Brasil: marketplace em foco

O e-commerce americano de Jeff Bezos é a marca mais valiosa do mundo nos últimos anos. Também nos últimos anos a Amazon Brasil vem crescendo e desenvolvendo sua marca e marketplace no país.

A Amazon Brasil, que iniciou suas operações no país com a venda de livros, rapidamente expandiu seu marketplace. Hoje são 19 categorias principais onde sellers podem vender seus produtos.

Crescimento da Amazon Brasil

A Amazon Brasil, a exemplo do Mercado Livre, vem se tornando um “marketplace de entrada” para muitos sellers.

Um dos motivos é a facilidade de começar a vender na Amazon, podendo vender como CPF e/ou CNPJ.

Uma prova do crescimento constante do marketplace da Amazon é o número de novos vendedores do canal. Só no primeiro trimestre de 2021 a empresa registrou mais de 300 mil novos sellers no mundo.

A Amazon Brasil está inclusa nos números de sucesso global da empresa, prova do quanto o marketplace vem se consolidando.

Como ter sucesso no marketplace da Amazon Brasil

Não diferente de outros marketplaces, o sucesso na Amazon Brasil está diretamente ligado à boa gestão. Cadastro bem feito, participar da buy box, ser bem avaliado e ter um bom processo de logística são aspectos de conversão no canal.

Cadastro de Produtos na Amazon Brasil

O cadastro de produtos no marketplace da Amazon Brasil é feito com base em sua categoria. Considerada um dos passos mais importantes para o cadastro, a escolha das categorias e subcategorias dos produtos pode influenciar no seu cadastro ser aprovado ou reprovado.

O título do produto deve ser claro e conter alguns parâmetros chave para que ele seja facilmente encontrado nas buscas do marketplace. A Amazon dá como sugestão de parâmetros:

  • Nome;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Tamanho, quantidade, cor ou voltagem.

Por falar em “marca”, esse é um aspecto importante para o cadastro. A Amazon Brasil faz distinção de letras maiúsculas e minúsculas, por isso a atenção no cadastro desse atributo é fundamental. A atenção é necessária para que você cadastre a marca da mesma maneira que ela já está cadastrada no canal. Por exemplo: se a marca “Brand 01” já existe na Amazon, se atente para não cadastrar como “BRAND 01”.

O marketplace da Amazon também dá grande relevância para imagens de qualidade em seus cadastros.

Uma peculiaridade no cadastro de produtos na Amazon são os Bullet Points. Basicamente, tratam-se de “tópicos em destaque” que exibem as principais características do seu produto.

Como os bullet points ficam em destaque na página do produto, a visibilidade que eles possuem é grande. As instruções para essas informações são:

  • Capitalizar: a primeira letra sempre deve ser maiúscula;
  • Pontução: não pontue os bullet points;
  • Informação: coloque as informações mais relevantes;
  • Promoção: jamais colocar promoções nesses destaques.

Buy box na Amazon Brasil

Disputar a buy box é uma das principais medidas para vender mais em marketplaces. Na Amazon, para disputar a buy box você precisa:

Como disputar Buy Box nos marketplaces

  • Ter uma conta no Plano Profissional;
  • Ter um bom Seller Index (baixos índice de pedidos com problemas, índice de cancelamentos e índice de envios tardios);
  • Ter um volume de pedidos suficiente (número que varia de acordo com a categoria).

Além desses pré-requisitos, é importante ter um bom preço, fazer um bom atendimento (o que influencia no seller index) e ter boas condições de frete. Por falar em frete….

Logística na Amazon Brasil

A logística da Amazon é reconhecida no mundo como uma das mais ágeis. No Brasil o grupo ainda está caminhando para expandir seu serviço de logística, mas já apresenta grandes resultados.

Boa parte da logística da Amazon Brasil é feita pelo seller e contratos com Correios e Transportadoras. Entretanto, o marketplace já está com seu serviço próprio funcionando e ele é um dos diferenciais tanto para a disputa da buy box, quanto para o consumidor final.

Conhecido como FAB, o Fulfillment by Amazon começou a ser implantado no Brasil no final de 2020.

Assim como outros serviços de fulfillment, o FAB permite que você use os centros de distribuição da Amazon para enviar seus produtos.

Um ponto negativo do Fulfillment by Amazon é que ele só está disponível para sellers que façam parte do Simples Nacional e estejam localizados no estado de São Paulo.

Se você se encaixa nos pré-requisitos acima, as vantagens de usar o serviço são muitas. Você poderá ganhar o Selo Prime, que diferenciará o seu produto entre os assinantes Amazon, que já passam os 10 milhões no Brasil. Outra vantagem é dispor de toda a infraestrutura da Amazon Brasil para gerenciar sua venda.

O marketplace da Amazon possui atendimento full time, ou seja, 24h por dia, 7 dias por semana. Somando todas as vantagens, ao usar o FAB você estará aumentando sua reputação como seller.

Pré-vendas na Amazon Brasil

O marketplace da Amazon possui o que ele chama de “comunidade”. Esse conceito de colaboração ajuda consumidores a tirar dúvidas sobre produtos não só com o lojista, mas com qualquer usuário do canal.

A pré-venda na Amazon é o que podemos chamar de “gameficada”. Usuários e sellers ganham “selos” de acordo com as respostas que dão. Esse conceito gera engajamento e o lojista pode e deve usar isso a seu favor.

Diferente de outros marketplaces, na Amazon Brasil você pode anexar um vídeo às respostas das perguntas que seu produto recebe. É um grande diferencial e fator de conversão.

Gerenciando as vendas da Amazon Brasil

A Amazon Brasil é um marketplace relativamente recente. Por conta disso, a integração que o canal oferece ainda está em desenvolvimento e aprimoramento.

Recentemente a API da Amazon foi reformulada e está mais robusta e com mais opções para facilitar a integração de hubs.

Centralizar a gestão das suas contas da Amazon com as dos demais marketplaces onde você vende é essencial para seu desempenho. Contudo, o canal oferece o app Amazon Seller, por onde você conseguirá gerenciar sua conta no marketplace.

De qualquer maneira, reitero a importância de utilizar um integrador de marketplaces. É uma ferramenta indispensável, principalmente se você vender com múltiplos CNPJS, múltiplas contas e/ou múltipls marketplaces.

Use a Venda.la para gerenciar seus marketplaces

A Venda.la é um hub de integração com marketplaces completo, automatizado e planejado para tornar sua gestão mais eficaz e segura. Há anos nossa meta é fazer com que você gerencie melhor e venda mais em marketplaces.

Para isso, todas as nossas funções são desenvolvidas pensando em como elas ajudarão a vida do seller. Confira algumas das principais vantagenes do sistema:

  • Centralize múltiplas contas e/ou múltiplos CNPJs;
  • Integre mais de uma conta de ERP (Bling ou Tiny) no mesmo painel;
  • Emissão automática de NFe;
  • Controle de Estoque automático;
  • Publicação de anúncios multicanal
  • Gere Etiquetas de Envio de todos os marketplaces sincronizados ao sistema;
  • Imprima automaticamente NFe e Etiquetas de Envio;
  • Impressão de DANFE Simplificada;
  • Função Picking & Packing para conferência de pedidos;
  • Impressão de Folha de Separação de Estoque para agilizar a expedição.

Se você quiser conhecer melhor todos os benefícios da Venda.la, entre em contato com nossos especialistas pelo nosso Whatsapp. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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