9 Automações que agilizam a Gestão em Marketplaces


Automações para Gestão em Marketplaces
Quantos processos manuais e demorados a sua equipe realiza diariamente, desde a chegada do pedido até o envio ao cliente? Chegam a faltar dedos nas mãos para contar as diversas tarefas, concorda?

Automatizar os processos te possibilita, dentre outras vantagens, eliminar erros humanos que podem ocorrer na gestão. O trabalho fica mais seguro e, principalmente, mais ágil, já que você consegue “pular” diversas etapas que faria manualmente.

A automação vai desde a escolha das melhores ferramentas de trabalho até o momento que o produto chega ao destino. Nesse processo, existem diversas tarefas que você pode evitar para tornar sua equipe mais produtiva.

Confiar em tarefas manuais é arriscado e pode trazer sérios prejuízos financeiros a sua empresa, além do gasto de tempo. Veja essa lista de 9 processos que você deve automatizar em sua empresa e que agilizarão sua gestão.

9 automações para agilizar sua gestão em marketplaces

Captura de Pedidos Aprovados

Imagine que você venda 200 produtos diariamente em 5 canais de vendas diferentes. Ter que abrir cada marketplace e localizar os pedidos demanda tempo, não é produtivo e nem confiável.

Com um HUB para marketplaces, a captura dos pedidos é feita automaticamente e todos ficam em um mesmo fluxo. Além disso, o próprio sistema cuida de identificar a confirmação de pagamento, evitando que você envie um pedido com erro de pagamento.

Alteração de Status

Além de classificar como “Aprovado” ou “Aguardando Pagamento”, seu sistema deve conseguir realizar outras alterações de status automaticamente.

Os Status, também conhecidos como “Situações dos Pedidos“, são etiquetas de controle que seu pedido recebe de acordo com a etapa da gestão em que se encontra. Eles facilitam e agilizam sua gestão, por isso, quanto maior for a capacidade de automatizar a troca de status, melhor.

Captura de Perguntas e Mensagens do Mercado Livre

O Mercado Livre fornece a opção para o comprador enviar perguntas e mensagens ao vendedor. Se o seu sistema capturar esses dados automaticamente, você ganhará tempo respondendo perguntas e mensagens.

Recebendo perguntas e mensagens em seu painel, você consegue automatizar alguns processos como o cálculo de frete, por exemplo. Dessa forma, você responderá mais rápido a dúvida e perderá menos tempo com essa etapa.

E-mails Transacionais

E-mails transacionais são as mensagens enviadas ao cliente após a compra. Por ser um e-mail esperado pelo consumidor por conter informações sobre as etapas do pedido, sua importância é grande. Contudo, com um grande volume de vendas é inviável encaminhar manualmente esses e-mails.

A possibilidade de automatizar o envio dessas mensagens de acordo com o status do pedido é indispensável para sua gestão. Se você não dispara esses e-mails, seu cliente com certeza entrará em contato para saber novidades. Por si só, isso já é um serviço extra com o qual sua equipe terá que arcar. Além do tempo extra gasto, ainda existe a possibilidade do cliente abrir uma reclamação.

Controle de Estoque e atualização em Marketplaces

O Controle de Estoque tem grande importância na gestão de marketplace, pois sem ele você pode ter grande prejuízos. Dito isso, o primeiro aviso é sempre para que você faça o controle de estoque, automatizado ou não.

Contudo, automatizar o controle de estoque é algo que não só deixará seu trabalho mais ágil, mas muito mais seguro. A automação no estoque tem diversas funções como:

  • Dar baixa no estoque do produto após uma venda;
  • Regular o estoque do produto em todos os marketplaces;
  • Repor o estoque em todos os marketplaces;

Essas automações permitem evitar erros como venda de produto sem estoque, por exemplo. Além disso, automatizar esse processo torna muito mais ágil a reposição do estoque, principalmente se você vende em diversos marketplaces.

Envio de dados fiscais e de envio para os marketplaces

Após a emissão das NFe, como você envia os dados fiscais para o marketplace de onde veio a venda? Tenho certeza que essa tarefa é uma das mais demoradas na sua rotina, se você não automatiza esse processo. Por essa atualização ser uma exigência da maioria dos marketplaces, a automação trará grandes benefícios à sua empresa.

Em alguns casos, a etiquta de envio não é liberada enquanto você não atualiza os dados fiscais no marketplace. Se após gerar a NFe seu sistema enviar automaticamente esses dados, menos uma tarefa para você se preocupar.

Por falar em etiquetas de envio, outro dado que você talvez precise enviar ao marketplace é o código de rastreio. Se você é responsável pelo envio do pedido, o marketplace lhe cobrará essa informação. Aí está outra automação que lhe poupará muito tempo durante a gestão.

Acompanhamento de Rastreamento

Esta é uma autoamção que traz benefícios tanto para você, quanto para seu cliente. Se você consegue acompanhar o rastreamento dos pedidos automaticamente, você consegue notar possíveis falhas rapidamente e não ser surpreendido. Ao enviar e-mails automáticos com as alterações do rastreamento para o cliente, você também o deixa mais tranquilo. Essa tranquilidade pode evitar que ele entre em contato desnecessariamente ou, pior, abra reclamações.

Além disso, esse acompanhamento é o que possibilita nosso próximo tópico.

Confirmação de Pedido Entregue

A maioria dos marketplaces dependem da confirmação de pedido entregue para poder fazer o repasse ao vendedor. Essa questão é importante para que o processo de venda seja concluído e considerado encerrado dentro do marketplace.

É importante que o sistema envie essa informação para o marketplace e para o cliente. Para o marketplace, como eu disse acima, para que o pedido possa ser “concluído” de fato. Para o cliente, além de documentar o processo, você ganha uma possibilidade eficaz de praticar Cross-Sell.

Impressão de Etiquetas

É importante possuir a impressora certa para etiquetas de marketplace, mas e imprimir automaticamente?

Esse é um diferencial para sua gestão. Se seu pedido está pronto para o envio e a etiqueta é impressa automaticamente, sua expedição ganha muito tempo. Enquanto você cuida do restante da gestão, a impressão dos pedidos que já estão prontos pode ocorrer simultaneamente.

Esses são exemplos de automações que te farão mais produtivo. Economizar tempo e aumentar a produtividade da equipe é um dos principais passos para ter uma gestão de marketplace eficiente.

Na Venda.la você encontra diversas automações que são desenvolvidas pensando no dia a dia do vendedor de marketplace. Nossa função é sempre fazer com que você gerencie melhor e venda mais. Para conhecer todas as funções que vão facilitar a sua vida, entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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