8 Erros de Gerenciamento em Marketplaces


8 Erros de Gerenciamento em Marketplaces

Vender em marketplace é uma tarefa que exige muito tempo e trabalho. Devido a isso, alguns procedimentos básicos acabam perdendo a prioridade. Muitas empresas que vendem em marketplace acabam cometendo erros que podem gerar prejuízos e atrapalhar o crescimento.

8 erros de Gestão em Marketplace

Vender em um único Marketplace

Um dos erros mais frequentes de vendedores de marketplace é confiar em somente um canal de venda. É comum e até recomendável que você comece as vendas em um único marketplace, mas tenha um planejamento de expansão. Ao entrar em novos canais, você alcançará novos públicos e aumentará as chances de venda entre o “público compartilhado” dos marketplaces.

A Venda.la sempre desenvolve um planejamento de expansão para seus clientes. Com esse suporte, o vendedor entra no novo marketplace dentro de um plano programado e confiável. Essa estratégia é eficaz para aumentar o faturamento e a credibilidade do vendedor.

Descrições incompletas

A descrição do produto é a base da venda. Descreva seu produto o máximo possível, mostre todas características relevantes e evite que o comprador faça perguntas.
Uma boa dica é analisar os concorrentes e o fabricante, mas, sempre que viável, evite cópias. Levante dúvidas frequentes sobre o produto, pontos fortes e fracos comparados a outros modelos.

Tenha em mente que a descrição do seu anúncio é responsável por:

  • Buscas: Os termos que estão presentes em seus anúncios ajudam os clientes a encontrá-lo em sites de busca.
  • Dúvidas: Se as informações estiverem lá, seu cliente não precisará te fazer uma pergunta, no caso do Mercado Livre. Já em outros marketplaces, os danos evitados com uma descrição completa são ainda maiores. Se sua descrição não sanar as dúvidas do cliente, ele poderá sair da página para buscar respostas. Se ele encontrar essas respostas em um anúncio concorrente, você tem grandes chances de perder a venda.
  • Credibilidade: O profissionalismo do anúncio está ligado à descrição que ele possui. Se sua descrição for muito breve e mal diagramada, a credibilidade que o cliente verá no anúncio será baixa.

Imagens Ruins

A imagem é o cartão de visita do seu produto. É importante que você se destaque entre os concorrentes, então dê a devida atenção para este momento.
Uma dica é, sempre que possível, evitar imagens prontas de internet. Se conseguir produzir as imagens de seu produto, melhor. Eu sei que em muitos marketplaces a imagem é compartilhada entre vários vendedores. Contudo, é um diferencial que será percebido em marketplaces onde o anúncio não é compartilhado. Quando não conseguir produzir a foto ou a produção não dor de qualidade, use o material do fabricante. O importante é evitar fotos ruins que denigrem a imagem e o profissionalismo do vendedor. Veja algumas dicas de como criar imagens perfeitas para seu produto e se destacar dentre os demais.

Não ter SKU

SKU é a sigla para Stock Keeping Unit, que em português significa “Unidade de Controle de Estoque”. Simplificando, o SKU nada mais é do que um código criado por você que permite a identificação de seu produto.
Este código é fundamental para quem vende em marketplace, pois com ele você simplifica o controle de estoque. O SKU te permite ter o controle de estoque ao unificar vários anúncios do mesmo produto. Além disso, ele ajuda na organização física do seu estoque, na emissão de NFe e na separação dos produtos.
Contudo, é importante criar o SKU pensando em facilitar sua logística. Existem dicas de como criar o SKU para te auxiliar nessa tarefa.

Não ter EAN válido

O EAN é um código de 13 dígitos e funciona como um CPF digital de seu produto. Um erro comum, não só para vendedores de marketplace, é achar que qualquer código de barras pode ser um EAN.
Se você já tentou cadastrar um código de barras e ele deu erro, este código não é um EAN.
A importância do EAN válido vem crescendo à medida que os marketplaces evoluem. Em um futuro próximo, seu EAN permitirá que você cadastre as principais informações do produto automaticamente. Esteja preparado para esse futuro. Saiba mais sobre a importância de cadastrar um EAN válido e veja dicas sobre como proceder no caso de não possuir um.

Não ter Controle de Estoque

O estoque é um dos órgãos vitais da sua empresa. Não ter Controle de Estoque em marketplaces é um erro que pode ser fatal para suas vendas e sua reputação. Você precisa que seu sistema possua essa função e jamais deve confiar no controle de estoque manual.
Veja algumas implicações que a falta de controle de estoque podem gerar:

  • Paralisação nas Vendas: Se o estoque do seu principal produto acaba durante uma alta nas vendas, você deixou de ganhar dinheiro.
  • Devolução de dinheiro: Já precisou cancelar uma venda por falta de estoque? Os prejuízos dessa falha podem variar desde o simples cancelamento, até um reembolso maior.
  • Difamação da marca: O cliente pode abrir reclamações públicas contra sua empresa. Essa reclamações podem perdurar por muito tempo e prejudicar sua reputação.

Veja 4 Dicas para ter Controle de Estoque em Marketplaces.

Não criar Kits

Kits de produtos são formas eficazes de impulsionar a venda de produtos com menor saída. Além disso, cada novo Kit é uma nova chance de vender os produtos que dele fazem parte. Unir produtos com maior saída aos de menor, te ajuda a aumentar o faturamento e “limpar o estoque”.
Imagine que você venda acessórios para celular. Você pode fazer um Kit com uma capinha do Modelo X junto com a Película. As possibilidades são grandes e você só tem a ganhar, desde que que tenha o controle de estoque em dia.

Não automatizar a gestão

A maioria dos processos de gestão de sua empresa são manuais? Se forem, você está perdendo espaço no mercado e aumentando suas chances de falha.

Automações são fatores essenciais para que você gerencie melhor e venda mais. Elas te ajudam a:

  • Eliminar erros humanos: Quanto menos contato manual, menores as chances de erro nos processos
  • Agilizar o despacho do pedido: Quantas etapas sua equipe precisa realizar até despachar o pedido para o cliente? Faça as contas de quanto tempo sua equipe perde por precisar fazer algo que o sistema poderia fazer por ela.
  • Economizar dinheiro: esse benefício já está implícito nos anteriores. Ao eliminar erros e agilizar a gestão, você automaticamente está economizando dinheiro.

Com a Venda.la, você tem auxílio em todos esses procedimentos e em muitos outros. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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Técnicas para criar um anúncio Campeão de Vendas em Marketplaces

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