6 Erros para evitar nos marketplaces em 2020


6 Erros para evitar nos marketplaces em 2020

As vendas online no Brasil cresceram 12% em 2019, resultando em 26,4 bilhões de reais. 2020 pretende trazer bons negócios e aumentar ainda mais o faturamento em e-commerce e marketplace. Se você ainda não colocou a casa em ordem, esse é o momento certo.

Quais foram os erros que a sua empresa cometeu que a impediu de participar das boas métricas de 2019? Separei 6 erros recorrentes que você deve evitar para ter sucesso em 2020 e melhorar a sua gestão em marketplace.

6 erros para evitar em 2020

#1: Depender de um único marketplace

Ficar refém de um único canal de venda é um dos maiores erros, se não o maior deles.  Qualquer instabilidade pode afetar drasticamente o seu faturamento, assim como foi com o encerramento do Walmart no Brasil, em 2019.

Muitos lojistas apenas fazem o cadastro nos principais marketplaces mas não finalizam nem mesmo o cadastro de produtos no canal. Vender em múltiplos marketplaces aumentam as chances de crescimento e sua empresa fica reconhecida.

Outro erro é tratar todos os marketplaces da mesma forma, como se possuíssem as mesmas regras e boas práticas. Cada marketplace possui suas regras e suas políticas. Existem vários fatores para levar em consideração antes de iniciar em um novo canal, como:

  • se o marketplace possui o próprio serviço de logística, como o B2W Marketplace, Magazine Luiza e o Mercado Livre;
  • se o nicho desse marketplace se encaixa no seu;
  • se o marketplace possui buybox;
  • se a porcentagem cobrada nas vendas é cabível ao seu faturamento;
  • se o marketplace possui relevância no mercado.

#2: Controle de estoque ineficiente

Controlar o estoque manualmente e por planilhas também é um grande erro de muitos lojistas. Além de ser um procedimento que demanda tempo da sua equipe, as chances de ocorrer falhas são maiores.

Outro erro que muitos cometem é não utilizar Código SKU nos produtos para ter um melhor controle de estoque. O SKU permite identificar seu seu produto em estoque com facilidade, evitando erros como envio de produtos incorretos e cancelamentos. O Código EAN válido também é super importante e, usando corretamente, evita erros na expedição e no controle de estoque.

Além disso, os Kits também são grande causadores de problemas no controle de estoque.  Imagine vender um Kit de 5 produtos, porém, 3 deles você não tem em estoque. Você cancelaria a venda ou então faria o cliente aguardar até que seu estoque fosse reposto. De qualquer forma, o comprador ficaria insatisfeito e você perderia as chances de fidelizá-lo.

#3: Descrições incompletas

Descrições incompletas, desatualizadas e confusas causam má impressão para o consumidor e prejudicam o ranqueamento dos seus anúncios.  Quando as descrições dos seus produtos são de fácil leitura e entendimento, seu anúncio se venderá sozinho.

Fazer boas descrições permite que o marketplace divulgue mais o seu anúncio e ele seja encontrado com facilidade na internet. Elas facilitam também a sua gestão nos marketplaces que permitem contato entre vendedor e comprador antes de fechar negócio. Isso evita que o comprador sinta necessidade de tirar dúvidas sobre o produto, fazendo dezenas de perguntas que tomam tempo da sua equipe. 

Então, descreva o máximo de informações que conseguir, apresente todos benefícios do seu produto, mostre o quanto ele será vantajoso.

#4: Imagens com qualidade ruim

Outro erro que interfere no crescimento dentro dos marketplaces é utilizar imagens dos produtos pegas na internet. A melhor prática é fazer suas próprias imagens dos seus produtos. Assim, o comprador verá que sua empresa é transparente e verdadeira e sentirá mais segurança em comprar.

Seria ideal contratar um fotógrafo para ter imagens altamente profissionais, entretanto, é possível conseguir boas imagens sozinho, com seu smartphone. Ao fotografar seus produtos, lembre-se:

  • Utilize fundo branco ou o mais claro possível, assim, seus produtos ficarão em maior destaque. Se você não possui nenhuma parede clara em seu ambiente de trabalho, poderá utilizar cartolinas e fazer um fundo limpo;
  • Uma boa iluminação é essencial para qualquer fotografia. Faça as fotos em um ambiente iluminado para que os detalhes do produto fiquem visíveis. Você pode utilizar a própria luz do ambiente, como a luz do sol que entra na janela, ou até mesmo com luminária de mesa;
  • Não utilize marca d’água em suas imagens, elas prejudicam o desempenho das suas vendas;
  • Sempre utilize imagens quadradas, elas são aceitas dessa maneira na maioria dos marketplaces;
  • As medidas mínimas para uma boa imagem são de 800 x 800 pixels, com 72dpi.

Lembrando que nada substitui um fotógrafo profissional, mas, com essas dicas, as imagens dos seus produtos ficarão melhor apresentadas.

#5: Depender de uma única transportadora

Depender de um único meio para entregar seus pedidos é arriscado. Alguns marketplaces oferecem seu próprio serviço logístico, como o Mercado Livre e o B2W. Mas, para vendedores que não utilizam esses serviços, ter contrato com outras transportadoras podem melhorar o desempenho das suas vendas.

Crie parcerias com várias transportadoras diferentes, como exemplo, o Melhor Envio, onde você ganha autonomia sobre seus envios. Eles geram fretes sem que você precise ter contrato particular com alguma transportadora e muitas outras vantagens logísticas.

#6: Não utilizar automação

Não ter um sistema de integração para automatizar a empresa é o maior erro cometido por muitos vendedores. A automação tem muitos benefícios, como o aumento da produtividade da equipe e a diminuição dos erros na expedição. Com isso, você consegue gerenciar melhor e, consequentemente, vender mais. 

Para quem vende em marketplace, o ideal é utilizar dois sistemas diferentes, o HUB e o ERP. O HUB tem a função principal gerenciar seus marketplaces, desde o cadastro de produtos, atender clientes, gerenciar pedidos, dentre outros. Já o ERP tem como objetivo gerenciar sua empresa em quesitos fiscais, como a emissão de notas fiscais. 

Utilizando os dois sistemas, você terá um gerenciamento amplo e ágil de suas vendas.

6 Erros para evitar nos marketplaces em 2020

A Venda.la é a solução para seus problemas

A Venda.la é um HUB Marketplace focado em melhorar suas experiências dentro dos marketplaces, lhe auxiliando a gerenciar melhor. Desenvolvemos soluções tecnológicas e automações para que você elimine de vez os erros que impediram sua empresa de crescer, como:

Essas são apenas algumas das funções que a Venda.la proporciona para o gerenciamento da sua empresa.

Entre em contato com um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que a Venda.la irá te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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