5 vantagens sobre ter uma consultoria 360 para o seu e-commerce


5 vantagens sobre ter uma consultoria 360 para o seu e-commerce
Há quem pense que ter um e-commerce é tarefa simples: basta criar um site, “jogar” uns produtos ali e esperar a venda acontecer. Talvez por isso tenha tantos e-commerces por aí que não entendem o porquê não vendem e não conseguem escalar a sua operação online. Se realmente fosse simples e fácil assim, talvez o e-commerce representasse 95% da venda total do varejo no Brasil e não apenas 5% como representa hoje, tendo um oceano inteiro ainda para ser explorado.

Mas porque iniciamos esse artigo com essa, vamos chamar de, provocação?!

Pois então, lamento-lhes informar, mas o e-commerce não se trata apenas de um site, o e-commerce é literalmente uma EMPRESA. Sabe porquê? Ao montar um e-commerce você enfrentará desafios vindos de todas as áreas de uma empresa normal, logo, necessitará ter uma estrutura adequada e processos bem desenhados para o sucesso de sua operação online: E aqui vamos elencar algumas dessas áreas:

  • Recursos humanos: você precisará de pessoas em diferentes áreas para operar o dia a dia do seu e-commerce, seja para atividades operacionais ou de gestão.
  • Marketing: haverá necessidade de investimentos em canais de mídia online e entendimento de quais canais a sua empresa deve estar presente, para: gerar leads, gerar tráfego para o site, gerar conteúdo para o seu consumidor e consequentemente gerar conversão.
  • Logística: quem compra online, recebe na porta de casa. Logo, você precisará de parceiros logísticos, embalagens adequadas e processos bem desenhados para evitar devoluções e trocas.
  • Comercial e Produto: para vender online, será necessário ter um portfólio de produtos e criar uma estratégia de precificação para disponibilizar os itens no e-commerce, avaliando o mercado de atuação e possíveis oportunidades.
  • Financeiro e Fiscal: ao decidir vender online, você precisará definir quais as formas de pagamento oferecerá aos seus clientes e como você irá gerenciar o recebimento desses pagamentos, além de, entender a tributação fiscal para o seu tipo de produto e no seu estado, evitando possíveis transtornos fiscais ou prejuízos.
  • TI: e chegamos na pergunta que ouvimos toda semana: qual a melhor plataforma de e-commerce? Nessa área, será necessário entender qual a plataforma ideal que se encaixa ao seu projeto, atendendo todas as funcionalidades e customizações desejadas, além de, contemplar possíveis integrações com ERP e outros softwares.

É importante entendermos o conceito de e-commerce para nesse momento falarmos sobre o tema principal desse artigo: 5 vantagens sobre ter uma consultoria 360 para o seu e-commerce.

Gerenciar um e-commerce não é tarefa fácil, por isso, tem crescido a procura por consultorias de e-commerce nas empresas de pequeno, médio e grande porte, as quais buscam a consultoria para literalmente ajudar-lhes a dar o “caminho das pedras”, seja criando um e-commerce do zero ou buscando aumentar as vendas de sua operação online. Mas e quais as vantagens que uma consultoria de e-commerce pode trazer para o meu negócio? São muitas, mas, nesse artigo separamos 5 vantagens ​principais:

  1. Profissionais capacitados: a consultoria de e-commerce atua com profissionais com experiência prática em operações de e-commerce e em diferentes segmentos, podendo contribuir e auxiliar as empresas que não possuem pessoas formadas na área ou com grande experiência de mercado.
  2. Conhecimento atualizado e compartilhado: nem sempre as empresas conseguem fazer uma leitura em tempo real do que ocorre no mercado de e-commerce, principalmente pela correria do dia a dia e velocidade deste mercado. Com isso, ter uma consultoria ao seu lado, pode fazer com que você obtenha informações e conteúdos atualizados sobre o mercado e até mesmo a criação de novas estratégias de maneira mais rápida e assertiva.
  3. Auxílio na tomada de decisões: tomar decisões em alguns momentos pode ser algo difícil para quem gerencia uma operação de e-commerce, ainda mais se a equipe for muito pequena. Nesse ponto, a consultoria tem um papel muito importante e fundamental: ajudar você na tomada de decisões. Seja na escolha de uma plataforma, um meio de pagamento, um parceiro logístico ou qualquer outro tipo de decisão que talvez você não tenha segurança para definir sozinho.
  4. Neutralidade: a consultoria visa entregar resultados para a empresa, não havendo concorrência por cargos ou possíveis interesses entre determinadas áreas e colaboradores. Além disso ajuda a identificar conceitos e análises tendenciosas de fornecedores do setor que têm interesses comerciais.
  5. Otimização de processos: aqui a consultoria pode ajudar você a otimizar os processos e adequar conforme a necessidade da operação online, envolvendo todos os líderes de área, acompanhando e até mesmo “cobrando” para que haja uma eficiência na execução desses processos.

Como dito anteriormente, existem muitas outras vantagens ao contratar uma consultoria de e-commerce 360, principalmente porque a consultoria irá olhar todas as áreas que englobam a operação de e-commerce, as quais não temos como ocultar ou fazer de conta que não existem.

Lembre-se: o e-commerce não é somente um site, o e-commerce é uma EMPRESA COMPLETA que demanda planejamento e estratégia para entregar resultados e crescimento.

* Este artigo foi escrito por Bernardo F. Oliveira, co-fundador da Converte Escola de E-commerce e Marketing Digital e consultor na Brava Consultoria em E-commerce.

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