5 métricas para quem vende em marketplaces ficar de olho


5 métricas para quem vende em marketplaces ficar de olho

Já dizia o estatístico William Edwards Deming: “não há sucesso no que não se gerencia”. Para gerenciar melhor seu desempenho é necessário ficar de olho em nas principais métricas para quem vende em marketplace.

5 métricas para quem vende em marketplace

Muitas métricas para marketplace passam desapercebidas na gestão do dia a dia. Algumas podem sem consideradas naturais dentro de sua operação, outras um pocuo menos óbvias, mas todas de extrema importância. Analise cada uma e diversifique a aplicação prática que essas análises podem trazer à sua gestão de marketplaces.

Métricas para Marketplace #1: Estoque

O controle de estoque é um dos pontos mais essenciais dentro da gestão dos marketplaces. Ao possuir um bom controle de estoque você consegue evitar erros e prejuízos como a venda de produtos em falta ou a perda de vendas por falta de reposição no marketplace.

Controlar o estoque manualmente, via planilhas por exemplo, pode ser arriscado e nem sempre gera o resultado esperado. Além disso, quanto mais manual for o seu controle, mais difícil será para você analisar as métricas e utilizar filtros para gerenciar melhor seu estoque.

Dentro do controle de estoque, a principal métrica para marketplace que você precisa estar ligado é a Curva ABC.

Controle de Estoque: Curva ABC

Para montar sua Curva ABC, você precisa analisar os produtos de acordo com a demanda dentro de um detarminado período.

  • Produtos de Classe A: São seus produtos mais relevantes, aqueles que possuem a maior demanda. Representam cerca de 20% do total de produtos que seu estoque possui;
  • Produtos de Classe B: São produtos relevantes, porém, com demanda menor que os de Classe A. Representam cerca de 30% do total de produtos;
  • Produtos de Classe C: São produtos menos relevantes, com baixa demanda. Representam a maior parte do seu estoque, com cerca de 50% do total de produtos.

Determinando sua CURVA ABC, você sabe quais produtos precisam de maior atenção e, sempre que precisar realizar aletrações e/ou reposições, essa métrica será de extrema importância.

Para facilitar a análise das métricas e, principalmente, para facilitar suas ações dentro do estoque, é importante que seu HUB Marketplace lhe forneça bons filtros de busca, que facilitem a separação dos produtos de acordo com o que você precisa analisar.

Na Venda.la você controla seu estoque em tempo real, poupando tempo gasto em procedimentos manuais e ganhando tempo para gerenciar melhor a sua empresa. Entre as facilidades oferecidas estão:

  • Filtro para fácil visualização dos seus produtos com estoque e sem estoque;
  • Função “Separar Estoque”, que cria uma lista com imagem, código, quantidade, nome do produto, posição do produto no estoque e observação. Com essa lista, você consegue separar os produtos com segurança e rapidez;
  • Controla o estoque de vários anúncios do mesmo marketplace e até mesmo várias contas em marketplaces distintos;
  • Controla o estoque de kits.

Métricas para Marketplace #2: Perguntas

Essa é uma das métricas básicas para vendedores de marketplaces como o Mercado Livre. Você precisa estar atento aos números de perguntas não respondidas para respondê-las com agilidade. Com a devida análise dessa métrica, você conseguirá entender o perfil do seu consumidor. Dessa forma, você estará apto a responder perguntas com mais agilidade e precisão.

Essa é uma métrica para marketplaces que, apesar de básica, se destaca na aplicação. Analisando bem as perguntas que seus produtos recebem, você consegue melhorar seus anúncios, diminuir o tempo de aquisição do cliente e aumentar as vendas. Além disso, ter ciência de quantas perguntas ainda não forem respondidas te faz buscar soluções cada vez mais dinâmicas.

Esclarecer todas as dúvidas dos seus potenciais clientes é fundamental e aumenta suas chances de vender. Para isso, é importante que você:

Seja rápido

Para o Mercado Livre, o ideal é que você responda em até dois minutos após a pergunta ser recebida. Durante esse período, o comprador ainda está pensando sobre as vantagens disponíveis no seu anúncio. Se a sua resposta demorar até 5 minutos, é possível que o comprador já tenha encontrado outros anúncios. Indo além dos 5 minutos, o comprador pode ter desistido de comprar ou até mesmo desconectando o marketplace.

Responda educadamente

É muito provável que você receba dezenas de perguntas semelhantes sobre o mesmo produto diariamente. Mas esteja ciente que, apesar de ser rotina para você responder esse tipo de pergunta, para o comprador é novidade. Seja sempre cordial e educado, responda como se fosse a primeira vez que você recebe esta pergunta.

Tenha clareza

Seja claro nas respostas de suas perguntas e se você não entendeu a pergunta feita pelo comprador, esclareça suas dúvidas. Entenda as necessidades do comprador e faça com que ele prefira comprar o seu produto ao invés dos seus concorrentes.

Métricas para Marketplace #3: Pedidos com dados incompletos

Analisar os pedidos com dados incompletos pode lhe trazer uma outra perspectiva sobre a sua empresa. Se a quantidade de pedidos incompletos sobressair a quantidade de pedidos prontos para envio, talvez você possa ter problemas.

Os pedidos com dados incompletos podem aparecer devido à uma falha na sua logística, caso você não tenha aderido aos serviços de logística dos próprios marketplaces. Caso seu produto possua variações, se você não faz um cadastro completo de seu produto, pode ser necessário entrar em contato com o cliente para que ele indique a variação escolhida.

Acompanhar essa métrica te fará perceber áreas da sua gestão onde é possível e necessário investir mais tempo para evitar ao máximo os pedidos com dados incompletos. Na Venda.la, se o seu pedido já entra no sistema pronto para ser despachado, existe a possibilidade de configurar automações que vão emitir a NFe, notificar o marketplace de origem e até mesmo imprimir as etiquetas de envio. Sendo assim, quanto menos pedidos vierem com informações faltando, mais ágil será sua gestão.

Métricas para Marketplace #4: Pedidos prontos para enviar

Com certeza, uma das métricas mais prazerosas para vendedores de marketplace acompanhar. É importante estar sempre de olho na quantidade de pedidos que estão prontos para envio. Quanto mais rápido você identificar esses pedidos, maior será a velocidade com a qual você despachará a encomenda.

Essa métrica é um complemento da anterior. Unindo a análise de ambas, você conseguirá desenvolver melhores estratégias e atingir com maior eficiência seu público-alvo. Aliás, o estudo dessas duas métricas lhe permitirá lapidar melhor o seu público-alvo.

Com uma análise mais detalhada dos seus pedidos prontos para envio e dos seus pedidos com dados em falta, você conseguirá determinar pontos como:

  • De qual local vem a maior parte dos pedidos prontos para envio e dos com dados incompletos?
  • Quais produtos exigem menos tempo da expedição para serem despachados?
  • Meus produtos de Classe A correspondem com os pedidos prontos para envio?
  • Qual é meu custo x benefício em cima desses pedidos/produtos?

Analisando friamente os dados, você conseguirá determinar se determinado produto está te obrigando a investir mais tempo de gestão do que outro. Isso pode refletir no custo x benefício que esse produto te traz.

Métricas para Marketplace #5: Status de Entrega dos Pedidos

Você também deve analisar os status de entrega dos pedidos. Quando você despacha uma encomenda, independente do modo de envio, você deve continuar acompanhando esse pedido para dar feedbacks aos consumidores. A análise dessa métrica é uma das coisas que permitem que você preste um pós-venda de sucesso. Veja alguns dos principais status de entrega:

Entregue

Dependendo do seu método de envio, os marketplaces exigem que você os notifique quando o pedido for de fato entregue ao cliente. Além disso, saber que o pedido foi entregue é, de fato, o final da jornada de compra. Se você possui contrato direto com transportadoras e com os Correios, analisar se o envio já foi concluído é importante para determinar a eficiência daquele meio de transporte.

A partir do momento em que o pedido foi entregue, o cliente passa a ser um potencial alvo para que você aplique técnicas de vendas como o Cross-Sell.

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Aguardando retirada

Esse é um status típicos dos Correios. Ele significa que o comprador deverá retirar a encomenda direto na agência. Normalmente, essa situação ocorre porque os Correios tentaram entregar o pedido e, por algum motivo, não conseguiram. Também pode ocorrer de que o endereço esteja em alguma zona de risco identificada pelos Correios.

É importante observar esse status pois, se o comprador não retirar o pedido nos Correios, ele voltará para você. Se o pedido retornar para sua loja, é provável que o seu cliente abra reclamação e até solicite cancelamento. Estar de olho nos seus pedidos que estão com esse status é uma maneira de prevenir prejuízos.

Em expedição

Esse status informa que o pedido já passou por uma preparação inicial, como a impressão de etiqueta, e está sendo separado e/ou embalado. Analisar essa métrica te dá o poder de mensurar o tempo que um pedido leva para passar pela expedição.

Caso você perceba que o tempo é elevado, está na hora de verificar os métodos utilizados. O método Picking e Packing auxilia a agilizar a expedição, facilitando a separação e conferência dos produtos.

A Venda.la calcula tudo pra você

Pensando em facilitar a visualização desses dados, a Venda.la possui um dashboard intuitivo e customizável. Nele, você encontra diversos dados importantes para analisar suas métricas de marketplace com facilidade.

Status de Entrega

Você visualiza todos os status de entrega dos seus pedidos, entre eles:

  • Entregue;
  • Em expedição;
  • Aguardando retirada;
  • Saiu para entrega;
  • Postado.

Além disso, você pode adicionar e remover os status do Dashboard sempre que achar necessário.

Status do Pedido

Você visualiza os status dos seus pedidos recebidos, entre eles:

  • Pedidos a enviar;
  • Pedidos em expedição;
  • Pedidos entregues;
  • Aguardando pagamento.

Perguntas não respondidas

O Dashboard mostra o número exato de perguntas não respondidas no Mercado Livre, assim fica mais fácil responder rápido.

Filtro por data

Você pode determinar o período no qual deseja visualizar os dados, basta selecionar a data desejada dentre as seguintes opções:

  • Hoje;
  • Últimos 5 dias;
  • Últimos 7 dias;
  • Últimos 14 dias;
  • Últimos 30 dias;
  • Últimos 60 dias;
  • Últimos 90 dias.

Valor por canal, ticket médio e quantidade de pedidos

No Dashboard você também encontra outros dados também importantes para um bom gerenciamento de marketplace.

Apresenta o valor por canal onde você encontra o quanto vendeu nos marketplaces durante determinado período. Já o ticket médio apresenta a soma total do valor de todas as vendas, dividido pela quantidade de pedidos vendidos. E a quantidade de pedidos mostra a quantidade de pedidos recebidos em determinado período.

Top 15 dos produtos mais vendidos

Também é possível visualizar no Dashboard os 15 produtos mais vendidos na sua loja, no período escolhido. Dessa forma fica mais fácil localizar os produtos com maior saída, te permitindo tentar uma melhor negociação com o fornecedor.

Métricas do Mercado Livre

Se você vende no Mercado Livre tem acesso à uma tabela com algumas métricas importantes para ficar de olho, como:

  • Total de vendas nos últimos 60 meses;
  • Reclamações recebidas nos últimos 60 meses;
  • Entregas com atraso nos últimos 60 meses;
  • Cancelamentos nos últimos 60 meses.

Se você ficou interessado na forma em que ajudamos a analisar as métricas dentro da Venda.la, consulte um de nossos especialistas pelos telefones (16) 3961-1989 e (11) 2626-5215, ou pelo no WhatsApp (16) 99798-7946 e veja em tudo que iremos te auxiliar. Se preferir, preencha seus dados e entraremos em contato.

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