5 dicas para organizar sua Gestão de Marketplaces


5 dicas para organizar sua Gestão de Marketplaces

Por mais eficiente que sua operação de vendas em marketplace esteja, existem pontos inexplorados que podem trazer grandes ganhos. Possuo algumas dicas para organizar a gestão de marketplaces que tem trazido grandes resultados para nossos parceiros.

De forma geral, a gestão de marketplaces pode ser dividida em 2 grandes setores:

  • Gestão de Pedidos;
  • Gestão de Produtos / Anúncios.

Adentrando esses dois setores, podemos dividir a gestão de marketplaces em segmentos principais:

  • Cadastro e Edição de Produtos / Anúncios;
  • Controle de Estoque;
  • Emissão e impressão de NFe;
  • Emissão e impressão de Etiquetas de Envio;
  • Separação de Produtos;
  • Envio do Pedido.

Dentro de cada empresa, esses processos podem variar um pouco, aumentar ou diminuir. Contudo, são todas tarefas comuns no processo de quem vende em marketplaces.

Pensando nos pequenos detalhes que compõe essas tarefas, listei 5 dicas para organizar sua gestão de marketplaces essenciais para produtividade.

Dica 1) Centralize sua Gestão

Uma estratégia de vendas em marketplace bem sucedida passa pelo princípio de não vender em apenas um canal. Independente da categoria, o vendedor deve estar em pelo menos 2 ou 3 dos principais marketplaces de seu segmento.

Por conta disso, é necessário centralizar a gestão dos canais de venda para ser mais produtivo e evitar erros que tragam prejuízos.

Centralizar a gestão de marketplaces significa gerenciar todo o fluxo de tarefas do canal por um único local. Isso engloba, dentre outros pontos:

  • Centralizar o cadastro / edição de produtos;
  • Centralizar a gestão de pedidos;
  • Centralizar o controle de estoque;
  • Centralizar a emissão e a impressão de NFes;
  • Centralizar a emissão e a imperssão de Etiquetas de Envio;
  • Centralizar a separação e conferência de produtos;
  • Centralizar os relatórios de vendas;
  • Centralizar o envio de informações aos marketplaces e consumidores finais.

Se você vende em vários marketplaces e não consegue centralizar a gestão de todos, você pode estar com um problema. Contudo, dependendo dos marketplaces onde você atuar, pode ser difícil encontrar um sistema para centralizar todos.

Pensando nisso, uma dica eficiente é priorizar a centralização dos marketplaces que te geram maior volume de pedidos. Se você atua em 8 canais de venda, mas 90% de todos os seus pedidos são derivados de apenas 3 desses canais, priorize a centralização da gestão desses 3. Dessa forma, você estará ganhando produtividade e evitando prejuízos em 90% das tarefas que compõe sua rotina.

Dica 2) Use SKU e EAN nos cadastros

Tanto o SKU quanto o EAN são códigos importantes para gestão de marketplaces.

Principalmente para vendedores iniciantes, esses códigos são um desafio. Contudo, ambos são impressindíveis para organizar sua gestão e para seu sucesso nas vendas.

O código SKU é extramemente útil para “ligar” os anúncios de todos seus marketplaces a um produto específico. Além disso, tanto ele quanto o EAN podem facilitar seu processo de emissão de NFe. Neste artigo existem dicas para criar códigos SKU, então, se essa for uma dúvida sua, aproveite as dicas.

O código EAN vem sendo cada vez mais explorado pelos marketplaces, inclusive. Ele pode ser um facilitador no cadastro do anúncio em alguns marketplaces, além de influenciar na disputa da buy box.

Como disputar Buy Box nos marketplaces

Dica 3) Controle de Estoque Multicanais

Um dos setores que mais gera confusão na gestão de marketplaces é o controle de estoque multicanais. Como você estará vendendo em vários canais simultaneamente, é necessário que seu estoque seja corretamente controlado. Caso isso não ocorra, você terá problemas como:

  • Venda de produtos sem estqoue;
  • Pausa de anúncios e perda de rankeamento no marketplace;
  • Cancelamentos de pedidos e prejuízos com logística reversa.

É essencial que o integrador de marketplaces utilizado possua uma função de controle de estoque multicanais. Dessa forma, assim que você vende no Marketplace A, a baixa no estoque é enviada para os marketplace B, C, D, etc. Dessa forma, você evita os prejuízos acima citados, além de ganhar produtividade nessa etapa da gestão.

Ao utilizar o seu hub de integração junto com seu ERP, essa tarefa fica mais fácil. Ambos trabalharão juntos para permitir que você configure a melhor opção dentro da sua operação, para que a baixa no estoque ocorra.

Cada operação de gestão de marketplaces possui particularidades. Por isso, é importante você poder configurar a baixa no estoque de acordo com seus processos. Unindo esses dois sistemas, você consegue configurar para que a baixa de estoque ocorra quando o pagamento é aprovado, quando a NFe é emitida, quando a etiqueta é impressa, etc. Você define o melhor cenário dentro da sua empresa.

Dica 4) Certificado A1

Uma das melhores práticas emissão de notas fiscais em marketplaces é utilizar o Certificado A1.

Tanto o Certificado A1 quanto o A3 podem ser utilizados para emissão de NFe. Contudo, o Certificado A1 te dá maiores possibilidades de otimizar sua gestão de marketplaces.

Neste artigo escrito pelos nossos parceiros do Bling ERP você consegue entender detalhadamente as diferências entre os certificados A1 e A3.

Aqui na Venda.la, indicamos o Certificado A1. Utilizando nosso sistema, se você possuir esse certificado, você conseguirá configurar automações para gestão de marketplaces. Dessa forma, você ganhará produtividade e evitará erros humanos que podem ocorrer. Falarei um pouco mais dessas automações mais a frente.

O “segredo” desse tipo de certificado é está em um das principais diferenças entre o A1 e o A3. O A1 te disponibiliza um arquivo que você pode enviar ao servidor do seu ERP, permitindo que você possa emitir suas notas fiscais de qualquer lugar.

O Certificado A3 também te permite emitir as notas de, teoricamente, qualquer lugar. Contudo, esse certificado funciona por meio de um “token físico”, ou seja, você precisará estar com ele sempre que for emitir uma NFe.

Ao utilizar o Certificado A1, você ganha algumas possibilidades como:

  • Emitir a NFe de qualquer computador, não só do computador onde está o token;
  • Delegar a tarefa de emissão de NFe para uma ou mais pessoas;
  • Permitir que sistemas como integradores de marketplace deem comandos para que a emissão da NFe seja feita no ERP.

Dica 5) Use impressora zebra / térmica para etiquetas de envio

Qual é a melhor impressora para marketplaces? Utilizar impressora zebra / térmica pode trazer grandes avanços à sua gestão de marketplaces.

Essa é uma dica rápida, por isso vou listar abaixo as principais vantagens de utilizar um impressora zebra / térmica:

  • Melhor qualidade na impressão;
  • Maior velocidade na impressão;
  • Padronização nos modelos de impressão;
  • Economia nos suprimentos;

Além disso, se você aderir ao uso da DANFE Simplificada, você poderá utilizar essa impressora não só para etiquetas de envio. O ganho de produtividade será muito maior.

Dica Extra) Automatize seus proecssos

Todos os recursos de automação que o seu integrador de marketplaces oferecer, você deve utilizar. Claro, dentro das possibilidades da sua operação. Contudo, vale a pena investir em automação de processos na gestão de marketplaces.

Listarei abaixo algumas das tarefas que a Venda.la permite que você configure para que sejam automaticamente pelo sistema:

  • Controle de Estoque multicanais;
  • Emissão de NFe (com certificado A1);
  • Impressão de NFe;
  • Emissão ou resgate da Etiqueta de Envio;
  • Impressão da Etiqueta de Envio.

É importante salientar que essas dicas são importantes para qualquer processo de gestão de marketplaces. Se você não utiliza a Venda.la ou algum hub de integração que possa automatizar seus proessos, as 5 dicas te darão uma operação muito mais enxuta e eficaz.

Contudo, a automação da gestão traz produtividade para sua equipe e segurança para sua operação.

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